Calvície feminina
A calvície feminina é o tipo mais comum de queda de cabelo nas mulheres.
Cada fio de cabelo fica em um minúsculo orifício na pele chamado folículo. Em geral, a calvície ocorre quando o folículo piloso encolhe com o tempo, resultando em cabelos mais curtos e finos. Eventualmente, o folículo não desenvolve novos cabelos. Os folículos permanecem vivos, o que sugere que ainda é possível crescer novos cabelos.
O motivo da calvície feminina não é bem compreendido, mas pode estar relacionado a:
- Envelhecimento
- Mudanças nos níveis de andrógenos (hormônios que podem estimular as características masculinas)
- História familiar de calvície masculina ou feminina
- Grande perda de sangue durante os períodos menstruais
- Certos medicamentos, como anticoncepcionais orais estrogênicos
A queda de cabelo é diferente da calvície de padrão masculino. Na calvície feminina:
- O cabelo fica mais fino principalmente na parte superior e na coroa do couro cabeludo. Geralmente começa com um alargamento através da parte central do cabelo. Este padrão de queda de cabelo é conhecido como padrão de árvore de Natal.
- A linha do cabelo da frente permanece inalterada, exceto na recessão normal, que acontece com todos com o passar do tempo.
- A queda de cabelo raramente progride para calvície total ou quase total, como ocorre nos homens.
- Se a causa for o aumento de andrógenos, o cabelo da cabeça fica mais fino, enquanto o cabelo da face é mais grosso.
Comichão ou feridas na pele no couro cabeludo geralmente não são vistas.
A calvície feminina é geralmente diagnosticada com base em:
- Descartar outras causas de queda de cabelo, como doenças da tireoide ou deficiência de ferro.
- A aparência e o padrão da queda de cabelo.
- Seu histórico médico.
O médico irá examiná-lo em busca de outros sinais de hormônio masculino (andrógeno) em excesso, como:
- Novo crescimento anormal de cabelo, como no rosto ou entre o umbigo e a área púbica
- Mudanças nos períodos menstruais e aumento do clitóris
- Nova acne
Uma biópsia da pele do couro cabeludo ou exames de sangue podem ser usados para diagnosticar doenças de pele que causam queda de cabelo.
Olhar o cabelo com um dermoscópio ou microscópio pode ser feito para verificar se há problemas com a estrutura do fio do cabelo em si.
Não tratada, a queda de cabelo na calvície feminina é permanente. Na maioria dos casos, a queda de cabelo é leve a moderada. Você não precisa de tratamento se estiver confortável com sua aparência.
MEDICAÇÃO
O único medicamento aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos para tratar a calvície feminina é o minoxidil:
- É aplicado no couro cabeludo.
- Para mulheres, recomenda-se a solução a 2% ou espuma a 5%.
- O minoxidil pode ajudar o cabelo a crescer em cerca de 1 em cada 4 ou 5 mulheres. Na maioria das mulheres, pode retardar ou interromper a queda de cabelo.
- Você deve continuar a usar este medicamento por um longo tempo. A perda de cabelo começa novamente quando você para de usá-lo. Além disso, o cabelo que ajuda a crescer vai cair.
Se o minoxidil não funcionar, seu provedor pode recomendar outros medicamentos, como espironolactona, cimetidina, pílulas anticoncepcionais, cetoconazol, entre outros. Seu provedor pode lhe dar mais informações sobre isso, se necessário.
TRANSPLANTE DE CABELO
Este procedimento pode ser eficaz em mulheres:
- Que não respondem bem ao tratamento médico
- Sem melhora cosmética significativa
Durante o transplante de cabelo, pequenos plugues de cabelo são removidos de áreas onde o cabelo é mais grosso e colocados (transplantados) em áreas que estão ficando calvas. Pequenas cicatrizes podem ocorrer onde o cabelo é removido. Existe um pequeno risco de infecção da pele. Provavelmente, você precisará de muitos transplantes, que podem ser caros. No entanto, os resultados costumam ser excelentes e permanentes.
OUTRAS SOLUÇÕES
A tecelagem do cabelo, postiços ou uma mudança no penteado podem ajudar a esconder a queda de cabelo e melhorar sua aparência. Na maioria das vezes, essa é a maneira mais barata e segura de lidar com a calvície feminina.
A calvície feminina geralmente não é um sinal de um distúrbio médico latente.
A queda de cabelo pode afetar a autoestima e causar ansiedade.
A perda de cabelo geralmente é permanente.
Ligue para o seu provedor se você sentir queda de cabelo e ela persistir, especialmente se você também tiver coceira, irritação na pele ou outros sintomas. Pode haver uma causa médica tratável para a queda de cabelo.
Não há prevenção conhecida para a calvície feminina.
Alopecia em mulheres; Calvície - feminina; Perda de cabelo em mulheres; Alopecia androgenética em mulheres; Calvície hereditária ou emagrecimento em mulheres
- Calvície de padrão feminino
James WD, Elston DM, Treat JR, Rosenbach MA, Neuhaus IM. Doenças dos anexos da pele. Em: James WD, Elston DM, Treat JR, Rosenbach MA, Neuhaus IM, eds. Doenças de Andrews da pele. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 33.
Sperling LC, Sinclair RD, El Shabrawi-Caelen L. Alopecias. In: Bolognia JL, Schaffer JV, Cerroni L, eds. Dermatologia. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 69.
Unger WP, Unger RH. Alopecia androgenética. In: Lebwohl MG, Heymann WR, Jones JB, Coulson IH, eds. TTratamento da Doença de Pele: Estratégias Terapêuticas Abrangentes. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 12.
Zug KA. Doenças do cabelo e das unhas. Em: Habif TP, Dinulos JGH, Chapman MS, Zug KA, eds. Doença de pele: diagnóstico e tratamento. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 20.