Teste de precipitina de coccidioides
A precipitina de coccidioides é um exame de sangue que procura infecções causadas por um fungo chamado coccidioides, que causa a doença coccidioidomicose ou febre do vale.
É necessária uma amostra de sangue.
A amostra é enviada para um laboratório. Lá, ele é examinado em busca de bandas chamadas precipitina, que se formam quando anticorpos específicos estão presentes.
Não há preparação especial para o teste.
Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver alguma latejante ou hematoma. Isso logo vai embora.
O teste da precipitina é um dos vários testes que podem ser feitos para determinar se você está infectado com coccidioides, que causam a doença coccidioidomicose.
Os anticorpos são proteínas especializadas que defendem o corpo contra bactérias, vírus e fungos. Essas e outras substâncias estranhas são chamadas de antígenos. Quando você é exposto a antígenos, seu corpo produz anticorpos.
O teste da precipitina ajuda a verificar se o organismo produziu anticorpos contra um antígeno específico, no caso, o fungo coccidioides.
Um resultado normal é quando nenhuma precipitina é formada. Isso significa que o exame de sangue não detectou o anticorpo contra coccidioides.
Um resultado anormal (positivo) significa que o anticorpo para coccidioides foi detectado.
Nesse caso, outro teste é feito para confirmar que você tem uma infecção. Seu médico pode lhe dizer mais.
Durante o estágio inicial de uma doença, poucos anticorpos podem ser detectados. A produção de anticorpos aumenta durante o curso de uma infecção. Por este motivo, este teste pode ser repetido várias semanas após o primeiro teste.
Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Tirar sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Sangramento excessivo
- Desmaio ou sensação de tontura
- Várias punções para localizar veias
- Hematoma (sangue se acumulando sob a pele)
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
Teste de anticorpos contra coccidioidomicose; Exame de sangue para coccidioides; Exame de sangue de febre do vale
- Teste de sangue
Chernecky CC, Berger BJ. Coccidioides sorologia - sangue ou LCR. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 353.
Galgiani JN. Coccidioidomicose (Coccidioides espécies). In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett, edição atualizada. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 267.