Cultura de herpes viral da lesão
A cultura de herpes viral de uma lesão é um teste de laboratório para verificar se uma ferida na pele está infectada com o vírus do herpes.
O profissional de saúde coleta a amostra de uma ferida na pele (lesão). Isso geralmente é feito esfregando um pequeno cotonete na lesão cutânea. A amostra é enviada para um laboratório. Lá, é colocado em um prato especial (cultura). Em seguida, é observado se o vírus herpes simplex (HSV), vírus herpes zoster ou substâncias relacionadas ao vírus crescem. Testes especiais também podem ser feitos para determinar se é HSV tipo 1 ou 2.
A amostra deve ser coletada durante a fase aguda da infecção. Esta é a pior parte de um surto. É também quando as lesões cutâneas estão no seu pior.
Quando a amostra é coletada, você pode sentir uma sensação incômoda de raspagem ou pegajosa. Às vezes, uma amostra da garganta ou dos olhos é necessária. Isso envolve esfregar um cotonete esterilizado no olho ou na garganta.
O teste é feito para confirmar a infecção por herpes. O vírus do herpes simplex causa o herpes genital. Também pode causar herpes labial na boca e nos lábios. O herpes zoster causa varicela e herpes zoster.
O diagnóstico geralmente é feito por meio de exame físico (o profissional examinando as feridas). As culturas e outros testes são usados para confirmar o diagnóstico.
Esse teste é provavelmente preciso quando uma pessoa é infectada recentemente, ou seja, durante o primeiro surto.
Um resultado normal (negativo) significa que o vírus do herpes simplex não cresceu na placa de laboratório e a amostra de pele usada no teste não continha nenhum vírus do herpes.
Esteja ciente de que uma cultura normal (negativa) nem sempre significa que você não tem uma infecção por herpes ou nunca teve uma no passado.
Um resultado anormal (positivo) pode significar que você tem uma infecção ativa pelo vírus herpes simplex. As infecções por herpes incluem herpes genital, herpes labial nos lábios ou na boca, ou herpes zoster. Provavelmente, serão necessários mais exames de sangue para confirmar o diagnóstico ou a causa exata.
Se a cultura for positiva para herpes, você pode ter se infectado recentemente. Você pode ter se infectado no passado e atualmente está tendo um surto.
Os riscos incluem um leve sangramento ou desconforto na área onde a pele foi esfregada.
Cultura - vírus herpes simplex; Cultura de vírus herpes simplex; Cultura de vírus herpes zoster
- Cultura de lesão viral
Beavis KG, Charnot-Katsikas A. Coleta e manuseio de espécimes para diagnóstico de doenças infecciosas. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 64.
Marks JG, Miller JJ. Terapia e procedimentos dermatológicos. In: Marks JG, Miller JJ, eds. Princípios de Dermatologia de Lookingbill e Marks. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: capítulo 4.
Whitley RJ, Gnann JW. Infecções por vírus herpes simplex. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 350.