Rabanetes são bons para você?
Contente
- 5 benefícios para a saúde de rabanetes
- 1. Eles não vão atrapalhar seu plano de alimentação saudável
- 2. Propriedades anticâncer
- 3. Apoie um sistema digestivo saudável
- 4. Propriedades antifúngicas
- 5. Ajude a reduzir os efeitos zen
- Informação nutricional
- Globos vermelhos, crus, 1/2 xícara fatiada
- O que são rabanetes?
- Maneiras deliciosas de usar rabanetes
- O takeaway
Rabanetes podem não ser os vegetais mais populares em sua horta, mas são um dos mais saudáveis.
Essas raízes subvalorizadas são repletas de nutrientes. Eles podem até ajudar ou prevenir alguns problemas de saúde.
5 benefícios para a saúde de rabanetes
Rabanetes não são bem estudados para uso medicinal convencional. A maioria dos estudos foi feita em animais, não em humanos. Mesmo assim, rabanetes têm sido usados como remédio popular há séculos. Eles são usados na Ayurveda e na Medicina Tradicional Chinesa para tratar muitas doenças, como febre, dor de garganta, distúrbios da bile e inflamação.
Rabanetes podem oferecer esses benefícios adicionais à saúde.
1. Eles não vão atrapalhar seu plano de alimentação saudável
Uma porção de 1/2 xícara de rabanetes fatiados contém cerca de 12 calorias e praticamente nenhuma gordura, então eles não vão sabotar sua dieta saudável. Eles são o lanche crocante perfeito quando a larica bate.
Rabanetes são uma boa fonte de vitamina C. Apenas 1/2 xícara oferece cerca de 14% de sua dose diária recomendada. A vitamina C é um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres em seu corpo e a prevenir danos às células causados pelo envelhecimento, um estilo de vida pouco saudável e toxinas ambientais. A vitamina C também desempenha um papel fundamental na produção de colágeno, que apoia a saúde da pele e dos vasos sanguíneos.
Rabanetes contêm pequenas quantidades de:
- potássio
- folato
- riboflavina
- niacina
- vitamina B-6
- vitamina K
- cálcio
- magnésio
- zinco
- fósforo
- cobre
- manganês
- sódio
2. Propriedades anticâncer
Comer vegetais crucíferos como rabanetes pode ajudar a prevenir o câncer. De acordo com o Instituto Linus Pauling, vegetais crucíferos contêm compostos que são decompostos em isotiocianatos quando combinados com água. Os isotiocianatos ajudam a eliminar as substâncias cancerígenas do corpo e a prevenir o desenvolvimento de tumores.
Um estudo de 2010 descobriu que o extrato de raiz de rabanete continha vários tipos de isotiocianatos que causaram a morte celular em algumas linhas de células cancerosas.
3. Apoie um sistema digestivo saudável
Uma porção de 1/2 xícara de rabanetes fornece 1 grama de fibra. Comer algumas porções por dia ajuda você a atingir sua meta diária de ingestão de fibras. As fibras ajudam a prevenir a constipação ao aumentar o volume das fezes para ajudar os resíduos a passarem pelos intestinos. As fibras também podem ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e têm sido associadas à perda de peso e à redução do colesterol.
Folhas de rabanete podem ser especialmente benéficas. Os resultados de um estudo de 2008 em ratos alimentados com uma dieta rica em colesterol sugerem que as folhas de rabanete são uma boa fonte de fibra para ajudar a melhorar a função digestiva. Isso pode ser parcialmente devido ao aumento da produção de bile.
Um estudo separado mostrou que o suco de rabanete pode ajudar a prevenir úlceras gástricas, protegendo o tecido gástrico e fortalecendo a barreira mucosa. A barreira mucosa ajuda a proteger o estômago e intestinos contra microorganismos hostis e toxinas prejudiciais que podem causar úlceras e inflamação.
4. Propriedades antifúngicas
Rabanetes são um antifúngico natural. Eles contêm a proteína antifúngica RsAFP2. Um estudo descobriu que RsAFP2 causou morte celular em Candida albicans, um fungo comum normalmente encontrado em humanos. Quando Candida albicans overgrows, pode causar infecções fúngicas vaginais, infecções fúngicas orais (aftas) e candidíase invasiva.
