Autor: Joan Hall
Data De Criação: 5 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 22 Novembro 2024
Anonim
Oseltamivir And Zanamivir antiviral animation
Vídeo: Oseltamivir And Zanamivir antiviral animation

Contente

O oseltamivir é usado para tratar alguns tipos de infecção por influenza ('gripe') em adultos, crianças e bebês (com mais de 2 semanas de idade) que apresentam sintomas da gripe há não mais que 2 dias. Este medicamento também é usado para prevenir alguns tipos de gripe em adultos e crianças (maiores de 1 ano de idade), quando convivem com alguém que está gripado ou quando há um surto de gripe. Oseltamivir está em uma classe de medicamentos chamados inibidores da neuraminidase. Ele age impedindo a propagação do vírus da gripe no corpo. O oseltamivir ajuda a reduzir o tempo que os sintomas da gripe, como nariz entupido ou escorrendo, dor de garganta, tosse, dores musculares ou articulares, cansaço, dor de cabeça, febre e calafrios duram. O oseltamivir não previne infecções bacterianas, que podem ocorrer como uma complicação da gripe.

O oseltamivir é apresentado na forma de cápsula e suspensão (líquido) para administração oral. Quando o oseltamivir é usado para tratar os sintomas da gripe, geralmente é tomado duas vezes ao dia (de manhã e à noite) durante 5 dias. Quando o oseltamivir é usado para prevenir a gripe, geralmente é tomado uma vez ao dia por pelo menos 10 dias ou por até 6 semanas durante um surto de gripe na comunidade. O oseltamivir pode ser tomado com ou sem alimentos, mas é menos provável que cause dores de estômago se for tomado com alimentos ou leite. Siga cuidadosamente as instruções do rótulo da receita e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entenda. Tome o oseltamivir exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.


É importante saber a dose do medicamento que o seu médico prescreveu e usar um dispositivo de medição que irá medir a dose com precisão. Se está a tomar o medicamento você mesmo ou a dar a uma criança com mais de 1 ano de idade, pode usar o dispositivo fornecido pelo fabricante para medir a dose de acordo com as instruções abaixo. Se você estiver dando o medicamento a uma criança com menos de um ano de idade, não deve usar o medidor fornecido pelo fabricante porque ele não pode medir pequenas doses com precisão. Em vez disso, use o dispositivo fornecido pelo seu farmacêutico. Se a suspensão comercial não estiver disponível e seu farmacêutico preparar uma suspensão para você, ele fornecerá um dispositivo para medir sua dose. Nunca use uma colher de chá doméstica para medir as doses de suspensão oral de oseltamivir.

Se você estiver administrando a suspensão comercial a um adulto ou criança com mais de um ano de idade, siga estas etapas para medir a dose usando a seringa fornecida:

  1. Agite bem a suspensão (por cerca de 5 segundos) antes de cada uso para misturar o medicamento uniformemente.
  2. Abra a garrafa empurrando a tampa para baixo e girando a tampa ao mesmo tempo.
  3. Empurre o êmbolo do dispositivo de medição completamente até a ponta.
  4. Insira a ponta do dispositivo de medição firmemente na abertura na parte superior do frasco.
  5. Vire o frasco (com o dispositivo de medição conectado) de cabeça para baixo.
  6. Puxe o êmbolo lentamente até que a quantidade de suspensão prescrita pelo seu médico preencha o dispositivo de medição com a marcação apropriada. Algumas doses maiores podem precisar ser medidas usando o dispositivo de medição duas vezes. Se você não tem certeza de como medir corretamente a dose que seu médico prescreveu, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
  7. Vire o frasco (com o dispositivo de medição conectado) do lado direito para cima e remova lentamente o dispositivo de medição.
  8. Tome o oseltamivir diretamente na boca com o dispositivo de medição; não misture com outros líquidos.
  9. Volte a colocar a tampa do frasco e feche bem.
  10. Remova o êmbolo do resto do dispositivo de medição e lave ambas as partes com água corrente da torneira. Deixe as peças secarem ao ar antes de montá-las novamente para o próximo uso.

Ligue para o seu médico ou farmacêutico para saber como você deve medir uma dose de suspensão de oseltamivir se você não tiver o dispositivo medidor que veio com este medicamento.


Se tiver dificuldade em engolir as cápsulas, o seu médico pode dizer-lhe para abrir a cápsula e misturar o conteúdo com um líquido adoçado. Para preparar doses de oseltamivir para pessoas que não conseguem engolir as cápsulas:

  1. Segure a cápsula sobre uma tigela pequena e puxe-a com cuidado para abrir a cápsula e esvazie todo o pó da cápsula para dentro da tigela. Se o seu médico lhe deu instruções para tomar mais de uma cápsula para a sua dose, abra o número correto de cápsulas na tigela.
  2. Adicione ao pó uma pequena quantidade de líquido adoçado, como xarope de chocolate normal ou sem açúcar, xarope de milho, cobertura de caramelo ou açúcar mascavo dissolvido em água.
  3. Mexa a mistura.
  4. Engula todo o conteúdo desta mistura imediatamente.

Continue a tomar o oseltamivir até terminar a prescrição, mesmo que comece a se sentir melhor. Não pare de tomar oseltamivir sem falar com seu médico. Se você parar de tomar oseltamivir muito cedo ou pular doses, sua infecção pode não ser totalmente tratada ou você pode não estar protegido contra a gripe.


