Barotrauma de ouvido
O barotrauma do ouvido é um desconforto no ouvido devido às diferenças de pressão entre o interior e o exterior do tímpano. Pode incluir danos ao ouvido.
A pressão do ar no ouvido médio é geralmente igual à pressão do ar fora do corpo. A trompa de Eustáquio é uma conexão entre o ouvido médio, a parte posterior do nariz e a parte superior da garganta.
Engolir ou bocejar abre a tuba auditiva e permite que o ar entre ou saia do ouvido médio. Isso ajuda a equalizar a pressão em ambos os lados do tímpano. Se a tuba auditiva estiver bloqueada, a pressão do ar no ouvido médio é diferente da pressão na parte externa do tímpano. Isso pode causar barotrauma.
Muitas pessoas têm barotrauma em algum momento. O problema geralmente ocorre com mudanças de altitude, como voar, mergulho ou dirigir nas montanhas. Se você tem um nariz congestionado por causa de alergias, resfriados ou infecção respiratória superior, é mais provável que desenvolva barotrauma.
O bloqueio da tuba auditiva também pode estar presente antes do nascimento (congênito). Também pode ser causado por inchaço na garganta.
Os sintomas comuns incluem:
- Tontura
- Desconforto de ouvido ou dor em um ou ambos os ouvidos
- Perda auditiva (leve)
- Sensação de plenitude ou obstrução nos ouvidos
Outros sintomas podem se desenvolver se a condição for muito ruim ou se prolongar por muito tempo, como:
- Dor de ouvido
- Sensação de pressão nos ouvidos (como se estivesse debaixo d'água)
- Perda auditiva moderada a severa
- Sangramento nasal
Durante um exame de ouvido, o profissional de saúde pode notar uma leve protuberância para fora ou uma contração do tímpano. Se a condição for grave, pode haver sangue ou hematomas atrás do tímpano.
O barotrauma grave pode ser semelhante a uma infecção no ouvido.
Para aliviar a dor ou desconforto de ouvido, você pode tomar medidas para abrir a tuba auditiva e aliviar a pressão, como:
- Mascar chiclete
- Inspire e expire suavemente, mantendo as narinas fechadas e a boca fechada
- Chupar doce
- Bocejar
Ao voar, NÃO durma enquanto o avião se prepara para pousar. Repita as etapas listadas para abrir a trompa de Eustáquio. Para bebês e crianças pequenas, amamentar ou tomar goles de uma bebida pode ajudar.
Os mergulhadores devem descer e subir lentamente. Mergulhar enquanto você tem alergias ou uma infecção respiratória é perigoso. O barotrauma pode ser grave nessas situações.
Se as etapas de autocuidado não aliviarem o desconforto em algumas horas ou se o problema for grave, talvez você precise consultar um profissional de saúde.
Você pode precisar de medicamentos para aliviar a congestão nasal e permitir que a trompa de Eustáquio se abra. Esses incluem:
- Descongestionantes administrados por via oral ou por spray nasal
- Esteróides administrados por via oral ou por spray nasal
Você pode precisar de antibióticos para prevenir ou tratar uma infecção de ouvido se o barotrauma for grave.
Raramente, a cirurgia pode ser necessária se outros tratamentos não funcionarem para abrir o tubo. Neste procedimento, um corte cirúrgico é feito no tímpano para permitir que a pressão se torne igual e o fluido drene (miringotomia).
Se você tiver que mudar de altitude com frequência ou se tiver tendência ao barotrauma, pode ser necessário fazer uma cirurgia para colocar tubos no tímpano. Esta não é uma opção para mergulho.
O barotrauma geralmente não é canceroso (benigno) e responde ao autocuidado. A perda auditiva quase sempre é temporária.
As complicações podem incluir:
- Infecção aguda do ouvido
- Perda de audição
- Tímpano rompido ou perfurado
- Vertigem
Experimente primeiro as medidas de cuidado domiciliar. Ligue para o seu provedor se o desconforto não diminuir após algumas horas.
Ligue para o seu provedor se você tiver barotrauma e desenvolver novos sintomas, especialmente:
- Drenagem ou sangramento do ouvido
- Febre
- Forte dor de ouvido
Você pode usar descongestionantes nasais (spray ou comprimido) antes das mudanças de altitude. Tente evitar mudanças de altitude enquanto você tiver uma infecção respiratória superior ou ataque de alergia.
Converse com seu provedor sobre o uso de descongestionantes se você planeja mergulhar.
Barotite média; Barotrauma; Estalo de orelha - barotrauma; Dor de ouvido relacionada à pressão; Disfunção da tuba auditiva - barotrauma; Barotite; Aperto de orelha
- Anatomia da orelha
Byyny RL, Shockley LW. Mergulho e disbarismo. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 135.
Van Hoesen KB, Lang MA. Medicina de mergulho. In: Auerbach PS, Cushing TA, Harris NS, eds. Medicina da Terra Selvagem de Auerbach. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 71.