Rubéola
A rubéola, também conhecida como sarampo alemão, é uma infecção na qual há erupção na pele.
Rubéola congênita é quando uma mulher grávida com rubéola a passa para o bebê que ainda está no útero.
A rubéola é causada por um vírus que se espalha pelo ar ou por contato próximo.
Uma pessoa com rubéola pode transmitir a doença a outras pessoas de 1 semana antes do início da erupção até 1 a 2 semanas após o desaparecimento da erupção.
Como a vacina contra sarampo-caxumba-rubéola (MMR) é administrada à maioria das crianças, a rubéola é muito menos comum agora. Quase todas as pessoas que recebem a vacina têm imunidade à rubéola. Imunidade significa que seu corpo construiu uma defesa contra o vírus da rubéola.
Em alguns adultos, o efeito da vacina pode passar. Isso significa que eles não estão totalmente protegidos. Mulheres que podem engravidar e outros adultos podem receber uma injeção de reforço.
Crianças e adultos que nunca foram vacinados contra a rubéola ainda podem contrair essa infecção.
As crianças geralmente apresentam poucos sintomas. Os adultos podem ter febre, dor de cabeça, desconforto geral (mal-estar) e coriza antes que a erupção apareça. Eles podem não notar os sintomas.
Outros sintomas podem incluir:
- Hematomas (raro)
- Inflamação dos olhos (olhos vermelhos)
- Dores musculares ou articulares
Um esfregaço nasal ou de garganta pode ser enviado para cultura.
Um exame de sangue pode ser feito para ver se uma pessoa está protegida contra a rubéola. Todas as mulheres que podem engravidar devem fazer este teste. Se o teste for negativo, eles receberão a vacina.
Não existe tratamento para esta doença.
Tomar paracetamol pode ajudar a reduzir a febre.
Os defeitos que ocorrem com a síndrome da rubéola congênita podem ser tratados.
A rubéola costuma ser uma infecção leve.
Depois de uma infecção, as pessoas ficam imunizadas contra a doença pelo resto da vida.
Podem ocorrer complicações no feto se a mãe for infectada durante a gravidez. Pode ocorrer um aborto espontâneo ou natimorto. A criança pode nascer com defeitos de nascença.
Ligue para seu médico se:
- Você é uma mulher em idade fértil e não tem certeza se foi vacinada contra a rubéola
- Você ou seu filho desenvolveram uma forte dor de cabeça, torcicolo, dor de ouvido ou problemas de visão durante ou após um caso de rubéola
- Você ou seu filho precisam receber imunização MMR (vacina)
Existe uma vacina segura e eficaz para prevenir a rubéola. A vacina contra rubéola é recomendada para todas as crianças. É administrado rotineiramente quando as crianças têm 12 a 15 meses de idade, mas às vezes é administrado mais cedo durante as epidemias. Uma segunda vacinação (reforço) é administrada rotineiramente em crianças de 4 a 6 anos. MMR é uma vacina combinada que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
As mulheres em idade fértil costumam fazer um exame de sangue para ver se têm imunidade à rubéola. Se não estiverem imunes, as mulheres devem evitar engravidar por 28 dias após receber a vacina.
Aqueles que não devem ser vacinados incluem:
- Mulheres grávidas.
- Qualquer pessoa cujo sistema imunológico seja afetado por câncer, medicamentos corticosteróides ou radioterapia.
É necessário muito cuidado para não dar a vacina a uma mulher que já está grávida. No entanto, nos raros casos em que mulheres grávidas foram vacinadas, nenhum problema foi detectado nos bebês.
Sarampo de três dias; Sarampo alemão
- Rubéola nas costas de um bebê
- Rubéola
- Anticorpos
Mason WH, Gans HA. Rubéola. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 274.
Michaels MG, Williams JV. Doenças infecciosas. In: Zitelli, BJ, McIntire SC, Nowalk AJ, eds. Atlas de Diagnóstico Físico Pediátrico de Zitelli e Davis. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 13.
Robinson CL, Bernstein H, Romero JR, Szilagyi P. Comitê Consultivo em Práticas de Imunização, esquema de imunização recomendado para crianças e adolescentes com 18 anos ou menos - Estados Unidos, 2019. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2019; 68 (5): 112-114. PMID: 30730870 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30730870.