Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 17 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
HOMENZINHO TORTO - 3 Palavrinhas - VOLUME 3
Vídeo: HOMENZINHO TORTO - 3 Palavrinhas - VOLUME 3

O pé torto é uma condição que envolve o pé e a perna quando o pé gira para dentro e para baixo. É uma condição congênita, o que significa que está presente no nascimento.

O pé torto é a doença congênita mais comum das pernas. Pode variar de leve e flexível a severo e rígido.

A causa nao e conhecida. Na maioria das vezes, ocorre por si só. Mas a condição pode ser transmitida às famílias em alguns casos. Os fatores de risco incluem história familiar do transtorno e ser homem. O pé torto também pode ocorrer como parte de uma síndrome genética subjacente, como a trissomia do 18.

Um problema relacionado, denominado pé torto posicional, não é o pé torto verdadeiro. Resulta de um pé normal posicionado de maneira anormal enquanto o bebê está no útero. Este problema é facilmente corrigido após o nascimento.

A aparência física do pé pode variar. Um ou ambos os pés podem ser afetados.

O pé gira para dentro e para baixo ao nascer e é difícil colocá-lo na posição correta. O músculo da panturrilha e o pé podem ser ligeiramente menores do que o normal.


O distúrbio é identificado durante um exame físico.

Um raio-x do pé pode ser feito. A ultrassonografia durante os primeiros 6 meses de gravidez também pode ajudar a identificar o distúrbio.

O tratamento pode envolver mover o pé para a posição correta e usar um gesso para mantê-lo nessa posição. Isso geralmente é feito por um especialista ortopédico. O tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível, de preferência logo após o nascimento, quando é mais fácil remodelar o pé.

O alongamento suave e a reformulação serão feitos todas as semanas para melhorar a posição do pé. Geralmente, cinco a 10 conversões são necessárias. O elenco final permanecerá no local por 3 semanas. Depois que o pé estiver na posição correta, a criança usará uma cinta especial quase o tempo todo por 3 meses. Em seguida, a criança usará o colete à noite e durante as sonecas por até 3 anos.

Freqüentemente, o problema é um tendão de Aquiles contraído e um procedimento simples é necessário para liberá-lo.

Alguns casos graves de pé torto precisarão de cirurgia se outros tratamentos não funcionarem ou se o problema retornar. A criança deve ser monitorada por um profissional de saúde até que o pé esteja totalmente crescido.


O resultado geralmente é bom com o tratamento.

Alguns defeitos podem não ser totalmente corrigidos. No entanto, o tratamento pode melhorar a aparência e a função do pé. O tratamento pode ter menos sucesso se o pé torto estiver relacionado a outras doenças congênitas.

Se o seu filho está sendo tratado por pé torto, ligue para o seu provedor se:

  • Os dedos incham, sangram ou mudam de cor sob o molde
  • O gesso parece estar causando dor significativa
  • Os dedos desaparecem no molde
  • O elenco desliza
  • O pé começa a girar novamente após o tratamento

Talipes equinovaro; Talipes

  • Deformidade de pé torto
  • Conserto de pé torto - série

Martin S. Pé torto (talipes quinovaro). In: Copel JA, D’Alton ME, Feltovich H, et al. Imagem obstétrica: diagnóstico e cuidados fetais. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 64.


Warner WC, Beaty JH. Transtornos paralíticos. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 34.

Winell JJ, Davidson RS. O pé e os dedos dos pés. In: Kliegman RM, St Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 694.

Novos Posts

O que é triglicerídeo caprílico / caprico e é seguro?

O que é triglicerídeo caprílico / caprico e é seguro?

O triglicerídeo caprílico é um ingrediente uado em abonete e comético. Geralmente é feito da combinação de óleo de coco com glicerina. À veze, ee ingredien...
Guia de discussão do médico: Conversando com seu médico sobre o tratamento do câncer de pulmão avançado de células não pequenas

Guia de discussão do médico: Conversando com seu médico sobre o tratamento do câncer de pulmão avançado de células não pequenas

Quando você tem câncer de pulmão de célula não pequena (NCLC) avançado, uma boa comunicação com eu médico deve er uma prioridade. Ter uma dicuão abert...