Anemia causada por baixo teor de ferro - crianças
A anemia é uma condição em que o corpo não possui glóbulos vermelhos saudáveis em quantidade suficiente. Os glóbulos vermelhos fornecem oxigênio aos tecidos do corpo. Existem muitos tipos de anemia.
O ferro ajuda a produzir glóbulos vermelhos e ajuda essas células a transportar oxigênio. A falta de ferro no corpo pode levar à anemia. O nome médico desse problema é anemia por deficiência de ferro.
A anemia causada por um baixo nível de ferro é a forma mais comum de anemia. O corpo obtém ferro por meio de certos alimentos. Ele também reutiliza o ferro de células vermelhas velhas do sangue.
Uma dieta sem ferro suficiente é a causa mais comum desse tipo de anemia em crianças. Quando uma criança está crescendo rapidamente, como durante a puberdade, ainda mais ferro é necessário.
Crianças que bebem muito leite de vaca também podem ficar anêmicas se não comerem outros alimentos saudáveis que contenham ferro.
Outras causas podem ser:
- O corpo não consegue absorver bem o ferro, embora a criança esteja comendo ferro suficiente.
- Perda de sangue lenta por um longo período, geralmente devido a períodos menstruais ou sangramento no trato digestivo.
A deficiência de ferro em crianças também pode estar relacionada ao envenenamento por chumbo.
A anemia leve pode não apresentar sintomas. À medida que o nível de ferro e as contagens sanguíneas diminuem, seu filho pode:
- Agir com irritação
- Ficar sem fôlego
- Anseie por alimentos incomuns (pica)
- Coma menos comida
- Sente-se cansado ou fraco o tempo todo
- Está com a língua dolorida
- Tenho dores de cabeça ou tonturas
Com anemia mais grave, seu filho pode ter:
- Olhos azuis ou muito brancos
- Unhas quebradiças
- Pele pálida
O profissional de saúde fará um exame físico.
Os exames de sangue que podem ser anormais com baixos estoques de ferro incluem:
- Hematócrito
- Ferritina sérica
- Ferro sérico
- Capacidade total de ligação de ferro (TIBC)
Uma medição chamada saturação de ferro (nível de ferro sérico dividido pelo valor TIBC) pode ajudar a diagnosticar a deficiência de ferro. Um valor inferior a 15% suporta o diagnóstico.
Como as crianças absorvem apenas uma pequena quantidade do ferro que comem, a maioria das crianças precisa de 3 mg a 6 mg de ferro por dia.
Comer alimentos saudáveis é a forma mais importante de prevenir e tratar a deficiência de ferro. Boas fontes de ferro incluem:
- Damascos
- Frango, peru, peixe e outras carnes
- Feijões secos, lentilhas e soja
- Ovos
- Fígado
- Melaço
- Aveia
- Manteiga de amendoim
- Suco de ameixa
- Passas e ameixas
- Espinafre, couve e outros vegetais de folhas verdes
Se uma dieta saudável não prevenir ou tratar o baixo nível de ferro e a anemia de seu filho, seu provedor provavelmente recomendará suplementos de ferro para seu filho. Estas são tomadas por via oral.
NÃO dê ao seu filho suplementos de ferro ou vitaminas com ferro sem consultar o provedor do seu filho. O provedor prescreverá o tipo certo de suplemento para seu filho. Muito ferro em crianças pode ser tóxico.
Com o tratamento, o resultado provavelmente será bom. Na maioria dos casos, os hemogramas voltarão ao normal em 2 a 3 meses. É importante que o provedor encontre a causa da deficiência de ferro de seu filho.
A anemia causada por um baixo nível de ferro pode afetar a capacidade de uma criança de aprender na escola. Um baixo nível de ferro pode causar diminuição da capacidade de atenção, redução do estado de alerta e problemas de aprendizagem em crianças.
Um baixo nível de ferro pode fazer com que o corpo absorva muito chumbo.
Comer uma variedade de alimentos saudáveis é a forma mais importante de prevenir e tratar a deficiência de ferro.
Anemia - deficiência de ferro - crianças
- Hipocromia
- Elementos formados de sangue
- Hemoglobina
Fleming MD. Distúrbios do metabolismo do ferro e do cobre, anemias sideroblásticas e toxicidade por chumbo. In: Orkin SH, Fisher DE, Ginsburg D, Look AT, Lux SE, Nathan DG, eds. Hematologia e Oncologia da Infância e da Infância de Nathan e Oski. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 11.
Site do National Heart, Lung e Blood Institute. Anemia por deficiência de ferro. www.nhlbi.nih.gov/health-topics/iron-deficiency-anemia. Acessado em 22 de janeiro de 2020.
Rothman JA. Anemia por deficiência de ferro. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 482.