Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 16 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 26 Junho 2024
Anonim
Kathryn Davis, MD, MSTR: Off-Label Clobazam Use in Refractory Epilepsy
Vídeo: Kathryn Davis, MD, MSTR: Off-Label Clobazam Use in Refractory Epilepsy

Contente

Clobazam pode aumentar o risco de problemas respiratórios graves ou com risco de vida, sedação ou coma, se usado junto com certos medicamentos. Informe o seu médico se você está tomando ou planeja tomar: antidepressivos; medicamentos para ansiedade, doença mental e convulsões; sedativos; pílulas para dormir; opióides, como codeína, fentanil (Duragesic, Subsys), morfina (Astramorph, Kadian) ou oxicodona (em Percocet, em Roxicet, outros); ou tranquilizantes. Seu médico pode precisar alterar as dosagens de seus medicamentos e irá monitorá-lo cuidadosamente. Se você tomar clobazam com qualquer um desses medicamentos e desenvolver qualquer um dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente ou procure atendimento médico de emergência imediatamente: tontura incomum, vertigem, sonolência extrema, respiração lenta ou difícil ou falta de resposta. Certifique-se de que seu cuidador ou familiares saibam quais sintomas podem ser graves, para que possam chamar o médico ou atendimento médico de emergência se você não puder procurar tratamento por conta própria.


Clobazam pode causar dependência. Não tome uma dose maior, tome-a com mais frequência ou por mais tempo do que o indicado pelo seu médico. Informe o seu médico se você já bebeu grandes quantidades de álcool, se usa ou já usou drogas de rua, ou se usou medicamentos prescritos em excesso. Não beba álcool nem use drogas ilícitas durante o tratamento. Beber álcool ou usar drogas ilícitas durante o tratamento com clobazam também aumenta o risco de sofrer esses efeitos colaterais graves e com risco de vida. Informe também o seu médico se você tem ou já teve depressão ou outra doença mental.

Clobazam pode causar dependência física (uma condição na qual ocorrem sintomas físicos desagradáveis ​​se um medicamento for interrompido repentinamente ou tomado em doses menores), especialmente se você o tomar por vários dias a várias semanas. Não pare de tomar este medicamento ou tome menos doses sem falar com seu médico. A interrupção repentina do clobazam pode piorar sua condição e causar sintomas de abstinência que podem durar de várias semanas a mais de 12 meses. O seu médico provavelmente diminuirá a sua dose de clobazam gradualmente. Ligue para seu médico ou obtenha tratamento médico de emergência se sentir algum dos seguintes sintomas: movimentos incomuns; zumbindo em seus ouvidos; ansiedade; problemas de memória; Dificuldade de concentração; problemas de sono; convulsões; tremendo; Espamos musculares; mudanças na saúde mental; depressão; sensação de queimação ou formigamento nas mãos, braços, pernas ou pés; ver ou ouvir coisas que outros não veem ou ouvem; pensamentos de auto-agressão ou suicídio ou de outras pessoas; superexcitação; ou perder contato com a realidade.


Clobazam é ​​usado com outros medicamentos para controlar convulsões em adultos e crianças com 2 anos de idade ou mais que têm síndrome de Lennox-Gastaut (um distúrbio que causa convulsões e frequentemente causa atrasos no desenvolvimento). Clobazam está em uma classe de medicamentos chamados benzodiazepínicos. Ele age diminuindo a atividade elétrica anormal no cérebro.

Clobazam é ​​apresentado na forma de comprimido e suspensão (líquido) para administração oral e película para aplicação na língua. Geralmente é tomado uma ou duas vezes ao dia, com ou sem alimentos. Tome clobazam aproximadamente à (s) mesma (s) hora (s) todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende.

Se não conseguir engolir os comprimidos inteiros, pode parti-los ao meio na marca da pontuação ou esmagá-los e misturá-los com uma pequena quantidade de compota de maçã.

