Vacina contra influenza, intranasal ao vivo
A vacina contra influenza pode prevenir a influenza (gripe).
A gripe é uma doença contagiosa que se espalha nos Estados Unidos todos os anos, geralmente entre outubro e maio. Qualquer pessoa pode pegar gripe, mas é mais perigoso para algumas pessoas. Bebês e crianças pequenas, pessoas com 65 anos de idade ou mais, mulheres grávidas e pessoas com certas condições de saúde ou com o sistema imunológico enfraquecido correm o maior risco de complicações da gripe.
Pneumonia, bronquite, infecções nos seios da face e infecções de ouvido são exemplos de complicações relacionadas à gripe. Se você tem uma condição médica, como doença cardíaca, câncer ou diabetes, a gripe pode piorar a situação.
A gripe pode causar febre e calafrios, dor de garganta, dores musculares, fadiga, tosse, dor de cabeça e nariz escorrendo ou entupido. Algumas pessoas podem ter vômitos e diarreia, embora isso seja mais comum em crianças do que em adultos.
Todos os anos, milhares de pessoas morrem de gripe nos Estados Unidos e muitas mais são hospitalizadas. A vacina contra a gripe previne milhões de doenças e consultas médicas relacionadas à gripe a cada ano.
O CDC recomenda que todas as pessoas com 6 meses de idade ou mais sejam vacinadas a cada temporada de gripe. Crianças de 6 meses a 8 anos de idade podem precisar de 2 doses durante uma única temporada de gripe. Todos os outros precisam de apenas 1 dose a cada temporada de gripe.
A vacina viva atenuada contra influenza (chamada LAIV) é uma vacina em spray nasal que pode ser administrada a pessoas não grávidas de 2 a 49 anos de idade.
Demora cerca de 2 semanas para que a proteção se desenvolva após a vacinação.
Existem muitos vírus da gripe e estão sempre mudando. A cada ano, uma nova vacina contra a gripe é feita para proteger contra três ou quatro vírus que podem causar doenças na próxima temporada de gripe. Mesmo quando a vacina não corresponde exatamente a esses vírus, ela ainda pode fornecer alguma proteção.
A vacina contra influenza não causa gripe.
A vacina da gripe pode ser administrada ao mesmo tempo que outras vacinas.
Diga ao provedor se a pessoa que está tomando a vacina:
- Tem menos de 2 anos ou mais de 49 anos de idade.
- Está grávida.
- Teve uma reação alérgica após uma dose anterior da vacina contra a gripe ou tem alguma alergia grave com risco de vida.
- É uma criança ou adolescente de 2 a 17 anos de idade que está recebendo aspirina ou produtos que contêm aspirina.
- Tem um sistema imunológico enfraquecido.
- É uma criança de 2 a 4 anos que tem asma ou história de sibilância nos últimos 12 meses.
- Tomou medicamento antiviral para influenza nas últimas 48 horas.
- Cuida de pessoas gravemente imunocomprometidas que requerem um ambiente protegido.
- Tem 5 anos ou mais e tem asma.
- Possui outras condições médicas subjacentes que podem colocar as pessoas em maior risco de complicações graves da gripe (como doenças pulmonares, cardíacas, renais, renais ou hepáticas, neurológicas ou neuromusculares ou metabólicas).
- Teve a Síndrome de Guillain-Barré 6 semanas após uma dose anterior da vacina contra a gripe.
Em alguns casos, seu médico pode decidir adiar a vacinação contra influenza para uma consulta futura.
Para alguns pacientes, um tipo diferente de vacina contra influenza (vacina inativada ou recombinante) pode ser mais apropriado do que a vacina viva atenuada contra influenza.
Pessoas com doenças leves, como resfriado, podem ser vacinadas. Pessoas moderadamente ou gravemente enfermas geralmente devem esperar até que se recuperem antes de receber a vacina contra a gripe.
Seu médico pode lhe dar mais informações.
- Correção nasal ou congestão nasal, respiração ofegante e dor de cabeça podem ocorrer após a LAIV.
- Vômitos, dores musculares, febre, dor de garganta e tosse são outros efeitos colaterais possíveis.
Se esses problemas ocorrerem, eles geralmente começam logo após a vacinação e são leves e de curta duração.
Como acontece com qualquer medicamento, há uma chance muito remota de uma vacina causar uma reação alérgica grave, outras lesões graves ou morte.
Uma reação alérgica pode ocorrer após a pessoa vacinada deixar a clínica.Se você observar sinais de uma reação alérgica grave (urticária, inchaço no rosto e na garganta, dificuldade para respirar, batimento cardíaco acelerado, tontura ou fraqueza), ligue para 9-1-1 e leve a pessoa ao hospital mais próximo.
Para outros sinais que dizem respeito a você, ligue para seu médico.
As reações adversas devem ser notificadas ao Sistema de Notificação de Eventos Adversos de Vacinas (VAERS). O seu provedor de cuidados de saúde geralmente irá apresentar este relatório, ou você mesmo pode fazê-lo. Visite o site do VAERS em http://www.vaers.hhs.gov ou ligue para 1-800-822-7967. O VAERS serve apenas para relatar reações e os funcionários do VAERS não fornecem aconselhamento médico.
O Programa Nacional de Compensação por Lesões por Vacinas (VICP) é um programa federal criado para indenizar pessoas que podem ter sido feridas por certas vacinas. Visite o site do VICP em http://www.hrsa.gov/vaccinecompensation ou ligue para 1-800-338-2382 para saber mais sobre o programa e como fazer uma reclamação. Existe um limite de tempo para apresentar um pedido de indemnização.
- Pergunte ao seu médico
- Ligue para o departamento de saúde local ou estadual.
- Entre em contato com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC): Ligue para 1-800-232-4636 (1-800-CDC-INFO) ou visite o site do CDC em http://www.cdc.gov/flu
Declaração de informações sobre vacinas contra influenza vivas atenuadas. Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA / Programa Nacional de Imunização de Prevenção e Controle de Doenças. 15/08/2019.
- FluMist®