Atrofia do nervo óptico
A atrofia do nervo óptico é um dano ao nervo óptico. O nervo óptico carrega imagens do que o olho vê para o cérebro.
Existem muitas causas de atrofia óptica. O mais comum é o fluxo sanguíneo deficiente. Isso é chamado de neuropatia óptica isquêmica. O problema afeta com mais frequência os adultos mais velhos. O nervo óptico também pode ser danificado por choque, toxinas, radiação e trauma.
As doenças oculares, como o glaucoma, também podem causar uma forma de atrofia do nervo óptico. A condição também pode ser causada por doenças do cérebro e do sistema nervoso central. Isso pode incluir:
- Tumor cerebral
- Arterite craniana (às vezes chamada de arterite temporal)
- Esclerose múltipla
- Golpe
Existem também formas raras de atrofia hereditária do nervo óptico que afetam crianças e adultos jovens. Às vezes, lesões no rosto ou na cabeça podem resultar em atrofia do nervo óptico.
A atrofia do nervo óptico diminui a visão e reduz o campo de visão. A capacidade de ver detalhes finos também será perdida. As cores parecerão desbotadas. Com o tempo, a pupila será menos capaz de reagir à luz e, eventualmente, sua capacidade de reagir à luz pode ser perdida.
O médico fará um exame oftalmológico completo para identificar a condição. O exame incluirá testes de:
- Visão colorida
- Reflexo da pupila à luz
- Tonometria
- Acuidade visual
- Teste de campo visual (visão lateral)
Você também pode precisar de um exame físico completo e outros testes.
Danos causados pela atrofia do nervo óptico não podem ser revertidos. A doença subjacente deve ser encontrada e tratada. Caso contrário, a perda de visão continuará.
Raramente, as condições que levam à atrofia óptica podem ser tratáveis.
A visão perdida devido à atrofia do nervo óptico não pode ser recuperada. É muito importante proteger o outro olho.
Pessoas com essa condição precisam ser examinadas regularmente por um oftalmologista com experiência em doenças relacionadas aos nervos. Informe imediatamente o seu médico sobre qualquer alteração na visão.
Muitas causas de atrofia do nervo óptico não podem ser evitadas.
As etapas de prevenção incluem:
- Os adultos mais velhos devem fazer com que seu provedor controle cuidadosamente sua pressão arterial.
- Use as precauções de segurança padrão para evitar lesões no rosto. A maioria das lesões faciais é resultado de acidentes de carro. O uso de cintos de segurança pode ajudar a prevenir esses ferimentos.
- Agende um exame oftalmológico de rotina anual para verificar se há glaucoma.
- Nunca beba bebidas alcoólicas de fabricação caseira e formas de álcool que não sejam destinadas a beber. O metanol, que pode ser encontrado no álcool caseiro, pode causar atrofia do nervo óptico em ambos os olhos.
Atrofia óptica; Neuropatia óptica
- Nervo óptico
- Teste de campo visual
Cioffi GA, Liebmann JM. Doenças do sistema visual. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 395.
Karanjia R, Patel VR, Sadun AA. Atrofias ópticas hereditárias, nutricionais e tóxicas. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 9.9.
Prasad S, Balcer LJ. Anormalidades do nervo óptico e da retina. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Neurologia de Bradley na Prática Clínica. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 17.