Um estudo anterior em ratos mostrou que RsAFP2 não era apenas eficaz contra Candida albicans, mas também outro Candida espécies em menor grau. RsAFP2 não foi eficaz contra Candida glabrata Deformação.
5. Ajude a reduzir os efeitos zen
Zearalenona (zen) é um fungo tóxico que invade muitas plantações de milho e rações para animais. Tem sido associada a problemas reprodutivos em animais e humanos, embora o risco para os humanos seja considerado pequeno. De acordo com um estudo de 2008, o extrato de rabanete melhorou o nível de antioxidantes em ratos e pode ser considerado uma maneira segura de diminuir ou prevenir os efeitos zen.
Informação nutricional
Saiba mais sobre o valor nutricional de comer rabanetes crus.
Globos vermelhos, crus, 1/2 xícara fatiada
Calorias | 12 calorias |
Proteína | 0,35 g |
Carboidratos | 2,0 g |
Fibra Alimentar | 1 g |
Potássio | 134,56 mg |
Folato | 15,66 mcg |
O que são rabanetes?
Rabanetes são raízes vegetais da Brassica família. Parentes próximos do rabanete incluem:
- brócolis
- mostarda verde
- couve
- couve-flor
- repolho
- nabos
Os bulbos de rabanete, também chamados de globos, têm vários formatos e cores. A variedade de rabanete mais popular nos Estados Unidos é o vermelho brilhante e lembra uma bola de pingue-pongue com uma pequena cauda. Outras variedades são brancas, roxas ou pretas. Eles podem ser maiores e de forma oblonga.
A maioria dos rabanetes tem gosto apimentado, embora alguns possam ser doces. As variedades de cores mais claras, como o rabanete branco de inverno, têm um sabor mais suave. Os rabanetes tornam-se excessivamente picantes se forem deixados no solo por muito tempo ou não forem comidos imediatamente. Rabanetes menores tendem a ter o melhor sabor e textura.
Maneiras deliciosas de usar rabanetes
Não se limite a usar apenas rabanetes em saladas. Pense fora da caixa! O sabor picante dos rabanetes se adapta bem a muitas receitas. Aqui estão algumas maneiras de incorporar rabanetes em sua dieta:
- Adicione fatias finas de rabanete aos sanduíches.
- Faça um mergulho de rabanete pulsando 1/2 xícara de iogurte grego, 1/4 xícara de rabanete picado, um dente de alho picado e um pouco de vinagre de vinho tinto em um processador de alimentos até ficar homogêneo.
- Adicione alguns rabanetes ralados à sua salada favorita.
- Dê salada de atum ou salada de frango com pimentão e crocante, adicionando 1 a 2 colheres de chá de rabanetes picados.
- Rabanetes picados grosseiramente dão um crocante picante aos tacos.
- Cubra seu bife ou hambúrguer com fatias de rabanete grelhado.
- Use rabanetes como crudité saudável para molhos.
- Pegue em conserva como se fosse pepino.
Ao preparar rabanetes, não jogue as partes verdes. As folhas de rabanete são deliciosas e saudáveis. São saborosos em saladas ou salteados com um pouco de azeite e alho. Você também pode misturá-los com outras verduras, como mostarda, nabo, couve e espinafre.
O takeaway
Rabanetes são bons para você. Eles geralmente são seguros para comer, mas não exagere se você tiver problemas de tireóide.
Quantidades excessivas podem interferir na produção do hormônio tireoidiano. A descobriu que o consumo crônico de rabanete aumentou o peso da glândula tireóide e diminuiu os níveis de hormônio tireoidiano. Isso mimetizou uma condição hipoativa da tireoide, mesmo após a suplementação de iodo. Uma vez que rabanetes podem aumentar a produção de bile, não os coma sem a aprovação do seu médico se você tiver cálculos biliares.
A próxima vez que você estiver passeando pela seção de produtos hortifrutigranjeiros de sua mercearia, não deixe rabanetes ser um pensamento secundário. Você pode não ser capaz de consumir o suficiente para cumprir a ingestão recomendada de todos os nutrientes, mas adicionar uma ou duas porções à dieta todos os dias fornece uma dose saudável de nutrientes benéficos e compostos de combate a doenças.