Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 2 Janeiro 2021
Data De Atualização: 20 Poderia 2024
Anonim
Webpalestra: Coqueluche - O que há de novo?
Vídeo: Webpalestra: Coqueluche - O que há de novo?

A coqueluche é uma doença bacteriana altamente contagiosa que causa tosse violenta e incontrolável. A tosse pode dificultar a respiração. Um som de "grito" profundo é freqüentemente ouvido quando a pessoa tenta respirar.

A coqueluche, ou tosse convulsa, é uma infecção respiratória superior. É causado pelo Bordetella pertussis bactérias. É uma doença grave que pode afetar pessoas de qualquer idade e causar invalidez permanente em bebês e até a morte.

Quando uma pessoa infectada espirra ou tosse, pequenas gotículas contendo a bactéria se movem pelo ar. A doença é facilmente transmitida de pessoa para pessoa.

Os sintomas de infecção geralmente duram 6 semanas, mas podem durar até 10 semanas.

Os sintomas iniciais são semelhantes aos do resfriado comum. Na maioria dos casos, eles se desenvolvem cerca de uma semana após a exposição à bactéria.

Episódios graves de tosse começam cerca de 10 a 12 dias depois. Em bebês e crianças pequenas, a tosse às vezes termina com um ruído de "uivo". O som é produzido quando a pessoa tenta respirar. O ruído estridente é raro em bebês com menos de 6 meses de idade e em crianças mais velhas ou adultos.


As crises de tosse podem causar vômitos ou uma curta perda de consciência. A coqueluche deve sempre ser considerada quando ocorre vômito com tosse. Em bebês, crises de asfixia e longas pausas respiratórias são comuns.

Outros sintomas de coqueluche incluem:

  • Coriza
  • Febre ligeira, 102 ° F (38,9 ° C) ou inferior
  • Diarréia

O diagnóstico inicial é geralmente baseado nos sintomas. No entanto, quando os sintomas não são óbvios, a coqueluche pode ser difícil de diagnosticar. Em crianças muito pequenas, os sintomas podem ser causados ​​por pneumonia.

Para ter certeza, o médico pode tirar uma amostra do muco das secreções nasais. A amostra é enviada para um laboratório e testada para coqueluche. Embora isso possa oferecer um diagnóstico preciso, o teste leva algum tempo. Na maioria das vezes, o tratamento é iniciado antes que os resultados estejam prontos.

Algumas pessoas podem ter um hemograma completo que mostra um grande número de linfócitos.

Se iniciados precocemente, os antibióticos como a eritromicina podem fazer com que os sintomas desapareçam mais rapidamente. Infelizmente, a maioria das pessoas é diagnosticada tarde demais, quando os antibióticos não são muito eficazes. No entanto, os medicamentos podem ajudar a reduzir a capacidade da pessoa de transmitir a doença a outras pessoas.


Bebês com menos de 18 meses precisam de supervisão constante porque sua respiração pode parar temporariamente durante crises de tosse. Bebês com casos graves devem ser hospitalizados.

Uma tenda de oxigênio com alta umidade pode ser usada.

Os fluidos podem ser administrados através de uma veia se as crises de tosse forem fortes o suficiente para impedir a pessoa de beber uma quantidade suficiente de líquidos.

Sedativos (medicamentos que fazem você ficar sonolento) podem ser prescritos para crianças pequenas.

Misturas para tosse, expectorantes e supressores geralmente não são úteis. Estes medicamentos NÃO devem ser usados.

Em crianças mais velhas, as perspectivas costumam ser muito boas. Bebês têm maior risco de morte e precisam de monitoramento cuidadoso.

As complicações podem incluir:

  • Pneumonia
  • Convulsões
  • Distúrbio convulsivo (permanente)
  • Hemorragias nasais
  • Infecções de ouvido
  • Danos cerebrais por falta de oxigênio
  • Sangramento no cérebro (hemorragia cerebral)
  • Deficiência intelectual
  • Respiração lenta ou parada (apnéia)
  • Morte

Ligue para o seu médico se você ou seu filho desenvolverem sintomas de coqueluche.


Ligue para o 911 ou vá para uma sala de emergência se a pessoa tiver algum dos seguintes sintomas:

  • Pele azulada, o que indica falta de oxigênio
  • Períodos de parada respiratória (apnéia)
  • Apreensões ou convulsões
  • Febre alta
  • Vômito persistente
  • Desidratação

A vacinação DTaP, uma das imunizações infantis recomendadas, protege as crianças contra a infecção por coqueluche. A vacina DTaP pode ser administrada com segurança a crianças. Cinco vacinas DTaP são recomendadas. Eles são mais frequentemente administrados a crianças com idades de 2 meses, 4 meses, 6 meses, 15 a 18 meses e 4 a 6 anos.

A vacina TdaP deve ser administrada aos 11 ou 12 anos.

Durante um surto de coqueluche, crianças não imunizadas com menos de 7 anos não devem frequentar a escola ou reuniões públicas. Eles também devem ser isolados de qualquer pessoa conhecida ou suspeita de estar infectada. Isso deve durar até 14 dias após o último caso relatado.

Também é recomendado que adultos com 19 anos ou mais recebam 1 dose da vacina TdaP contra a coqueluche.

O TdaP é especialmente importante para profissionais de saúde e qualquer pessoa que tenha contato próximo com um bebê com menos de 12 meses de idade.

As mulheres grávidas devem receber uma dose de TdaP durante cada gravidez entre 27 e 36 semanas de gravidez, para proteger o recém-nascido da coqueluche.

Coqueluche

  • Visão geral do sistema respiratório

Kim DK, Hunter P. Advisory Committee on Immunization Practices, programa de imunização recomendado para adultos com 19 anos ou mais - Estados Unidos, 2019. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2019; 68 (5): 115-118. PMID: 30730868 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30730868.

Robinson CL, Bernstein H, Romero JR, Szilagyi P; Grupo de Trabalho de Imunização de Crianças / Adolescentes do Comitê Consultivo em Práticas de Imunização (ACIP). O Comitê Consultivo em Práticas de Imunização recomenda cronograma de imunização para crianças e adolescentes com 18 anos ou menos - Estados Unidos, 2019. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2019; 68 (5): 112-114. PMID: 30730870 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30730870.

Souder E, Long SS. Coqueluche (Bordetella pertussis e Bordetella parapertussis) In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 224.

Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Declaração de informações sobre vacinas: Vacina Tdap (tétano, difteria e coqueluche). www.cdc.gov/vaccines/hcp/vis/vis-statements/tdap.pdf. Atualizado em 24 de fevereiro de 2015. Acessado em 5 de setembro de 2019.

Nós Aconselhamos Você A Ler

O que você precisa saber sobre dor vaginal

O que você precisa saber sobre dor vaginal

Incluímo produto que conideramo útei para noo leitore. e você comprar por meio do link deta página, podemo ganhar uma pequena comião. Aqui etá noo proceo. vião globa...
Picada de aranha viúva marrom: não é tão perigosa quanto você pode pensar

Picada de aranha viúva marrom: não é tão perigosa quanto você pode pensar

Você provavelmente abe que tem medo da aranha viúva negra - ma e quanto à aranha viúva marrom? Eta aranha de cor ligeiramente diferente pode parecer tão autadora, ma felizment...