Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 15 Abril 2021
Data De Atualização: 16 Agosto 2025
Anonim
Vacina contra tétano, difteria, coqueluche (Tdap) - Medicamento
Vacina contra tétano, difteria, coqueluche (Tdap) - Medicamento

O tétano, a difteria e a tosse convulsa são doenças muito graves. A vacina Tdap pode nos proteger dessas doenças. E a vacina Tdap dada a mulheres grávidas pode proteger bebês recém-nascidos contra a coqueluche.

TÉTANO (Lockjaw) é raro nos Estados Unidos hoje. Causa contração e rigidez muscular dolorosa, geralmente em todo o corpo. Isso pode levar ao enrijecimento dos músculos da cabeça e do pescoço, de forma que você não pode abrir a boca, engolir ou às vezes até mesmo respirar. O tétano mata cerca de 1 em cada 10 pessoas infectadas, mesmo depois de receber os melhores cuidados médicos.

DIFTERIA também é raro nos Estados Unidos hoje. Isso pode causar a formação de uma camada espessa na parte posterior da garganta. Pode causar problemas respiratórios, paralisia, insuficiência cardíaca e morte.

PERTUSSIS (Tosse convulsa) causa crises de tosse graves, que podem causar dificuldade para respirar, vômitos e sono perturbado. Também pode causar perda de peso, incontinência e fraturas de costelas. Até 2 em 100 adolescentes e 5 em 100 adultos com coqueluche são hospitalizados ou apresentam complicações, que podem incluir pneumonia ou morte.


Essas doenças são causadas por bactérias. A difteria e a coqueluche são transmitidas de pessoa para pessoa por meio de secreções da tosse ou espirro. O tétano entra no corpo por meio de cortes, arranhões ou feridas. Antes das vacinas, até 200.000 casos por ano de difteria, 200.000 casos de coqueluche e centenas de casos de tétano, eram relatados nos Estados Unidos a cada ano. Desde o início da vacinação, os relatos de casos de tétano e difteria caíram cerca de 99% e de coqueluche em cerca de 80%.

A vacina Tdap pode proteger adolescentes e adultos do tétano, difteria e coqueluche. Uma dose de Tdap é administrada rotineiramente aos 11 ou 12 anos de idade. Pessoas que não receberam Tdap nessa idade devem tomá-la o mais rápido possível.

Tdap é especialmente importante para profissionais de saúde e qualquer pessoa que tenha contato próximo com um bebê com menos de 12 meses.

Mulheres grávidas devem receber uma dose de Tdap durante cada gravidez, para proteger o recém-nascido da coqueluche. Os bebês correm o maior risco de complicações graves e fatais causadas pela coqueluche.


Outra vacina, chamada Td, protege contra o tétano e a difteria, mas não contra a coqueluche. Um reforço Td deve ser administrado a cada 10 anos. O Tdap pode ser administrado como um desses reforços se você nunca tiver tomado o Tdap antes. O Tdap também pode ser administrado após um corte ou queimadura severa para prevenir a infecção por tétano.

O seu médico ou a pessoa que lhe administrou a vacina podem dar-lhe mais informações.

Tdap pode ser administrado com segurança ao mesmo tempo que outras vacinas.

  • Uma pessoa que já teve uma reação alérgica com risco de vida após uma dose anterior de qualquer vacina contendo difteria, tétano ou coqueluche, ou tem uma alergia grave a qualquer parte desta vacina, não deve tomar a vacina Tdap. Informe a pessoa que está dando a vacina sobre quaisquer alergias graves.
  • Qualquer pessoa que teve coma ou crises repetidas longas dentro de 7 dias após uma dose infantil de DTP ou DTaP, ou uma dose anterior de Tdap, não deve receber Tdap, a menos que uma causa diferente da vacina tenha sido encontrada. Eles ainda podem obter Td.
  • Converse com seu médico se você:
    • ter convulsões ou outro problema do sistema nervoso,
    • teve dor intensa ou inchaço após qualquer vacina contendo difteria, tétano ou coqueluche,
    • já teve uma condição chamada Síndrome de Guillain-Barré (GBS),
    • não está se sentindo bem no dia em que a foto foi agendada.

Com qualquer medicamento, incluindo vacinas, há uma chance de efeitos colaterais. Geralmente são leves e desaparecem por conta própria. Reações graves também são possíveis, mas são raras.


A maioria das pessoas que toma a vacina Tdap não tem problemas com ela.

