Monitores de eventos cardíacos
Um monitor de eventos cardíacos é um dispositivo que você controla para registrar a atividade elétrica do coração (ECG). Este dispositivo tem quase o tamanho de um pager. Ele registra sua frequência cardíaca e ritmo.
Monitores de eventos cardíacos são usados quando você precisa de monitoramento de longo prazo dos sintomas que ocorrem menos do que diariamente.
Cada tipo de monitor é ligeiramente diferente, mas todos possuem sensores (chamados eletrodos) para registrar seu ECG. Em alguns modelos, eles se prendem à pele do peito usando adesivos pegajosos. Os sensores precisam de um bom contato com a pele. O contato ruim pode causar resultados ruins.
Você deve manter sua pele livre de óleos, cremes e suor (tanto quanto possível). O técnico que colocar o monitor executará o seguinte para obter um bom registro de ECG:
- Os homens terão a área do peito raspada onde os remendos do eletrodo serão colocados.
- A área da pele onde os eletrodos serão colocados será limpa com álcool antes de os sensores serem colocados.
Você pode carregar ou usar um monitor de eventos cardíacos por até 30 dias. Você carrega o dispositivo na mão, usa no pulso ou guarda-o no bolso. Os monitores de eventos podem ser usados por semanas ou até que os sintomas ocorram.
Existem vários tipos de monitores de eventos cardíacos.
- Monitor de memória de loop. Os eletrodos permanecem presos ao tórax e o monitor registra constantemente, mas não salva, seu ECG. Ao sentir os sintomas, você pressiona um botão para ativar o dispositivo. O dispositivo salvará o ECG um pouco antes, durante e por um tempo após o início dos sintomas. Alguns monitores de eventos iniciam por conta própria se detectarem ritmos cardíacos anormais.
- Monitor de eventos de sintoma. Este dispositivo registra seu ECG apenas quando os sintomas ocorrem, não antes de eles ocorrerem. Você carrega este dispositivo no bolso ou no pulso. Ao sentir os sintomas, você liga o aparelho e coloca os eletrodos no peito para registrar o ECG.
- Gravadores de patch. Este monitor não usa fios ou eletrodos. Ele monitora continuamente a atividade do ECG por 14 dias, usando um adesivo que adere ao tórax.
- Gravadores de loop implantados. Este é um pequeno monitor implantado sob a pele do tórax. Ele pode ser deixado no local para monitorar o ritmo cardíaco por 3 ou mais anos.
Enquanto estiver usando o dispositivo:
- Você deve continuar suas atividades normais enquanto usa o monitor. Você pode ser solicitado a se exercitar ou ajustar seu nível de atividade durante o teste.
- Mantenha um diário de quais atividades você realiza enquanto usa o monitor, como você se sente e quaisquer sintomas que você tem. Isso ajudará seu médico a comparar os sintomas com as descobertas do monitor.
- A equipe da estação de monitoramento lhe dirá como transferir dados pelo telefone.
- Seu profissional de saúde examinará os dados e verificará se há algum ritmo cardíaco anormal.
- A empresa de monitoramento ou o fornecedor que solicitou o monitor pode contatá-lo se um ritmo preocupante for descoberto.
Enquanto usa o dispositivo, pode ser solicitado que você evite certas coisas que podem interromper o sinal entre os sensores e o monitor. Isso pode incluir:
- Celulares
- Cobertores elétricos
- Escovas de dente elétricas
- Áreas de alta tensão
- Ímanes
- Detectores de metal
Peça ao técnico que conecta o dispositivo uma lista de coisas a serem evitadas.
Informe o seu provedor se você é alérgico a qualquer fita adesiva ou outros adesivos.
Este é um teste indolor. No entanto, o adesivo dos remendos do eletrodo pode irritar sua pele. Isso desaparece por conta própria quando você remove os patches.
Você deve manter o monitor próximo ao seu corpo.
Na maioria das vezes, em pessoas com sintomas frequentes, um teste chamado monitoramento Holter, que dura de 1 a 2 dias, será realizado antes de usar um monitor de eventos cardíacos. O monitor de eventos é solicitado apenas se nenhum diagnóstico for alcançado. O monitor de eventos também é usado para pessoas que apresentam sintomas que ocorrem com menos frequência, como semanais a mensais.
O monitoramento de eventos cardíacos pode ser usado:
- Para avaliar alguém com palpitações. Palpitações são sentimentos de que seu coração está batendo forte ou batendo de forma irregular. Eles podem ser sentidos em seu peito, garganta ou pescoço.
- Para identificar a razão de um episódio de desmaio ou quase desmaio.
- Para diagnosticar batimentos cardíacos em pessoas com fatores de risco para arritmias.
- Para monitorar seu coração após um ataque cardíaco ou ao iniciar ou interromper um medicamento para o coração.
- Para verificar se um marca-passo ou um desfibrilador cardioversor implantável está funcionando corretamente.
- Para procurar a causa de um acidente vascular cerebral quando a causa não pode ser facilmente encontrada com outros testes.
Variações normais na freqüência cardíaca ocorrem com atividades. Um resultado normal é nenhuma mudança significativa no ritmo ou padrão cardíaco.
Os resultados anormais podem incluir várias arritmias. As alterações podem significar que o coração não está recebendo oxigênio suficiente.
Pode ser usado para diagnosticar:
- Fibrilação ou flutter atrial
- Taquicardia atrial multifocal
- Taquicardia supraventricular paroxística
- Taquicardia ventricular
- Freqüência cardíaca lenta (bradicardia)
- Bloqueio cardíaco
Não há riscos associados ao teste, exceto a possível irritação da pele.
Eletrocardiografia ambulatorial; Eletrocardiografia (ECG) - ambulatório; Eletrocardiogramas contínuos (EKGs); Monitores Holter; Monitores de eventos transtelefônicos
Krahn AD, Yee R, Skanes AC, Klein GJ. Monitoramento cardíaco: registro de curto e longo prazo. In: Zipes DP, Jalife J, Stevenson WG, eds. Eletrofisiologia cardíaca: da célula à cabeceira do leito. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 66.
Miller JM, Tomaselli GF, Zipes DP. Diagnóstico de arritmias cardíacas. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 35.
Tomaselli GF, Zipes DP. Abordagem ao paciente com arritmias cardíacas. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 32.