Alimentos irradiados
Alimentos irradiados são alimentos esterilizados por raios-x ou materiais radioativos que matam as bactérias. O processo é chamado de irradiação. É usado para remover germes dos alimentos. Não torna o próprio alimento radioativo.
Os benefícios da irradiação de alimentos incluem a capacidade de controlar insetos e bactérias, como a salmonela. O processo pode dar aos alimentos (especialmente frutas e vegetais) uma vida útil mais longa e reduz o risco de intoxicação alimentar.
A irradiação de alimentos é usada em muitos países. Foi aprovado pela primeira vez nos Estados Unidos para evitar brotos na batata branca e para controlar insetos no trigo e em certos temperos e temperos.
A Food and Drug Administration (FDA), os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) há muito aprovam a segurança dos alimentos irradiados.
Os alimentos que passam por irradiação incluem:
- Carne de porco, frango
- Ovos com casca
- Marisco, como camarão, lagosta, caranguejo, ostras, amêijoas, mexilhões, vieiras
- Frutas e vegetais frescos, incluindo sementes para germinar (como brotos de alfafa)
- Especiarias e temperos
Site da US Food and Drug Administration. Irradiação de alimentos: o que você precisa saber. www.fda.gov/food/buy-store-serve-safe-food/food-irradiation-what-you-need-know. Atualizado em 4 de janeiro de 2018. Acessado em 10 de janeiro de 2019.