Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 15 Abril 2021
Data De Atualização: 17 Novembro 2024
Anonim
Vacina contra tétano, difteria, coqueluche (Tdap) - Medicamento
Vacina contra tétano, difteria, coqueluche (Tdap) - Medicamento

O tétano, a difteria e a tosse convulsa são doenças muito graves. A vacina Tdap pode nos proteger dessas doenças. E a vacina Tdap dada a mulheres grávidas pode proteger bebês recém-nascidos contra a coqueluche.

TÉTANO (Lockjaw) é raro nos Estados Unidos hoje. Causa contração e rigidez muscular dolorosa, geralmente em todo o corpo. Isso pode levar ao enrijecimento dos músculos da cabeça e do pescoço, de forma que você não pode abrir a boca, engolir ou às vezes até mesmo respirar. O tétano mata cerca de 1 em cada 10 pessoas infectadas, mesmo depois de receber os melhores cuidados médicos.

DIFTERIA também é raro nos Estados Unidos hoje. Isso pode causar a formação de uma camada espessa na parte posterior da garganta. Pode causar problemas respiratórios, paralisia, insuficiência cardíaca e morte.

PERTUSSIS (Tosse convulsa) causa crises de tosse graves, que podem causar dificuldade para respirar, vômitos e sono perturbado. Também pode causar perda de peso, incontinência e fraturas de costelas. Até 2 em 100 adolescentes e 5 em 100 adultos com coqueluche são hospitalizados ou apresentam complicações, que podem incluir pneumonia ou morte.


Essas doenças são causadas por bactérias. A difteria e a coqueluche são transmitidas de pessoa para pessoa por meio de secreções da tosse ou espirro. O tétano entra no corpo por meio de cortes, arranhões ou feridas. Antes das vacinas, até 200.000 casos por ano de difteria, 200.000 casos de coqueluche e centenas de casos de tétano, eram relatados nos Estados Unidos a cada ano. Desde o início da vacinação, os relatos de casos de tétano e difteria caíram cerca de 99% e de coqueluche em cerca de 80%.

A vacina Tdap pode proteger adolescentes e adultos do tétano, difteria e coqueluche. Uma dose de Tdap é administrada rotineiramente aos 11 ou 12 anos de idade. Pessoas que não receberam Tdap nessa idade devem tomá-la o mais rápido possível.

Tdap é especialmente importante para profissionais de saúde e qualquer pessoa que tenha contato próximo com um bebê com menos de 12 meses.

Mulheres grávidas devem receber uma dose de Tdap durante cada gravidez, para proteger o recém-nascido da coqueluche. Os bebês correm o maior risco de complicações graves e fatais causadas pela coqueluche.


Outra vacina, chamada Td, protege contra o tétano e a difteria, mas não contra a coqueluche. Um reforço Td deve ser administrado a cada 10 anos. O Tdap pode ser administrado como um desses reforços se você nunca tiver tomado o Tdap antes. O Tdap também pode ser administrado após um corte ou queimadura severa para prevenir a infecção por tétano.

O seu médico ou a pessoa que lhe administrou a vacina podem dar-lhe mais informações.

Tdap pode ser administrado com segurança ao mesmo tempo que outras vacinas.

  • Uma pessoa que já teve uma reação alérgica com risco de vida após uma dose anterior de qualquer vacina contendo difteria, tétano ou coqueluche, ou tem uma alergia grave a qualquer parte desta vacina, não deve tomar a vacina Tdap. Informe a pessoa que está dando a vacina sobre quaisquer alergias graves.
  • Qualquer pessoa que teve coma ou crises repetidas longas dentro de 7 dias após uma dose infantil de DTP ou DTaP, ou uma dose anterior de Tdap, não deve receber Tdap, a menos que uma causa diferente da vacina tenha sido encontrada. Eles ainda podem obter Td.
  • Converse com seu médico se você:
    • ter convulsões ou outro problema do sistema nervoso,
    • teve dor intensa ou inchaço após qualquer vacina contendo difteria, tétano ou coqueluche,
    • já teve uma condição chamada Síndrome de Guillain-Barré (GBS),
    • não está se sentindo bem no dia em que a foto foi agendada.

Com qualquer medicamento, incluindo vacinas, há uma chance de efeitos colaterais. Geralmente são leves e desaparecem por conta própria. Reações graves também são possíveis, mas são raras.


A maioria das pessoas que toma a vacina Tdap não tem problemas com ela.

