Análise sensitiva
A análise de sensibilidade determina a eficácia dos antibióticos contra microrganismos (germes), como bactérias que foram isoladas de culturas.
A análise de sensibilidade pode ser feita junto com:
- Cultura de sangue
- Cultura de coleta de urina limpa ou cultura de amostra de urina cateterizada
- Cultura de escarro
- Cultura da endocérvice (trato genital feminino)
- Cultura da garganta
- Feridas e outras culturas
Depois que a amostra é coletada de você, ela é enviada para um laboratório. Lá, as amostras são colocadas em recipientes especiais para o crescimento dos germes das amostras coletadas. Colônias de germes são combinadas com diferentes antibióticos para ver como cada antibiótico impede o crescimento de cada colônia. O teste determina a eficácia de cada antibiótico contra um determinado organismo.
Siga as instruções do seu médico sobre como se preparar para o método usado para obter a cultura.
A sensação do teste depende do método usado para obter a cultura.
O teste mostra quais antibióticos devem ser usados para tratar uma infecção.
Muitos organismos são resistentes a certos antibióticos. Os testes de sensibilidade são importantes para ajudar a encontrar o antibiótico certo para você. Seu provedor pode iniciar você com um antibiótico, mas posteriormente alterá-lo para outro devido aos resultados da análise de sensibilidade.
Se o organismo apresentar resistência aos antibióticos usados no teste, esses antibióticos não serão um tratamento eficaz.
Os riscos dependem do método usado para obter a cultura específica.
Teste de sensibilidade a antibióticos; Teste de susceptibilidade antimicrobiana
Charnot-Katsikas A, Beavis KG. Teste in vitro de agentes antimicrobianos. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 59.