Problemas leves após Tdap:(Não interfere nas atividades)

  • Dor no local da injeção (cerca de 3 em 4 adolescentes ou 2 em 3 adultos)
  • Vermelhidão ou inchaço no local da injeção (cerca de 1 pessoa em 5)
  • Febre leve de pelo menos 100,4 ° F (até cerca de 1 em 25 adolescentes ou 1 em 100 adultos)
  • Dor de cabeça (cerca de 3 ou 4 pessoas em 10)
  • Cansaço (cerca de 1 pessoa em 3 ou 4)
  • Náusea, vômito, diarreia, dor de estômago (até 1 em 4 adolescentes ou 1 em 10 adultos)
  • Calafrios, dores nas articulações (cerca de 1 pessoa em 10)
  • Dores no corpo (cerca de 1 pessoa em 3 ou 4)
  • Erupção cutânea, glândulas inchadas (incomum)

Problemas moderados após o Tdap:(Interferiu nas atividades, mas não exigiu atenção médica)

  • Dor no local da injeção (cerca de 1 em 5 ou 6)
  • Vermelhidão ou inchaço no local da injeção (até cerca de 1 em 16 adolescentes ou 1 em 12 adultos)
  • Febre acima de 102 ° F (cerca de 1 em 100 adolescentes ou 1 em 250 adultos)
  • Dor de cabeça (cerca de 1 em 7 adolescentes ou 1 em 10 adultos)
  • Náusea, vômito, diarreia, dor de estômago (até 1 ou 3 pessoas em 100)
  • Inchaço de todo o braço onde a injeção foi aplicada (até cerca de 1 em 500).

Problemas graves após o Tdap:(Incapaz de realizar atividades usuais; atenção médica necessária)

  • Inchaço, dor intensa, sangramento e vermelhidão no braço onde a injeção foi aplicada (raro).

Problemas que podem acontecer após qualquer vacina injetada:

  • Às vezes, as pessoas desmaiam após um procedimento médico, incluindo vacinação. Sentar ou deitar por cerca de 15 minutos pode ajudar a prevenir desmaios e lesões causadas por uma queda. Informe o seu médico se sentir tonturas, ou tiver alterações na visão ou zumbidos nos ouvidos.
  • Algumas pessoas sentem fortes dores no ombro e têm dificuldade em mover o braço onde a injeção foi aplicada. Isso acontece muito raramente.
  • Qualquer medicamento pode causar uma reação alérgica grave. Essas reações de uma vacina são muito raras, estimadas em menos de 1 em um milhão de doses e aconteceriam dentro de alguns minutos a algumas horas após a vacinação. Como com qualquer medicamento, há uma chance muito pequena de uma vacina causar ferimentos graves ou morte. A segurança das vacinas está sempre sendo monitorada. Para obter mais informações, visite: http://www.cdc.gov/vaccinesafety/.
  • Procure qualquer coisa que o preocupe, como sinais de uma reação alérgica grave, febre muito alta ou comportamento incomum. Os sinais de uma reação alérgica grave podem incluir urticária, inchaço do rosto e da garganta, dificuldade para respirar, batimento cardíaco acelerado, tontura, e fraqueza. Isso começaria alguns minutos a algumas horas após a vacinação.
  • Se você acha que é uma reação alérgica grave ou outra emergência que não pode esperar, ligue para 9-1-1 ou leve a pessoa ao hospital mais próximo. Caso contrário, chame seu médico.
  • Posteriormente, a reação deve ser relatada ao Sistema de Notificação de Eventos Adversos à Vacina (VAERS). O seu médico pode apresentar este relatório ou você mesmo pode fazê-lo através do site do VAERS em http://www.vaers.hhs.gov ou ligando para 1-800-822-7967.

VAERS não fornece aconselhamento médico.

O Programa Nacional de Compensação por Lesões por Vacinas (VICP) é um programa federal criado para indenizar pessoas que podem ter sido feridas por certas vacinas.

Pessoas que acreditam que podem ter sido feridas por uma vacina podem aprender sobre o programa e como fazer uma reclamação ligando para 1-800-338-2382 ou visitando o site do VICP em http://www.hrsa.gov/vaccinecompensation. Existe um limite de tempo para apresentar um pedido de indemnização.

  • Pergunte ao seu médico. Ele pode fornecer o folheto informativo da vacina ou sugerir outras fontes de informação.
  • Ligue para o departamento de saúde local ou estadual.
  • Entre em contato com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC): Ligue para 1-800-232-4636 ou visite o site do CDC em http://www.cdc.gov/vaccines.

Declaração de informações da vacina Tdap Vaccine. Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA / Programa Nacional de Imunização de Prevenção e Controle de Doenças. 24/02/2015.

  • Adacel® (contendo difteria, toxóides tetânicos, vacina contra coqueluche acelular)
  • Boostrix® (contendo difteria, toxóides do tétano, vacina contra coqueluche acelular)
  • Tdap
Última revisão - 15/11/2016

Recomendado

Naomi Osaka está doando um prêmio em dinheiro de seu último torneio para os esforços de ajuda ao terremoto no Haiti

Naomi Osaka está doando um prêmio em dinheiro de seu último torneio para os esforços de ajuda ao terremoto no Haiti

Naomi O aka e comprometeu a ajudar a pe oa afetada pelo deva tador terremoto de ábado no Haiti, doando prêmio em dinheiro de um torneio para o e forço de ocorro.Em uma men agem po tada ...
Uma vacina Pfizer COVID pode em breve ser aprovada para crianças menores de 12 anos

Uma vacina Pfizer COVID pode em breve ser aprovada para crianças menores de 12 anos

etembro e tá aqui mai uma vez e com ele, mai um ano letivo impactado pela pandemia COVID-19. Algun aluno voltaram para a ala de aula para o aprendizado em tempo integral, ma ainda há preocu...