Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 25 Julho 2021
Data De Atualização: 15 Novembro 2024
Anonim
Calos e Calosidades nos pés precisam de tratamento especializado - Destaque (05/09/18)
Vídeo: Calos e Calosidades nos pés precisam de tratamento especializado - Destaque (05/09/18)

Calos e calosidades são camadas espessas de pele. Eles são causados ​​por repetidas pressões ou fricção no local onde o milho ou calo se desenvolve.

Calos e calosidades são causados ​​por pressão ou fricção na pele. O milho é a pele engrossada na parte superior ou lateral do dedo do pé. Na maioria das vezes, é causado por sapatos mal ajustados. Um calo é a pele espessada das mãos ou da planta dos pés.

O espessamento da pele é uma reação protetora. Por exemplo, fazendeiros e remadores têm calos nas mãos que impedem a formação de bolhas. Pessoas com joanetes costumam desenvolver um calo sobre o joanete porque ele roça no sapato.

Calos e calosidades não são problemas graves.

Os sintomas podem incluir:

  • A pele é espessa e endurecida.
  • A pele pode ficar escamosa e seca.
  • Áreas de pele endurecida e espessa são encontradas nas mãos, pés ou outras áreas que podem ser esfregadas ou pressionadas.
  • As áreas afetadas podem ser dolorosas e podem sangrar.

Seu médico fará o diagnóstico depois de examinar sua pele. Na maioria dos casos, os testes não são necessários.


A prevenção do atrito costuma ser o único tratamento necessário.

Para tratar calos:

  • Se os sapatos mal ajustados estiverem causando o problema, mudar para sapatos com um melhor ajuste ajudará a se livrar do problema na maioria das vezes.
  • Proteja o milho com uma almofada de milho em formato de donut enquanto ele está cicatrizando. Você pode comprá-los na maioria das drogarias.

Para tratar calosidades:

  • Calosidades geralmente ocorrem devido ao excesso de pressão sobre a pele devido a outro problema, como joanetes ou dedos em martelo. O tratamento adequado de qualquer condição subjacente deve evitar o retorno dos calosidades.
  • Use luvas para proteger as mãos durante atividades que causam atrito (como jardinagem e levantamento de peso) para ajudar a prevenir calosidades.

Se uma infecção ou úlcera ocorrer em uma área de um calo ou milho, o tecido pode precisar ser removido por um provedor. Você pode precisar tomar antibióticos.

Calos e calosidades raramente são graves. Devem melhorar com tratamento adequado e não causar problemas de longo prazo.


As complicações de calosidades e calosidades são raras. Pessoas com diabetes são propensas a úlceras e infecções e devem examinar seus pés regularmente para identificar quaisquer problemas imediatamente. Esses ferimentos nos pés precisam de atenção médica.

Verifique cuidadosamente os seus pés se tiver diabetes ou dormência nos pés ou nos dedos dos pés.

Caso contrário, o problema deve ser resolvido com a troca de sapatos mais adequados ou com o uso de luvas.

Ligue para seu provedor se:

  • Você tem diabetes e percebe problemas nos pés.
  • Você acha que seu milho ou calo não está melhorando com o tratamento.
  • Você continua com os sintomas de dor, vermelhidão, calor ou drenagem da área.

Calos e calosidades

  • Calosidades e calosidades
  • Camadas de pele

American Diabetes Association. Padrão de atendimento médico em diabetes-2019 resumido para prestadores de cuidados primários. Clin Diabetes. 2019; 37 (1): 11-34. PMID: 30705493. www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30705493.


Murphy GA. Anormalidades menores do dedo do pé. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 83.

Smith ML. Doenças de pele relacionadas ao meio ambiente e esportes. In: Bolognia JL, Schaffer JV, Cerroni L, eds. Dermatologia. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 88.

Certifique-Se De Ler

Sintomas de altos níveis de creatinina

Sintomas de altos níveis de creatinina

A creatinina é um reíduo produzido pelo múculo. eu rin funcionam para filtrar a creatinina, bem como outro reíduo de eu angue. Depoi de filtrado, ee reíduo ão expelido do...
O que é hiperplasia endometrial e como ela é tratada?

O que é hiperplasia endometrial e como ela é tratada?

A hiperplaia endometrial e refere ao epeamento do endométrio. Eta é a camada de célula que revete o interior do útero. Quando o endométrio engroa, pode cauar angramento incomu...