O líquido vem com um adaptador e duas seringas para administração oral. Use apenas uma das duas seringas para administração oral para medir a sua dose e guarde a segunda seringa. Se a primeira seringa para uso oral estiver danificada ou perdida, a segunda seringa fornecida pode ser usada como substituta.


Para tirar o líquido, siga estas etapas:

  1. Antes da primeira utilização, retire a tampa do frasco e insira firmemente o adaptador no gargalo do frasco até que a tampa do adaptador fique nivelada com a tampa do frasco. Não remova o adaptador durante o período de uso deste frasco.
  2. Agite bem o líquido antes de cada uso para misturar o medicamento uniformemente.
  3. Para medir a sua dose, empurre o êmbolo da seringa totalmente para baixo e insira a seringa no adaptador do frasco vertical. Em seguida, vire o frasco de cabeça para baixo e puxe lentamente o êmbolo para trás até que o anel preto esteja alinhado com a dose prescrita.
  4. Remova a seringa do adaptador do frasco e espirre lentamente o líquido da seringa no canto da boca.
  5. Coloque a tampa do frasco sobre o adaptador após cada uso.
  6. Lave a seringa para uso oral após cada uso. Para lavar a seringa, remova o êmbolo completamente, lave o corpo e o êmbolo com água e sabão, enxágue e deixe secar. Não coloque as peças da seringa na máquina de lavar louça.

Para fazer o filme, siga estas etapas:

  1. Abra a bolsa de alumínio e remova o filme. Certifique-se de que suas mãos estejam secas e limpas.
  2. Coloque o filme no topo da língua.
  3. Feche a boca e engula a saliva normalmente. Não mastigue, cuspa ou fale enquanto o filme se dissolve. Não tome com líquidos.
  4. Lave suas mãos.

Se o seu médico lhe disse para tomar mais de um filme por dose, espere até que o primeiro filme se dissolva completamente antes de aplicar o segundo filme.

O seu médico provavelmente irá iniciar com uma dose baixa de clobazam e aumentar gradualmente a sua dose, não mais do que uma vez por semana.

Algumas pessoas podem responder de forma diferente ao clobazam com base em sua hereditariedade ou composição genética. O seu médico pode pedir um exame de sangue para ajudar a encontrar a dose de clobazam que é melhor para você.

Clobazam pode ajudar a controlar sua condição, mas não a curará. Continue a tomar clobazam mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar clobazam sem falar com seu médico.