Problemas leves após Tdap:(Não interfere nas atividades)

  • Dor no local da injeção (cerca de 3 em 4 adolescentes ou 2 em 3 adultos)
  • Vermelhidão ou inchaço no local da injeção (cerca de 1 pessoa em 5)
  • Febre leve de pelo menos 100,4 ° F (até cerca de 1 em 25 adolescentes ou 1 em 100 adultos)
  • Dor de cabeça (cerca de 3 ou 4 pessoas em 10)
  • Cansaço (cerca de 1 pessoa em 3 ou 4)
  • Náusea, vômito, diarreia, dor de estômago (até 1 em 4 adolescentes ou 1 em 10 adultos)
  • Calafrios, dores nas articulações (cerca de 1 pessoa em 10)
  • Dores no corpo (cerca de 1 pessoa em 3 ou 4)
  • Erupção cutânea, glândulas inchadas (incomum)

Problemas moderados após o Tdap:(Interferiu nas atividades, mas não exigiu atenção médica)

  • Dor no local da injeção (cerca de 1 em 5 ou 6)
  • Vermelhidão ou inchaço no local da injeção (até cerca de 1 em 16 adolescentes ou 1 em 12 adultos)
  • Febre acima de 102 ° F (cerca de 1 em 100 adolescentes ou 1 em 250 adultos)
  • Dor de cabeça (cerca de 1 em 7 adolescentes ou 1 em 10 adultos)
  • Náusea, vômito, diarreia, dor de estômago (até 1 ou 3 pessoas em 100)
  • Inchaço de todo o braço onde a injeção foi aplicada (até cerca de 1 em 500).

Problemas graves após o Tdap:(Incapaz de realizar atividades usuais; atenção médica necessária)

  • Inchaço, dor intensa, sangramento e vermelhidão no braço onde a injeção foi aplicada (raro).

Problemas que podem acontecer após qualquer vacina injetada:

  • Às vezes, as pessoas desmaiam após um procedimento médico, incluindo vacinação. Sentar ou deitar por cerca de 15 minutos pode ajudar a prevenir desmaios e lesões causadas por uma queda. Informe o seu médico se sentir tonturas, ou tiver alterações na visão ou zumbidos nos ouvidos.
  • Algumas pessoas sentem fortes dores no ombro e têm dificuldade em mover o braço onde a injeção foi aplicada. Isso acontece muito raramente.
  • Qualquer medicamento pode causar uma reação alérgica grave. Essas reações de uma vacina são muito raras, estimadas em menos de 1 em um milhão de doses e aconteceriam dentro de alguns minutos a algumas horas após a vacinação. Como com qualquer medicamento, há uma chance muito pequena de uma vacina causar ferimentos graves ou morte. A segurança das vacinas está sempre sendo monitorada. Para obter mais informações, visite: http://www.cdc.gov/vaccinesafety/.
  • Procure qualquer coisa que o preocupe, como sinais de uma reação alérgica grave, febre muito alta ou comportamento incomum. Os sinais de uma reação alérgica grave podem incluir urticária, inchaço do rosto e da garganta, dificuldade para respirar, batimento cardíaco acelerado, tontura, e fraqueza. Isso começaria alguns minutos a algumas horas após a vacinação.
  • Se você acha que é uma reação alérgica grave ou outra emergência que não pode esperar, ligue para 9-1-1 ou leve a pessoa ao hospital mais próximo. Caso contrário, chame seu médico.
  • Posteriormente, a reação deve ser relatada ao Sistema de Notificação de Eventos Adversos à Vacina (VAERS). O seu médico pode apresentar este relatório ou você mesmo pode fazê-lo através do site do VAERS em http://www.vaers.hhs.gov ou ligando para 1-800-822-7967.

VAERS não fornece aconselhamento médico.

O Programa Nacional de Compensação por Lesões por Vacinas (VICP) é um programa federal criado para indenizar pessoas que podem ter sido feridas por certas vacinas.

Pessoas que acreditam que podem ter sido feridas por uma vacina podem aprender sobre o programa e como fazer uma reclamação ligando para 1-800-338-2382 ou visitando o site do VICP em http://www.hrsa.gov/vaccinecompensation. Existe um limite de tempo para apresentar um pedido de indemnização.

  • Pergunte ao seu médico. Ele pode fornecer o folheto informativo da vacina ou sugerir outras fontes de informação.
  • Ligue para o departamento de saúde local ou estadual.
  • Entre em contato com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC): Ligue para 1-800-232-4636 ou visite o site do CDC em http://www.cdc.gov/vaccines.

Declaração de informações da vacina Tdap Vaccine. Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA / Programa Nacional de Imunização de Prevenção e Controle de Doenças. 24/02/2015.

  • Adacel® (contendo difteria, toxóides tetânicos, vacina contra coqueluche acelular)
  • Boostrix® (contendo difteria, toxóides do tétano, vacina contra coqueluche acelular)
  • Tdap
Última revisão - 15/11/2016

Ganhando Popularidade

15 remédios que vão parar de ressonar

15 remédios que vão parar de ressonar

e você ronca, não etá ozinho: até metade de todo o adulto americano ronca. Io acontece quando o ar flui pela garganta quando você repira durante o ono. Io faz com que o tecido...
Haloperidol, comprimido oral

Haloperidol, comprimido oral

O comprimido oral de haloperidol etá diponível apena como medicamento genérico. Não há verão com nome de marca.O haloperidol etá diponível como comprimido oral,...