Causas de icterícia
A icterícia é uma cor amarela na pele, membranas mucosas ou olhos. A cor amarela vem da bilirrubina, um subproduto das velhas células vermelhas do sangue. A icterícia é um sinal de outras doenças.
Este artigo fala sobre as possíveis causas da icterícia em crianças e adultos. A icterícia do recém-nascido ocorre em bebês muito jovens.
A icterícia costuma ser um sinal de problema no fígado, vesícula biliar ou pâncreas. A icterícia pode ocorrer quando uma quantidade excessiva de bilirrubina se acumula no corpo. Isso pode acontecer quando:
- Há muitos glóbulos vermelhos morrendo ou se decompondo e indo para o fígado.
- O fígado está sobrecarregado ou danificado.
- A bilirrubina do fígado não consegue se mover adequadamente para o trato digestivo.
As condições que podem causar icterícia incluem:
- Infecções do fígado causadas por um vírus (hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D e hepatite E) ou um parasita
- Uso de certos medicamentos (como uma overdose de paracetamol) ou exposição a venenos
- Defeitos congênitos ou distúrbios presentes desde o nascimento que tornam difícil para o corpo quebrar a bilirrubina (como síndrome de Gilbert, síndrome de Dubin-Johnson, síndrome de Rotor ou síndrome de Crigler-Najjar)
- Doença hepática crônica
- Cálculos biliares ou distúrbios da vesícula biliar causando bloqueio do ducto biliar
- Doenças sanguíneas
- Câncer de pâncreas
- Acúmulo de bile na vesícula biliar devido à pressão na área da barriga durante a gravidez (icterícia na gravidez)
Causas de icterícia; Colestase
- Icterícia
Lidofsky SD. Icterícia. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Doenças gastrointestinais e hepáticas de Sleisenger e Fordtran. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: capítulo 21.
Wyatt JI, Haugk B. Fígado, sistema biliar e pâncreas. In: Cross SS, ed. Patologia de Underwood. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: capítulo 16.