Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 23 Julho 2021
Data De Atualização: 14 Novembro 2024
Anonim
Câncer de paratireóide - Medicamento
Câncer de paratireóide - Medicamento

O câncer de paratireoide é um tumor cancerígeno (maligno) em uma glândula paratireoide.

As glândulas paratireoides controlam o nível de cálcio no corpo. Existem 4 glândulas paratireoides, 2 no topo de cada lobo da glândula tireoide, que está localizada na base do pescoço.

O câncer de paratireóide é um tipo muito raro de câncer. Afeta homens e mulheres igualmente. O câncer geralmente ocorre em pessoas com mais de 30 anos.

A causa do câncer de paratireóide é desconhecida. Pessoas com doenças genéticas chamadas neoplasia endócrina múltipla tipo I e síndrome do tumor hiperparatireoidismo da mandíbula têm um risco aumentado para esta doença. Pessoas que sofreram radiação na cabeça ou pescoço também podem estar em maior risco. Mas esse tipo de radiação tem maior probabilidade de causar câncer de tireoide.

Os sintomas do câncer de paratireoide são causados ​​principalmente por um alto nível de cálcio no sangue (hipercalcemia) e podem afetar diferentes partes do corpo.

Os sintomas incluem:

  • Dor no osso
  • Prisão de ventre
  • Fadiga
  • Fraturas
  • Sede frequente
  • Micção frequente
  • Pedras nos rins
  • Fraqueza muscular
  • Nausea e vomito
  • Pouco apetite

O câncer de paratireóide é muito difícil de diagnosticar.


Seu médico fará um exame físico e perguntará sobre seu histórico médico.

Em cerca de metade das vezes, o profissional de saúde detecta câncer de paratireoide sentindo o pescoço com as mãos (palpação).

Um tumor canceroso da paratireoide tende a produzir uma quantidade muito elevada de hormônio da paratireoide (PTH). Os testes para esse hormônio podem incluir:

  • Cálcio no sangue
  • Sangue PTH

Antes da cirurgia, você fará uma varredura radioativa especial das glândulas paratireoides. A varredura é chamada de varredura sestamibi. Você também pode fazer um ultrassom do pescoço. Esses testes são feitos para confirmar qual glândula paratireoide está anormal.

Os seguintes tratamentos podem ser usados ​​para corrigir a hipercalcemia devido ao câncer de paratireoide:

  • Fluidos através de uma veia (fluidos IV)
  • Um hormônio natural chamado calcitonina que ajuda a controlar o nível de cálcio
  • Drogas que impedem a degradação e reabsorção dos ossos do corpo

A cirurgia é o tratamento recomendado para o câncer de paratireoide. Às vezes, é difícil descobrir se um tumor da paratireóide é canceroso. Seu médico pode recomendar a cirurgia mesmo sem um diagnóstico confirmado. A cirurgia minimamente invasiva, com cortes menores, está se tornando mais comum para a doença da paratireoide.


Se os testes antes da cirurgia puderem localizar a glândula afetada, a cirurgia pode ser feita em um lado do pescoço. Se não for possível encontrar a glândula problemática antes da cirurgia, o cirurgião examinará os dois lados do seu pescoço.

Quimioterapia e radiação não funcionam bem para evitar que o câncer volte. A radiação pode ajudar a reduzir a disseminação do câncer para os ossos.

Cirurgias repetidas para câncer que retornou podem ajudar:

  • Melhore a taxa de sobrevivência
  • Reduza os efeitos graves da hipercalcemia

O câncer de paratireóide tem crescimento lento. A cirurgia pode ajudar a prolongar a vida, mesmo quando o câncer se espalha.

O câncer pode se espalhar (formar metástases) para outras partes do corpo, mais frequentemente para os pulmões e ossos.

A hipercalcemia é a complicação mais séria. A maioria das mortes por câncer de paratireóide ocorre devido à hipercalcemia grave e de difícil controle, e não ao câncer em si.

O câncer freqüentemente volta (recorre). Outras cirurgias podem ser necessárias. As complicações da cirurgia podem incluir:


  • Rouquidão ou alterações na voz como resultado de danos ao nervo que controla as cordas vocais
  • Infecção no local da cirurgia
  • Baixo nível de cálcio no sangue (hipocalcemia), uma condição potencialmente fatal
  • Cicatriz

Ligue para o seu médico se sentir um caroço no pescoço ou se tiver sintomas de hipercalcemia.

Carcinoma de paratireóide

  • Glândulas paratireoides

Asban A, Patel AJ, Reddy S, Wang T, Balentine CJ, Chen H. Câncer do sistema endócrino. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Doroshow JH, Kastan MB, Tepper JE, eds. Oncologia Clínica de Abeloff. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 68.

Fletcher CDM. Tumores das glândulas tireóide e paratireóide. In: Fletcher CDM, ed. Histopatologia Diagnóstica de Tumores. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 18.

Site do National Cancer Institute. Tratamento do câncer de paratireóide (PDQ) - versão para profissionais de saúde. www.cancer.gov/types/parathyroid/hp/parathyroid-treatment-pdq. Atualizado em 17 de março de 2017. Acessado em 11 de fevereiro de 2020.

Torresan F e J Iacobone M. Características clínicas, tratamento e vigilância da síndrome do tumor hiperparatireoidismo da mandíbula: uma revisão da literatura atualizada. Int J Endocrinol 2019. Publicado online em 18 de dezembro de 2019. www.hindawi.com/journals/ije/2019/1761030/.

Nossas Publicações

Comer bem durante a gravidez

Comer bem durante a gravidez

A mulhere grávida devem ter uma dieta balanceada.Fazer um bebê é um trabalho árduo para o corpo de uma mulher. Comer bem é uma da melhore coi a que você pode fazer para a...
Lamivudina e Tenofovir

Lamivudina e Tenofovir

A lamivudina e o tenofovir não devem er u ado ​​para tratar a infecção pelo víru da hepatite B (VHB; uma infecção hepática contínua). Informe o eu médico e...