Doença por coronavírus 2019 (COVID-19)
A doença por coronavírus 2019 (COVID-19) é uma doença respiratória que causa febre, tosse e falta de ar. COVID-19 é altamente infeccioso e se espalhou por todo o mundo. A maioria das pessoas contrai doenças leves a moderadas. Adultos mais velhos e pessoas com certas condições de saúde correm alto risco de doenças graves e morte.
COVID-19 é causado pelo vírus SARS-CoV-2 (síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2). Os coronavírus são uma família de vírus que podem afetar pessoas e animais. Eles podem causar doenças respiratórias leves a moderadas, como o resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves que podem levar à pneumonia e até à morte.
COVID-19 foi relatado pela primeira vez na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, no início de dezembro de 2019. Desde então, ele se espalhou pelo mundo e dentro dos Estados Unidos.
O SARS-CoV-2 é um betacoronavírus, como os coronavírus MERS e SARS, que se originaram em morcegos. Pensa-se que o vírus se espalhou de animais para humanos. Agora, o vírus está se propagando principalmente de pessoa para pessoa.
O COVID-19 se espalha para pessoas em contato próximo (cerca de 6 pés ou 2 metros). Quando alguém com a doença tosse, espirra, canta, fala ou respira, gotículas se espalham no ar. Você pode pegar a doença se inalar essas gotículas ou se elas entrarem em seus olhos.
Em alguns casos, o COVID-19 pode se espalhar pelo ar e infectar pessoas que estão a mais de 6 pés de distância. Pequenas gotículas e partículas podem permanecer no ar por minutos a horas. Isso é chamado de transmissão aerotransportada e pode ocorrer em espaços fechados com pouca ventilação. No entanto, é mais comum que o COVID-19 se espalhe por contato próximo.
Com menos frequência, a doença pode se espalhar se você tocar em uma superfície com o vírus e, em seguida, tocar seus olhos, nariz, boca ou rosto. Mas esta não é considerada a principal forma de propagação do vírus.
COVID-19 está se espalhando de pessoa para pessoa rapidamente. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) consideram o COVID-19 uma séria ameaça à saúde pública em todo o mundo e nos Estados Unidos. A situação está evoluindo rapidamente, por isso é importante seguir as orientações locais atuais sobre como se proteger e proteger outras pessoas contra o recebimento e a disseminação do COVID-19.
Os sintomas do COVID-19 variam de leves a graves. Idosos e pessoas com certas condições de saúde correm maior risco de desenvolver doenças graves e morrer. As condições de saúde que aumentam esse risco incluem:
- Doença cardíaca
- Doença renal
- DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica)
- Obesidade (IMC de 30 ou acima)
- Diabetes tipo 2
- Diabetes tipo 1
- Transplante de órgão
- Anemia falciforme
- Câncer
- Fumar
- Síndrome de Down
- Gravidez
Os sintomas de COVID-19 podem incluir:
- Febre
- Arrepios
- Tosse
- Falta de ar ou dificuldade para respirar
- Fadiga
- Dores musculares
- Dor de cabeça
- Perda do sentido do paladar ou olfato
- Dor de garganta
- Nariz entupido ou escorrendo
- Náusea ou vômito
- Diarréia
(Observação: esta não é uma lista completa de possíveis sintomas. Mais podem ser adicionados conforme os especialistas em saúde aprendem mais sobre a doença.)
Algumas pessoas podem não ter nenhum sintoma ou podem ter alguns, mas não todos os sintomas.
Os sintomas podem aparecer dentro de 2 a 14 dias após a exposição. Na maioria das vezes, os sintomas aparecem cerca de 5 dias após a exposição. No entanto, você pode espalhar o vírus mesmo quando não tiver sintomas.
Os sintomas mais graves que requerem ajuda médica imediata incluem:
- Problemas respiratórios
- Dor ou pressão no peito que persiste
- Confusão
- Incapacidade de acordar
- Lábios ou rosto azuis
Se você tiver sintomas de COVID-19, seu médico pode decidir fazer um teste para a doença.
Se você fizer o teste para COVID-19, serão coletados cotonetes da parte de trás do nariz, da frente do nariz ou da garganta. Se uma pessoa tiver COVID-19, essas amostras serão testadas para SARS-CoV-2.
Se você estiver se recuperando em casa, cuidados de suporte são fornecidos para ajudar a aliviar os sintomas. Pessoas com doenças graves serão tratadas no hospital. Algumas pessoas estão recebendo medicamentos experimentais.
Se você estiver sendo atendido no hospital e estiver recebendo oxigenoterapia, o tratamento para COVID-19 pode incluir os seguintes medicamentos, que ainda estão sendo avaliados:
- Remdesivir, um medicamento antiviral, para ajudar a retardar o vírus. Este medicamento é administrado pela veia (IV).
