Sarcoma de Ewing
O sarcoma de Ewing é um tumor ósseo maligno que se forma no osso ou tecido mole. Afeta principalmente adolescentes e adultos jovens.
O sarcoma de Ewing pode ocorrer a qualquer momento durante a infância e a idade adulta jovem. Mas geralmente se desenvolve durante a puberdade, quando os ossos estão crescendo rapidamente. É mais comum em crianças brancas do que em crianças negras ou asiáticas.
O tumor pode começar em qualquer parte do corpo. Na maioria das vezes, ela começa nos ossos longos dos braços e pernas, na pelve ou no peito. Também pode se desenvolver no crânio ou nos ossos achatados do tronco.
O tumor freqüentemente se espalha (metástase) para os pulmões e outros ossos. No momento do diagnóstico, a disseminação é observada em cerca de um terço das crianças com sarcoma de Ewing.
Em casos raros, o sarcoma de Ewing ocorre em adultos.
Existem poucos sintomas. O mais comum é a dor e às vezes o inchaço no local do tumor.
As crianças também podem quebrar um osso no local do tumor após um ferimento leve.
Febre também pode estar presente.
Se houver suspeita de tumor, os testes para localizar o tumor primário e qualquer disseminação (metástase) geralmente incluem:
- Cintilografia óssea
- Raio-x do tórax
- Tomografia computadorizada do tórax
- Ressonância magnética do tumor
- Raio x do tumor
Será feita uma biópsia do tumor. Diferentes testes são feitos neste tecido para ajudar a determinar o quão agressivo é o câncer e qual o melhor tratamento.
O tratamento geralmente inclui uma combinação de:
- Quimioterapia
- Radioterapia
- Cirurgia para remover o tumor primário
O tratamento depende do seguinte:
- Estágio do câncer
- Idade e sexo da pessoa
- Resultados dos testes na amostra de biópsia
O estresse da doença pode ser aliviado juntando-se a um grupo de apoio ao câncer. Compartilhar com outras pessoas que têm experiências e problemas comuns pode ajudá-lo a não se sentir sozinho.
Antes do tratamento, a perspectiva depende de:
- Se o tumor se espalhou para partes distantes do corpo
- Onde no corpo o tumor começou
- Qual é o tamanho do tumor quando é diagnosticado
- Se o nível de LDH no sangue é maior do que o normal
- Se o tumor tem certas alterações genéticas
- Se a criança tem menos de 15 anos
- Sexo infantil
- Se a criança fez tratamento para um câncer diferente antes do sarcoma de Ewing
- Se o tumor acabou de ser diagnosticado ou voltou
A melhor chance de cura é com uma combinação de tratamentos que inclua quimioterapia mais radioterapia ou cirurgia.
Os tratamentos necessários para combater esta doença apresentam muitas complicações. Discuta isso com seu médico.
Ligue para o seu provedor se seu filho tiver algum dos sintomas do sarcoma de Ewing. Um diagnóstico precoce pode aumentar a possibilidade de um resultado favorável.
Câncer ósseo - sarcoma de Ewing; Família de tumores Ewing; Tumores neuroectodérmicos primitivos (PNET); Neoplasia óssea - sarcoma de Ewing
- Raio X
- Sarcoma de Ewing - raio-x
Heck RK, PC de brinquedo. Tumores malignos do osso. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 27.
Site do National Cancer Institute. Tratamento do sarcoma de Ewing (PDQ) - versão para profissionais de saúde. www.cancer.gov/types/bone/hp/ewing-treatment-pdq. Atualizado em 4 de fevereiro de 2020. Acessado em 13 de março de 2020.
Site da National Comprehensive Cancer Network. Diretrizes de prática clínica da NCCN em oncologia (diretrizes da NCCN): Câncer ósseo. Versão 1.2020. www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/bone.pdf. Atualizado em 12 de agosto de 2019. Acessado em 22 de abril de 2020.