Exercício e idade
Nunca é tarde para começar a se exercitar. O exercício tem benefícios em qualquer idade. Manter-se ativo permitirá que você continue sendo independente e tenha o estilo de vida de que gosta. O tipo certo de exercício regular também pode reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e quedas.
Você não precisa passar horas na academia todos os dias para ver os benefícios. Movimentar o corpo apenas 30 minutos por dia é o suficiente para melhorar sua saúde.
Um programa de exercícios eficaz precisa ser divertido e ajuda a mantê-lo motivado. Ajuda ter um objetivo. Seu objetivo pode ser:
- Gerenciar uma condição de saúde
- Reduzir o estresse
- Melhore a sua resistência
- Poder comprar roupas em tamanho menor
Seu programa de exercícios também pode ser uma forma de socializar. Fazer aulas de ginástica ou fazer exercícios com um amigo são boas maneiras de ser social.
Você pode ter dificuldade em iniciar uma rotina de exercícios. Depois de começar, no entanto, você começará a notar os benefícios, incluindo sono e autoestima melhorados.
O exercício e a atividade física também podem:
- Melhore ou mantenha sua força e condicionamento físico
- Torne mais fácil fazer as coisas que você deseja fazer
- Ajude seu equilíbrio e caminhada
- Ajude com sentimentos de depressão ou ansiedade e melhore seu humor
- Mantenha suas habilidades de pensamento (função cognitiva) conforme você envelhece
- Previna ou trate doenças como diabetes, doenças cardíacas, hipertensão, câncer de mama e de cólon e osteoporose
Sempre converse com seu médico antes de iniciar um programa de exercícios. Seu provedor pode sugerir exercícios e atividades adequados para você.
Os exercícios podem ser agrupados em quatro categorias principais, embora muitos exercícios se enquadrem em mais de uma categoria:
EXERCÍCIO AERÓBICO
O exercício aeróbico aumenta sua respiração e freqüência cardíaca. Esses exercícios ajudam o coração, os pulmões e os vasos sanguíneos. Eles podem prevenir ou retardar muitas doenças, como diabetes, câncer de cólon e de mama e doenças cardíacas.
- As atividades esportivas aeróbicas incluem caminhada rápida, corrida, natação, ciclismo, escalada, tênis e basquete
- As atividades aeróbicas que você pode fazer todos os dias incluem dançar, trabalhar no quintal, empurrar seu neto em um balanço e passar aspirador
FORÇA MUSCULAR
Melhorar a força muscular pode ajudá-lo a subir escadas, carregar mantimentos e permanecer independente. Você pode aumentar a força muscular:
- Levantando pesos ou usando uma faixa de resistência
- Realizar atividades cotidianas, como carregar um cesto cheio de roupa suja do porão, carregar seus netos menores ou levantar coisas no jardim
EXERCÍCIOS DE EQUILÍBRIO
Os exercícios de equilíbrio ajudam a prevenir quedas, o que é uma preocupação para os idosos. Muitos exercícios que fortalecem os músculos das pernas, quadris e parte inferior das costas melhoram o equilíbrio. Muitas vezes, é melhor aprender exercícios de equilíbrio com um fisioterapeuta antes de começar por conta própria.
Os exercícios de equilíbrio podem incluir:
- De pé em um pé
- Andando calcanhar aos dedos do pé
- Tai chi
- Ficar na ponta dos pés para alcançar algo na prateleira de cima
- Subindo e descendo as escadas
ALONGAMENTO
O alongamento pode ajudar seu corpo a se manter flexível. Para ficar flexível:
- Aprenda alongamentos de ombro, braço e panturrilha
- Faça aulas de ioga
- Faça atividades cotidianas, como arrumar a cama ou se abaixar para amarrar os sapatos
Idade e exercício
- Benefício do exercício regular
- Exercício de flexibilidade
- Exercício e idade
- Envelhecimento e exercício
- Levantamento e perda de peso
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. A atividade física é essencial para um envelhecimento saudável. www.cdc.gov/physicalactivity/basics/older_adults/index.htm. Atualizado em 19 de abril de 2019. Acessado em 31 de maio de 2019.
Piercy KL, Troiano RP, Ballard RM, et al. As diretrizes de atividade física para americanos. JAMA. 2018; 320 (19): 2020-2028. PMID 30418471 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30418471.
Theou O, Rose DJ. Atividade física para um envelhecimento bem-sucedido. In: Fillit HM, Rockwood K., Young J, eds. Textbook of Geriatric Medicine and Gerontology de Brocklehurst. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 99.