- Dexametasona, um medicamento esteróide, para ajudar a reduzir uma resposta imunológica hiperativa no corpo. Se a dexametasona não estiver disponível, você pode receber outro corticosteroide, como prednisona, metilprednisolona ou hidrocortisona.
- Dependendo da sua situação, você pode receber um ou outro medicamento, ou os dois medicamentos juntos.
- Você receberá tratamento para quaisquer complicações decorrentes da doença. Por exemplo, você pode receber anticoagulantes para ajudar a reduzir a chance de coágulos sanguíneos, ou você pode fazer diálise se seus rins não funcionarem adequadamente.
Se seu teste for positivo para COVID-19 e estiver em alto risco de uma doença grave causada pela doença, seu provedor pode recomendar medicamentos chamados anticorpos monoclonais.
Bamlanivimabe ou casirivimabe mais imdevimabe são dois desses regimes que foram aprovados para uso de emergência pelo FDA. Se administrados logo após a infecção, esses medicamentos podem ajudar seu sistema imunológico a combater o vírus. Eles podem ser administrados a pessoas com doença leve a moderada que não estão hospitalizadas.
Outros tratamentos possíveis, como plasma de pessoas que tiveram COVID-19 e se recuperaram, estão sendo estudados, mas não há evidências suficientes para recomendá-los no momento.
Com base nas evidências disponíveis, as diretrizes de tratamento atuais do National Institutes of Health recomendam contra o uso de alguns medicamentos para COVID-19, incluindo cloroquina e hidroxicloroquina. Não tome nenhum medicamento para tratar COVID-19, exceto aqueles prescritos pelo seu provedor. Verifique com seu provedor antes de tratar a si mesmo ou a um ente querido com vitaminas, nutrientes ou qualquer medicamento prescrito no passado para outros problemas de saúde.
As complicações podem incluir:
- Danos ao coração e vasos sanguíneos, rins, cérebro, pele, olhos e órgãos gastrointestinais
- Parada respiratória
- Morte
Você deve entrar em contato com seu provedor:
- Se você tiver sintomas e achar que pode ter sido exposto ao COVID-19
- Se você tem COVID-19 e seus sintomas estão piorando
Ligue para o 911 ou o número de emergência local se você tiver:
- Problemas respiratórios
- Dor ou pressão no peito
- Confusão ou incapacidade de acordar
- Lábios ou rosto azuis
- Quaisquer outros sintomas graves ou preocupantes
Antes de ir ao consultório médico ou ao departamento de emergência hospitalar (DE), ligue com antecedência e diga que você tem ou acha que pode ter COVID-19. Conte a eles sobre quaisquer condições subjacentes que você possa ter, como doenças cardíacas, diabetes ou doenças pulmonares. Use uma máscara facial de pano com pelo menos 2 camadas quando for ao consultório ou pronto-socorro, a menos que torne a respiração muito difícil. Isso ajudará a proteger outras pessoas com quem você entrar em contato.
As vacinas COVID-19 são usadas para estimular o sistema imunológico do corpo e proteger contra COVID-19. Essas vacinas são uma ferramenta vital para ajudar a interromper a pandemia de COVID-19.
Atualmente, há suprimentos limitados da vacina COVID-19. Por causa disso, o CDC fez recomendações aos governos estaduais e locais sobre quem deve receber as vacinas primeiro. Consulte o departamento de saúde pública local para obter informações em seu estado.
Mesmo depois de receber as duas doses da vacina, você ainda precisará continuar a usar uma máscara, manter-se a pelo menos 2 metros de distância das outras pessoas e lavar as mãos com frequência.
Os especialistas ainda estão aprendendo como as vacinas COVID-19 fornecem proteção, portanto, precisamos continuar a fazer tudo o que pudermos para impedir a propagação. Por exemplo, não se sabe se uma pessoa vacinada ainda pode espalhar o vírus, mesmo estando protegida contra ele.
Por esta razão, até que mais se saiba, usar vacinas e medidas para proteger outras pessoas é a melhor maneira de permanecer seguro e saudável.
Se você tem COVID-19 ou apresenta sintomas, deve se isolar em casa e evitar o contato com outras pessoas, tanto dentro como fora de sua casa, para evitar a propagação da doença. Isso é chamado de isolamento doméstico ou auto-quarentena. Você deve fazer isso imediatamente e não esperar por nenhum teste COVID-19.
- Tanto quanto possível, fique em um cômodo específico e longe de outras pessoas em sua casa. Use um banheiro separado, se puder. Não saia de casa, exceto para obter cuidados médicos.
- Não viaje enquanto estiver doente. Não use transporte público ou táxis.
- Acompanhe seus sintomas. Você pode receber instruções sobre como verificar e relatar seus sintomas.