O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com clobazam e cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar clobazam,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao clobazam, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes dos comprimidos, suspensão ou filme de clobazam. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar os medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE e qualquer um dos seguintes: anti-histamínicos; dextrometorfano (Delsym, em Nuedexta, em Robitussin DM); fluconazol (Diflucan); fluvoxamina (Luvox); omeprazol (Prilosec, em Zegerid); ou ticlopidina. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com o clobazam, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve pensamentos sobre auto-agressão ou suicídio, ou se está planejando ou tentando fazer isso, ou se tem doença pulmonar, renal ou hepática.
  • informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar. Se você tomar clobazam regularmente durante os últimos meses de sua gravidez, seu bebê pode apresentar sintomas de abstinência após o nascimento. Informe o médico do seu bebê imediatamente se ele apresentar algum dos seguintes sintomas: irritabilidade, hiperatividade, sono anormal, choro estridente, agitação incontrolável de uma parte do corpo, vômito ou diarreia. Se você engravidar enquanto toma clobazam, chame seu médico.
  • se estiver usando anticoncepcionais hormonais (pílulas anticoncepcionais, adesivos, anéis, implantes, injeções ou dispositivos intrauterinos), você deve saber que esse tipo de anticoncepcional pode não funcionar bem quando usado com clobazam. Os contraceptivos hormonais não devem ser usados ​​como seu único método anticoncepcional enquanto você estiver tomando clobazam e por 28 dias após a sua última dose. Converse com seu médico sobre os métodos anticoncepcionais não hormonais que funcionarão para você.
  • informe o seu médico se estiver amamentando. Se estiver a amamentar enquanto está a tomar clobazam, informe o seu médico se o seu bebé não se alimenta bem ou se está extremamente sonolento.
  • converse com seu médico sobre os riscos e benefícios de tomar este medicamento se você tiver 65 anos de idade ou mais. Os adultos mais velhos devem receber doses baixas de clobazam porque doses mais altas podem não funcionar melhor e podem causar efeitos colaterais graves.
  • você deve saber que o clobazam pode deixá-lo sonolento e afetar seu pensamento, capacidade de tomar decisões e coordenação. Não dirija um carro, opere máquinas ou faça outras atividades perigosas até saber como este medicamento o afeta.
  • você deve saber que sua saúde mental pode mudar de maneiras inesperadas e você pode tornar-se suicida (pensar em se machucar ou se matar ou planejar ou tentar fazê-lo) enquanto estiver tomando clobazam. Um pequeno número de adultos e crianças com 5 ou mais anos de idade (cerca de 1 em 500 pessoas) que tomaram anticonvulsivantes, como o clobazam, para tratar várias doenças durante os estudos clínicos, tornaram-se suicidas durante o tratamento. Algumas dessas pessoas desenvolveram pensamentos e comportamento suicida logo uma semana depois de começarem a tomar a medicação. Você e seu médico decidirão se os riscos de tomar um medicamento anticonvulsivante são maiores do que os riscos de não tomar o medicamento. Você, sua família ou seu cuidador devem ligar para o médico imediatamente se sentir algum dos seguintes sintomas: ataques de pânico; agitação ou inquietação; irritabilidade, ansiedade ou depressão nova ou piorando; agindo em impulsos perigosos; dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo; comportamento agressivo, raivoso ou violento; mania (humor frenético e anormalmente excitado); pensar em se machucar ou se matar, ou planejar ou tentar fazer isso; ou qualquer outra mudança incomum de comportamento ou humor. Certifique-se de que sua família ou cuidador saibam quais sintomas podem ser graves, para que possam chamar o médico se você não puder procurar tratamento por conta própria.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

Clobazam pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • cansaço
  • problemas com coordenação
  • dificuldade em falar ou engolir
  • babando
  • mudança no apetite
  • vomitando
  • Prisão de ventre
  • tosse
  • dor nas articulações

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se sentir algum destes sintomas ou os listados nas secções de PRECAUÇÕES ESPECIAIS ou AVISO IMPORTANTE, contacte o seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:

  • micção difícil, dolorosa ou frequente
  • tosse, dificuldade em respirar, febre
  • feridas na boca, erupções cutâneas, urticária, descamação ou bolhas na pele
  • febre

Clobazam pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Não abra a bolsa de alumínio do filme até o momento de usá-lo. Guarde o clobazam em um local seguro para que ninguém mais possa tomá-lo acidentalmente ou propositalmente. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro). Armazene a suspensão de clobazam (líquido) na posição vertical. Não use nenhum líquido remanescente por mais de 90 dias após a primeira abertura do frasco.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:

  • sonolência
  • confusão
  • falta de energia
  • problemas com coordenação
  • respiração lenta e superficial
  • diminuição da necessidade de respirar
  • desmaio
  • visão embaçada

Mantenha todas as consultas com o seu médico.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Clobazam é ​​uma substância controlada. As prescrições podem ser recarregadas apenas um número limitado de vezes; pergunte ao seu farmacêutico se tiver alguma dúvida.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Onfi®
  • Sympazan®
Última revisão - 15/05/2021

Recomendado

Angiofibroma juvenil

Angiofibroma juvenil

O angiofibroma juvenil é um tumor não cancero o que cau a angramento no nariz e no eio da face. É mai freqüentemente ob ervada em menino e homen adulto joven .O angiofibroma juveni...
Ciprofloxacina Oftálmica

Ciprofloxacina Oftálmica

A olução oftálmica de ciprofloxacina é u ada para tratar infecçõe bacteriana do olho, incluindo conjuntivite (pinkeye; infecção da membrana que cobre a parte ex...