Se você se sentir pior ou desenvolver novos sintomas durante o tratamento com oseltamivir, ou se os sintomas da gripe não começarem a melhorar, chame seu médico.

Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.

O oseltamivir pode ser usado para tratar e prevenir infecções da gripe aviária (ave) (um vírus que geralmente infecta as aves, mas também pode causar doenças graves em humanos). Oseltamivir também pode ser usado para tratar e prevenir infecções por influenza A (H1N1).

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar oseltamivir,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao oseltamivir, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes das cápsulas ou suspensão de oseltamivir. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique as informações do paciente do fabricante para obter uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: medicamentos que afetam o sistema imunológico, como azatioprina (Imuran); ciclosporina (Neoral, Sandimmune); medicamentos de quimioterapia para câncer; metotrexato (Rheumatrex); sirolimus (Rapamune); esteróides orais, como dexametasona (Decadron, Dexone), metilprednisolona (Medrol) e prednisona (Deltasona); ou tacrolimus (Prograf). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você já tomou oseltamivir para tratar ou prevenir a gripe.
  • Informe o seu médico se você tiver qualquer doença ou condição que afete o seu sistema imunológico, como o vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) ou se você tem doença cardíaca, pulmonar ou renal.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto estiver tomando oseltamivir, chame seu médico.
  • você deve saber que as pessoas, especialmente crianças e adolescentes, que estão com gripe podem ficar confusas, agitadas ou ansiosas e podem se comportar de maneira estranha, ter convulsões ou alucinar (ver coisas ou ouvir vozes que não existem), ou se machucar ou se matar . Você ou seu filho podem desenvolver estes sintomas, quer você ou seu filho usem oseltamivir ou não, e os sintomas podem começar logo após o início do tratamento se você usar a medicação. Se o seu filho estiver com gripe, você deve observar o comportamento dele com muito cuidado e ligar para o médico imediatamente se ele ficar confuso ou se comportar de maneira anormal. Se você estiver gripado, você, sua família ou seu cuidador devem ligar para o médico imediatamente se ficar confuso, se comportar de maneira anormal ou pensar em se machucar. Certifique-se de que sua família ou cuidador saibam quais sintomas podem ser graves, para que possam chamar o médico se você não puder procurar tratamento por conta própria.
  • pergunte ao seu médico se você deve receber uma vacina contra a gripe todos os anos. O oseltamivir não substitui a vacina anual contra a gripe. Se você recebeu ou planeja receber a vacina intranasal contra a gripe (FluMist; vacina contra a gripe que é pulverizada no nariz), você deve informar o seu médico antes de tomar oseltamivir. O oseltamivir pode tornar a vacina contra a gripe intranasal menos eficaz se for administrada até 2 semanas após ou até 48 horas antes da administração da vacina contra a gripe intranasal.
  • se você tem intolerância à frutose (uma condição hereditária em que o corpo carece da proteína necessária para quebrar a frutose, um açúcar de fruta, como o sorbitol), você deve saber que a suspensão de oseltamivir é adoçada com sorbitol. Informe o seu médico se você tem intolerância à frutose.

Se você se esquecer de tomar uma dose, tome-a assim que se lembrar. Se não faltar mais do que 2 horas antes da próxima dose programada, pule a dose esquecida e continue seu programa de dosagem regular. Se você perder várias doses, chame seu médico para obter instruções. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

Oseltamivir pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • náusea
  • vomitando
  • dor de estômago
  • diarréia
  • dor de cabeça

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles mencionados na seção PRECAUÇÕES ESPECIAIS, chame seu médico imediatamente:

  • erupção cutânea, urticária ou bolhas na pele
  • aftas
  • coceira
  • inchaço da face ou língua
  • dificuldade em respirar ou engolir
  • rouquidão
  • confusão
  • problemas de fala
  • movimentos trêmulos
  • alucinações (ver coisas ou ouvir vozes que não existem)

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem que veio dentro e fora do alcance das crianças. Armazene as cápsulas em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (não no banheiro). A suspensão comercial de oseltamivir pode ser mantida em temperatura ambiente por até 10 dias ou na geladeira por até 17 dias. A suspensão de oseltamivir preparada por um farmacêutico pode ser mantida em temperatura ambiente por até 5 dias ou na geladeira por até 35 dias. Não congele a suspensão de oseltamivir.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir:

  • náusea
  • vomitando

O oseltamivir não o impedirá de transmitir a gripe a outras pessoas. Você deve lavar as mãos com frequência e evitar práticas como compartilhar xícaras e utensílios que podem espalhar o vírus para outras pessoas.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Sua receita provavelmente não é recarregável. Se você ainda tiver sintomas de gripe após terminar de tomar o oseltamivir, chame seu médico.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Tamiflu®
Última revisão - 15/01/2018

Compartilhado

Tudo o que você precisa saber sobre lubrificantes vaginais

Tudo o que você precisa saber sobre lubrificantes vaginais

Quando uma mulher é excitada exualmente, a vagina normalmente e autolubrifica. Io torna a experiência geral muito mai divertida.Relaçõe em lubrificante podem er doloroa e danificar...
Melhores remédios caseiros para olhos pretos

Melhores remédios caseiros para olhos pretos

Incluímo produto que conideramo útei para noo leitore. e você comprar o link deta página, podemo receber uma pequena comião. Aqui etá o noo proceo.Um olho roxo é um ...