- Fique em contato com seu médico. Antes de ir ao consultório médico ou ao departamento de emergência (DE), ligue com antecedência e diga que você tem ou acha que pode ter COVID-19.
- Use uma máscara facial ao ver o seu provedor e sempre que outras pessoas estiverem na mesma sala com você.Se você não pode usar uma máscara, por exemplo, devido a problemas respiratórios, as pessoas em sua casa devem usar uma máscara se precisarem ficar no mesmo cômodo que você.
- Evite o contato com animais de estimação ou outros animais. (O SARS-CoV-2 pode se espalhar de pessoas para animais, mas não se sabe com que frequência isso acontece.)
- Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou a manga (não com as mãos) ao tossir ou espirrar. As gotas que são liberadas quando uma pessoa espirra ou tosse são infecciosas. Jogue fora o lenço após o uso.
- Lave as mãos várias vezes ao dia com sabão e água corrente por pelo menos 20 segundos. Faça isso antes de comer ou preparar alimentos, depois de usar o banheiro e depois de tossir, espirrar ou assoar o nariz. Use um desinfetante para as mãos à base de álcool (pelo menos 60% de álcool) se não houver água e sabão disponíveis.
- Evite tocar seu rosto, olhos, nariz e boca com as mãos sujas.
- Não compartilhe itens pessoais como xícaras, talheres, toalhas ou roupas de cama. Lave tudo o que você usou com água e sabão.
- Limpe todas as áreas de "alto contato" da casa, como maçanetas, louças de banheiro e cozinha, banheiros, telefones, tablets e balcões e outras superfícies. Use um spray de limpeza doméstico e siga as instruções de uso.
Você deve permanecer em casa, evitar o contato com pessoas e seguir as orientações do seu provedor de saúde e do departamento de saúde local sobre quando interromper o isolamento doméstico.
Também é importante ajudar a prevenir a propagação da doença para proteger as pessoas com alto risco de doenças graves e para proteger os provedores que estão na linha de frente no tratamento do COVID-19.
Por isso, todos devem praticar o distanciamento físico. Isso significa:
- Evite locais públicos lotados e reuniões de massa, como shopping centers, cinemas, salas de concerto, conferências e estádios esportivos.
- Não se reúna em grupos maiores que 10. Quanto menos pessoas com quem você passar, melhor.
- Fique a pelo menos 2 metros de distância de outras pessoas.
- Trabalhe em casa (se for uma opção).
- Se você tiver que sair, use uma máscara facial ou uma cobertura de pano para o rosto em áreas onde pode ser difícil manter o distanciamento físico, como um supermercado.
Para descobrir o que está acontecendo em sua comunidade, verifique o site do governo local ou estadual.
Saiba mais sobre o COVID-19 e você:
- combatcovid.hhs.gov
- www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/index.html
Para obter as informações de pesquisa mais recentes:
- covid19.nih.gov
Informações sobre COVID-19 da Organização Mundial da Saúde:
- www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019
Coronavirus - 2019; Coronavirus - romance 2019; novo coronavírus de 2019; SARS-CoV-2
- COVID-19
- Coronavírus
- Sistema respiratório
- Vias respiratórias superiores
- Trato respiratório inferior
- Máscaras faciais evitam a propagação de COVID-19
- Como usar uma máscara facial para evitar a propagação de COVID-19
- Vacina para o covid-19
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. COVID-19: Como se proteger e aos outros. www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/prevention.html. Atualizado em 4 de fevereiro de 2021. Acessado em 6 de fevereiro de 2021.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. COVID-19: Profissionais de saúde: Informações sobre o COVID-19. www.cdc.gov/coronavirus/2019-nCoV/hcp/index.html. Atualizado em 11 de fevereiro de 2020. Acessado em 11 de fevereiro de 2021.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. COVID-19: Orientação de saúde pública para exposição relacionada à comunidade. www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/php/public-health-recommendations.html. Atualizado em 3 de dezembro de 2020. Acessado em 6 de fevereiro de 2021.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. COVID-19: Perguntas frequentes sobre a vacinação COVID-19. www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/faq.html. Atualizado em 25 de janeiro de 2021. Acessado em 6 de fevereiro de 2021.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. COVID-19: Tratamentos que seu médico pode recomendar se você estiver doente. www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/your-health/treatments-for-severe-illness.html. Atualizado em 8 de dezembro de 2020. Acessado em 6 de fevereiro de 2021.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. COVID-19: O que fazer se você estiver doente. www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/if-you-are-sick/steps-when-sick.html. Atualizado em 31 de dezembro. Acessado em 6 de fevereiro de 2021.
Instituto Nacional de Saúde. Diretrizes de tratamento COVID-19. Manejo terapêutico de pacientes com COVID-19. www.covid19treatmentguidelines.nih.gov/therapeutic-management/. Atualizado em 11 de fevereiro de 2021. Acessado em 11 de fevereiro de 2021.