Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 27 Abril 2021
Data De Atualização: 18 Novembro 2024
Anonim
Como a fazer BOTINHA no TORNOZELO (NUNCA MAIS VIRE O PÉ) | #31
Vídeo: Como a fazer BOTINHA no TORNOZELO (NUNCA MAIS VIRE O PÉ) | #31

Contente

Visão geral

Os pés são uma das partes mais comuns do corpo afetadas pela artrite psoriática (APS). Esta doença pode inflamar qualquer um dos 28 ossos e 30 articulações de cada pé, assim como os tornozelos. E quando o PsA atinge seus pés com força, cada passo pode ser uma agonia.

Dor, inchaço dos pés e dedos dos pés (dactilite) e rigidez são comuns no APs. Esses sintomas podem ser piores logo de manhã ou se você não mexe os pés há um tempo, como na manhã em que se levanta.

Em particular, o PSA tende a causar dor na parte de trás do calcanhar (tendinite de Aquiles) ou na planta do pé (fasceíte plantar). A dor e o inchaço nos pés aparecem durante os períodos ativos da doença, chamados crises e diminuem durante as remissões.

Gerenciar seu PSA com medicamentos ajudará a controlar a dor e o inchaço nos pés. Ao seguir seu plano de tratamento, aqui estão algumas outras dicas para ajudá-lo a gerenciar esses sintomas.

Tome sua medicação

Os produtos biológicos e outras drogas anti-reumáticas modificadoras de doenças (DMARDs) atuam no sistema imunológico para retardar a progressão do PSA. Se você tomar todas as suas doses dentro do prazo, esses medicamentos deverão ajudar a controlar os danos nas articulações que causam dor nos pés.


Escolha bons sapatos

Evite sapatos de salto alto e sapatos com uma biqueira estreita. Eles pressionam demais os pés doloridos e inchados. Em vez disso, use sapatos com um dedo aberto ou uma caixa larga para dar espaço aos pés para inchar.

Adicione uma pastilha almofadada para ainda mais conforto e suporte. O seu podólogo pode recomendar que você use palmilhas ortopédicas personalizadas. Essas inserções oferecem mais suporte, aumentam seu conforto e reduzem a pressão nos pés.

Exercício

Um treino diário faz parte da receita da artrite. O exercício ajuda a manter as articulações flexíveis e retira o peso extra que exerce pressão sobre elas.

Quando se trata de PsA, alguns exercícios são mais seguros que outros. Correr ou correr pode agravar a dor. Mesmo caminhar pode não ser possível nos dias em que seus pés doem.

Em vez de bater na calçada, tente nadar. O exercício aquático é particularmente bom para a artrite, porque a água quente acalma as articulações doloridas, enquanto a flutuabilidade retira pressão delas.


Uma bicicleta ou uma máquina elíptica é outra maneira sem impacto de se trabalhar com a PsA. Também trabalhe em sua rotina várias vezes por semana, especialmente em áreas doloridas como o tendão de Aquiles e a fáscia plantar na parte inferior do pé.

Um fisioterapeuta pode ensinar alongamentos e exercícios seguros para as articulações.

Perder peso

Seus pés precisam suportar o peso do seu corpo. Estar acima do peso coloca pressão extra sobre eles.

Além disso, o tecido adiposo libera substâncias inflamatórias que agravam o PSA e agravam seus sintomas. Tente reduzir o peso extra com uma dieta saudável e exercícios regulares. Se você ainda estiver com dificuldades para controlar seu peso, consulte seu médico.

Fazer pausas

Quando seus pés doem, descanse. Sente-se e apoie-os em um banquinho a intervalos regulares durante o dia para facilitar o inchaço.

Mergulhe-os

Mergulhar os pés em água morna com alguns sais de Epsom ajuda a aliviar o inchaço e a dor. Apenas não mantenha os pés submersos por muito tempo. Demasiado tempo debaixo d'água pode secar a pele e fazer sua psoríase se inflamar.


Tome um analgésico

Tente um AINE como ibuprofeno (Advil, Motrin) ou naproxeno (Aleve). Esses analgésicos reduzem o inchaço e aliviam a dor nos pés e em outras manchas doloridas.

Apare as unhas dos pés

Mantenha as unhas cortadas curtas para evitar prendê-las nas meias e puxá-las. Arquive cada unha para mantê-la lisa. Tenha cuidado para não cortar as unhas muito curtas, no entanto. Você não deseja cortar a pele durante o processo e possivelmente causar uma infecção.

Use uma bolsa de gelo

O frio reduz os vasos sanguíneos, o que ajuda a reduzir a inflamação e o inchaço. Também tem um efeito entorpecedor em áreas sensíveis.

Quando seus pés estiverem doloridos, segure uma bolsa de gelo por 10 minutos por vez, várias vezes ao dia. Enrole o gelo em uma toalha primeiro para evitar danos à sua pele.

Um truque se você tiver fascite plantar é rolar a parte inferior do pé em uma garrafa de água gelada ou congelada. Você receberá uma massagem relaxante junto com o frio.

Pergunte sobre tiros de esteróides

As injeções de corticosteróides reduzem o inchaço nas articulações inflamadas. O seu médico pode lhe dar uma injeção em cada uma das articulações afetadas nos pés durante as crises.

O takeaway

Experimente estas dicas de atendimento domiciliar para aliviar a dor no pé da PSA. Se eles não funcionarem, pergunte ao seu podólogo ou reumatologista sobre outras opções de tratamento. Se tudo mais falhar, pode ser necessário considerar uma cirurgia no pé para reparar as articulações danificadas.

Nossas Publicações

Por que é tão importante encontrar médicos que aceitam o Medicare perto de você

Por que é tão importante encontrar médicos que aceitam o Medicare perto de você

Ao ecolher um plano Medicare, um fator importante a coniderar é encontrar médico que aceitem o Medicare perto de você. Não importa e você etá procurando uma clínica,...
Seu plano de refeições de 7 dias para AR: receitas antiinflamatórias

Seu plano de refeições de 7 dias para AR: receitas antiinflamatórias

O alimento deempenham um papel importante no controle da inflamação. Reunimo uma emana inteira de receita uando alimento que ão conhecido por ua propriedade antiinflamatória. Ajude...