Overdose de diazepam
O diazepam é um medicamento de prescrição utilizado para tratar distúrbios de ansiedade. Ele está em uma classe de medicamentos chamados benzodiazepínicos. A sobredosagem com diazepam ocorre quando alguém toma mais do que a quantidade normal ou recomendada deste medicamento. Isso pode ser acidental ou propositalmente.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma overdose real. Se você ou alguém com quem você está tendo uma overdose, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente pelo telefone nacional gratuito Poison Help (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
O diazepam pode ser prejudicial em grandes quantidades.
Os medicamentos com esses nomes contêm diazepam:
- Diazepam intensol
- Diastat
- Dizac
- Valium
Outros medicamentos também podem conter diazepam.
O sintoma mais comum de uma overdose de diazepam é cair em um sono profundo ou "coma" enquanto ainda consegue respirar bem o suficiente. Outros sintomas podem incluir:
- Lábios e unhas de cor azulada
- Visão turva, visão dupla
- A respiração é lenta, difícil ou interrompida
- Confusão
- Depressão
- Tontura
- Sonolência, falta de vigilância
- Excitabilidade
- Soluços
- Movimento rápido dos olhos de um lado para o outro
- Irritação na pele
- Dor de estômago
- Cansaço
- Tremor
- Fraqueza, movimento descoordenado
Tenha essas informações em mãos:
- Idade, peso e condição da pessoa
- Nome do produto (ingredientes e concentração, se conhecidos)
- Tempo foi engolido
- Quantidade engolida
- Se o medicamento foi prescrito para a pessoa
O seu centro de controle de veneno local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de Ajuda sobre Veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Esta linha direta nacional permitirá que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Leve o recipiente para o hospital, se possível.
O profissional de saúde medirá e monitorará os sinais vitais, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial.
Os testes que podem ser feitos incluem:
- Exames de sangue e urina
- Raio-x do tórax
- Tomografia computadorizada
- ECG (eletrocardiograma ou traçado do coração)
O tratamento pode incluir:
- Fluidos através de uma veia (por IV)
- Medicamento para reverter o efeito da overdose e tratar outros sintomas
- Carvão ativado
- Laxantes
- Suporte respiratório, incluindo um tubo através da boca até os pulmões e conectado a uma máquina de respiração (ventilador)
A recuperação de uma overdose de diazepam é muito provável. Complicações como pneumonia, lesão muscular por ficar deitado em uma superfície dura por um longo período ou lesão cerebral por falta de oxigênio podem resultar em incapacidade permanente.
Pessoas que injetam grandes quantidades desta droga através de uma veia (por via intravenosa ou IV) têm um resultado pior do que aqueles que engolem muitos comprimidos.
Overdose de Aliseum; Overdose de Alupram; Overdose de Atensine; Overdose de Valium; Overdose de Valrelease; Overdose de Vatran; Overdose de Vivol; Overdose de Zetran
Aronson JK. Diazepam. In: Aronson JK, ed. Efeitos colaterais das drogas de Meyler. 16ª ed. Waltham, MA: Elsevier; 2016: 930-937.
Gussow L, Carlson A. Sedative hypnotics. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 159.