Câncer de garganta ou laringe
O câncer de garganta é o câncer das cordas vocais, da laringe (caixa vocal) ou de outras áreas da garganta.
Pessoas que fumam ou usam tabaco correm o risco de desenvolver câncer de garganta. Beber muito álcool por um longo tempo também aumenta o risco. Fumar e beber álcool combinados aumentam o risco de câncer na garganta.
A maioria dos cânceres de garganta se desenvolve em adultos com mais de 50 anos. Os homens têm maior probabilidade do que as mulheres de desenvolver câncer de garganta.
A infecção por papilomavírus humano (HPV) (o mesmo vírus que causa verrugas genitais) é responsável por um número maior de cânceres de boca e garganta do que no passado. Um tipo de HPV, tipo 16 ou HPV-16, é muito mais comumente associado a quase todos os cânceres de garganta.
Os sintomas de câncer de garganta incluem qualquer um dos seguintes:
- Sons respiratórios anormais (agudos)
- Tosse
- Tossindo sangue
- Dificuldade em engolir
- Rouquidão que não melhora em 3 a 4 semanas
- Dor no pescoço ou ouvido
- Dor de garganta que não melhora em 2 a 3 semanas, mesmo com antibióticos
- Inchaço ou caroços no pescoço
- A perda de peso não é devido à dieta
O profissional de saúde fará um exame físico. Isso pode mostrar um caroço na parte externa do pescoço.
O profissional de saúde pode examinar sua garganta ou nariz usando um tubo flexível com uma pequena câmera na extremidade.
Outros testes que podem ser solicitados incluem:
- Biópsia de tumor suspeito. Esse tecido também será testado para HPV.
- Raio-x do tórax.
- Tomografia computadorizada de tórax.
- Tomografia computadorizada de cabeça e pescoço.
- Ressonância magnética da cabeça ou pescoço.
- PET scan.
O objetivo do tratamento é remover completamente o câncer e evitar que ele se espalhe para outras partes do corpo.
Quando o tumor é pequeno, a cirurgia ou a radioterapia sozinha podem ser usadas para remover o tumor.
Quando o tumor é maior ou se espalhou para os gânglios linfáticos no pescoço, uma combinação de radiação e quimioterapia é freqüentemente usada para salvar a caixa de voz (cordas vocais). Se isso não for possível, a caixa de voz é removida. Esta cirurgia é chamada de laringectomia.
Dependendo do tipo de tratamento de que você precisa, os tratamentos de suporte que podem ser necessários incluem:
- Terapia de fala.
- Terapia para ajudar na mastigação e na deglutição.
- Aprender a ingerir proteínas e calorias suficientes para manter o peso elevado. Pergunte ao seu provedor sobre suplementos alimentares líquidos que podem ajudar.
- Ajuda com a boca seca.
Você pode aliviar o estresse da doença ingressando em um grupo de apoio ao câncer.Compartilhar com outras pessoas que têm experiências e problemas comuns pode ajudá-lo a não se sentir sozinho.
Os cânceres de garganta podem ser curados quando detectados precocemente. Se o câncer não se espalhou (metastatizou) para os tecidos circundantes ou nódulos linfáticos no pescoço, cerca de metade dos pacientes pode ser curada. Se o câncer se espalhou para os gânglios linfáticos e partes do corpo fora da cabeça e pescoço, o câncer não tem cura. O tratamento visa prolongar e melhorar a qualidade de vida.
É possível, mas não totalmente provado, que os cânceres com teste positivo para HPV possam ter melhores perspectivas. Além disso, pessoas que fumaram por menos de 10 anos podem se sair melhor.
Após o tratamento, a terapia é necessária para ajudar na fala e na deglutição. Se a pessoa não conseguir engolir, será necessária uma sonda de alimentação.
O risco de recorrência do câncer de garganta é maior durante os primeiros 2 a 3 anos de diagnóstico.
O acompanhamento regular após o diagnóstico e tratamento é muito importante para aumentar as chances de sobrevivência.
As complicações desse tipo de câncer podem incluir:
- Obstrução de vias aéreas
- Dificuldade em engolir
- Desfiguração do pescoço ou rosto
- Endurecimento da pele do pescoço
- Perda de voz e habilidade de fala
- Propagação do câncer para outras áreas do corpo (metástase)
Ligue para seu provedor se:
- Você tem sintomas de câncer de garganta, especialmente rouquidão ou alteração na voz sem causa óbvia que dura mais de 3 semanas
- Você encontra um caroço no pescoço que não desaparece em 3 semanas
Não fume nem use outro tipo de tabaco. Limite ou evite o uso de álcool.
As vacinas contra o HPV recomendadas para crianças e adultos jovens têm como alvo os subtipos de HPV com maior probabilidade de causar alguns tipos de câncer de cabeça e pescoço. Eles demonstraram prevenir a maioria das infecções orais por HPV. Ainda não está claro se eles também são capazes de prevenir o câncer de garganta ou laringe.
Câncer de cordas vocais; Câncer de garganta; Câncer de laringe; Câncer da glote; Câncer de orofaringe ou hipofaringe; Câncer de amígdalas; Câncer de base da língua
- Boca seca durante o tratamento do câncer
- Radiação da boca e pescoço - descarga
- Problemas de engolir
- Anatomia da garganta
- Orofaringe
Armstrong WB, Vokes DE, Tjoa T, Verma SP. Tumores malignos da laringe. Em: Flint PW, Francis HW, Haughey BH, et al, eds. Otorrinolaringologia Cummings: Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 105.
Garden AS, Morrison WH. Câncer de laringe e hipofaringe. In: Tepper JE, Foote RL, Michalski JM, eds. Gunderson & Tepper’s Clinical Radiation Oncology. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 41.
Lorenz RR, Couch ME, Burkey BB. Cabeça e pescoço. In: Townsend CM Jr, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 33.
Site do National Cancer Institute. Tratamento do câncer de nasofaringe (adulto) (PDQ) - versão profissional de saúde. www.cancer.gov/types/head-and-neck/hp/adult/nasopharyngeal-treatment-pdq. Atualizado em 30 de agosto de 2019. Acessado em 12 de fevereiro de 2021.
Rettig E, Gourin CG, Fakhry C. Papilomavírus humano e a epidemiologia do câncer de cabeça e pescoço. Em: Flint PW, Francis HW, Haughey BH, et al, eds. Otorrinolaringologia Cummings: Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 74.