Radioterapia parcial da mama - feixe externo
A radioterapia parcial da mama usa raios-x de alta potência para matar as células do câncer de mama. É também chamada de radiação parcial da mama acelerada (APBI).
Um curso padrão de tratamento de mama com feixe externo leva de 3 a 6 semanas. O APBI pode ser realizado em apenas 1 a 2 semanas. APBI visa uma alta dose de radiação apenas na área ou próximo a onde o tumor de mama foi removido. Evita expor o tecido circundante à radiação.
Existem três abordagens comuns para APBI:
- Viga externa, o tópico deste artigo
- Braquiterapia (inserção de fontes radioativas na mama)
- Radiação intraoperatória (distribuição de radiação no momento da cirurgia na sala de cirurgia)
A radioterapia geralmente é administrada em regime ambulatorial, exceto para a radioterapia intra-operatória.
Duas técnicas comuns são usadas para tratamento de radiação de feixe externo parcial da mama:
- Radiação de feixe externo conforme tridimensional (3DCRT)
- Radioterapia com modulação de intensidade (IMRT)
Antes de fazer qualquer tratamento de radiação, você se encontrará com o oncologista de radiação. Essa pessoa é um médico especialista em radioterapia.
- O médico fará pequenas marcas em sua pele. Essas marcas garantem que você esteja corretamente posicionado durante seus tratamentos.
- Essas marcas serão marcas de tinta ou uma tatuagem permanente. Não lave as marcas de tinta até que o tratamento seja concluído. Eles desaparecerão com o tempo.
O tratamento é geralmente administrado 5 dias por semana durante 2 a 6 semanas. Às vezes, pode ser administrado duas vezes ao dia (geralmente com 4 a 6 horas entre as sessões).
- Durante cada sessão de tratamento, você se deitará em uma mesa especial, de costas ou de estômago.
- Os técnicos irão posicioná-lo de forma que a radiação atinja a área de tratamento.
- Você pode ser solicitado a prender a respiração enquanto a radiação está sendo aplicada. Isso ajuda a limitar a quantidade de radiação que seu coração recebe.
- Na maioria das vezes, você receberá tratamento de radiação por 1 a 5 minutos. Você estará dentro e fora do centro de câncer dentro de 15 a 20 minutos, em média.
Fique tranquilo, você não fica radioativo após esses tratamentos de radiação. É seguro estar perto de outras pessoas, incluindo bebês e crianças.
Os especialistas descobriram que certos tipos de câncer têm maior probabilidade de retornar perto do local da cirurgia original. Portanto, em alguns casos, toda a mama pode não precisar receber radiação. A irradiação parcial da mama trata apenas uma parte, mas não toda a mama, com foco na área onde o câncer tem maior probabilidade de retornar.
Essa radiação parcial da mama acelerada acelera o processo.
APBI é usado para prevenir o retorno do câncer de mama. Quando a radioterapia é administrada após a cirurgia conservadora da mama, é chamada de radioterapia adjuvante (adicional).
APBI pode ser administrado após mastectomia ou mastectomia parcial (chamada cirurgia conservadora da mama) para:
- Carcinoma ductal in situ (DCIS)
- Câncer de mama em estágio I ou II
Informe o seu médico quais medicamentos você está tomando.
Use roupas largas para os tratamentos.
A radioterapia também pode danificar ou matar células saudáveis. A morte de células saudáveis pode causar efeitos colaterais. Esses efeitos colaterais dependem da dose de radiação e da frequência com que você faz a terapia. A radiação pode ter efeitos colaterais de curto (agudo) ou longo prazo (mais tarde).
Os efeitos colaterais de curto prazo podem começar dentro de dias ou semanas após o início do tratamento. A maioria dos efeitos colaterais desse tipo desaparece em 4 a 6 semanas após o término do tratamento. Os efeitos de curto prazo mais comuns incluem:
- Vermelhidão mamária, sensibilidade, sensibilidade
- Inchaço da mama ou edema
- Infecção da mama (rara)
Os efeitos colaterais de longo prazo podem começar meses ou anos após o tratamento e podem incluir:
- Diminuição do tamanho dos seios
- Aumento da firmeza da mama
- Vermelhidão e descoloração da pele
- Em casos raros, fraturas de costelas, problemas cardíacos (mais provável para radiação da mama esquerda) ou inflamação do pulmão (chamada pneumonite) ou tecido cicatricial afetando a respiração
- O desenvolvimento de um segundo câncer de mama ou tórax anos ou mesmo décadas depois
- Inchaço do braço (edema) - mais comum se os gânglios linfáticos foram removidos cirurgicamente e se a área das axilas foi tratada com radiação
Seus provedores explicarão os cuidados em casa durante e após o tratamento de radiação.
A radiação parcial da mama após a terapia de conservação da mama reduz o risco do câncer voltar e, possivelmente, até mesmo a morte por câncer de mama.
Carcinoma da mama - terapia de radiação parcial; Radiação de feixe externo parcial - mama; Radioterapia com intensidade modulada - câncer de mama; IMRT - câncer de mama WBRT; Mama parcial adjuvante - IMRT; APBI - IMRT; Irradiação mamária parcial acelerada - IMRT; Radiação de feixe externo conforme - mama
Site do National Cancer Institute. Tratamento do câncer de mama (adulto) (PDQ) - versão profissional de saúde. www.cancer.gov/types/breast/hp/breast-treatment-pdq. Atualizado em 11 de fevereiro de 2021. Acessado em 11 de março de 2021.
Site do National Cancer Institute. Radioterapia e você: suporte para pessoas com câncer. www.cancer.gov/publications/patient-education/radiationttherapy.pdf. Atualizado em outubro de 2016. Acessado em 5 de outubro de 2020.
Shah C, Harris EE, Holmes D, Vicini FA. Irradiação parcial da mama: acelerada e intraoperatória. In: Bland KI, Copeland EM, Klimberg VS, Gradishar WJ, eds. A mama: tratamento abrangente de doenças benignas e malignas. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 51.