Lesão cutânea de blastomicose
Uma lesão cutânea de blastomicose é um sintoma de infecção pelo fungo Blastomyces dermatitidis. A pele infecciona à medida que o fungo se espalha por todo o corpo. Outra forma de blastomicose é apenas na pele e geralmente melhora por conta própria com o tempo. Este artigo trata da forma mais disseminada da infecção.
A blastomicose é uma infecção fúngica rara. É mais frequentemente encontrado em:
- África
- Canadá, próximo aos Grandes Lagos
- Centro-sul e centro-norte dos Estados Unidos
- Índia
- Israel
- Arábia Saudita
Uma pessoa se infecta ao respirar partículas do fungo que são encontradas no solo úmido, especialmente onde há vegetação em decomposição. Pessoas com distúrbios do sistema imunológico correm maior risco de infecção, embora pessoas saudáveis também possam desenvolvê-la.
O fungo entra no corpo através dos pulmões e os infecta. Em algumas pessoas, o fungo se espalha (se espalha) para outras áreas do corpo. A infecção pode afetar a pele, os ossos e as articulações, os órgãos genitais e o trato urinário e outros sistemas. Os sintomas cutâneos são um sinal de blastomicose generalizada (disseminada).
Em muitas pessoas, os sintomas cutâneos se desenvolvem quando a infecção se espalha para além dos pulmões.
Pápulas, pústulas ou nódulos são encontrados com mais frequência em áreas expostas do corpo.
- Eles podem se parecer com verrugas ou úlceras.
- Eles geralmente são indolores.
- Eles podem variar de cor cinza a violeta.
As pústulas podem:
- Úlceras de forma
- Sangre facilmente
- Ocorre no nariz ou boca
Com o tempo, essas lesões cutâneas podem causar cicatrizes e perda da cor da pele (pigmento).
O médico examinará sua pele e fará perguntas sobre os sintomas.
A infecção é diagnosticada pela identificação do fungo em uma cultura retirada de uma lesão cutânea. Isso geralmente requer uma biópsia da pele.
Esta infecção é tratada com medicamentos antifúngicos, como anfotericina B, itraconazol, cetoconazol ou fluconazol. Podem ser usados medicamentos orais ou intravenosos (diretamente na veia), dependendo do medicamento e do estágio da doença.
O seu desempenho depende da forma de blastomicose e do sistema imunológico. Pessoas com o sistema imunológico reprimido podem precisar de tratamento de longo prazo para evitar o reaparecimento dos sintomas.
As complicações podem incluir:
- Abcessos (bolsas de pus)
- Outra infecção de pele (secundária) causada por bactérias
- Complicações relacionadas a medicamentos (por exemplo, anfotericina B pode ter efeitos colaterais graves)
- Nódulos de drenagem espontânea
- Infecção grave em todo o corpo e morte
Alguns dos problemas de pele causados pela blastomicose podem ser semelhantes a problemas de pele causados por outras doenças. Informe o seu provedor se você desenvolver algum problema de pele preocupante.
Embil JM, Vinh DC. Blastomicose. In: Kellerman RD, Rakel DP, eds. Terapia Atual de Conn 2021. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: 856-860.
Gauthier GM, Klein BS. Blastomicose. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 264.
Kauffman CA, Galgiani JN, R George T. Endemic mycoses. In: Goldman L, Shafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 316.