Fosfato de sódio retal
Contente
- Para usar o enema de fosfato de sódio, siga estas etapas:
- Antes de usar fosfato de sódio retal,
- O fosfato de sódio retal pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você tiver algum desses sintomas, pare de usar fosfato de sódio retal e chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
O fosfato de sódio retal é usado para tratar a constipação que ocorre de vez em quando. O fosfato de sódio retal não deve ser administrado a crianças com menos de 2 anos de idade. O fosfato de sódio retal está em uma classe de medicamentos chamados laxantes salinos. Ele funciona puxando água para o intestino grosso para produzir um movimento intestinal suave.
O fosfato de sódio retal vem como um enema para inserir no reto. Geralmente é inserido quando a evacuação é desejada. O enema geralmente causa evacuação em 1 a 5 minutos. Siga cuidadosamente as instruções do rótulo da embalagem e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use fosfato de sódio retal exatamente como dirigido. Não use mais ou menos dele ou use-o com mais frequência do que o indicado no rótulo da embalagem. Não use mais de um enema em 24 horas, mesmo que não tenha evacuado. Usar muito fosfato de sódio retal pode causar sérios danos aos rins ou ao coração e possivelmente à morte.
O fosfato de sódio retal está disponível em um enema regular e grande para adultos e um enema pequeno para crianças. Não aplique o enema de tamanho adulto a uma criança. Se você estiver aplicando o enema de tamanho infantil a uma criança de 2 a 5 anos de idade, deve administrar metade do conteúdo. Para preparar esta dose, desaperte a tampa do frasco e retire 2 colheres de sopa de líquido com uma colher doseadora. Em seguida, recoloque a tampa do frasco.
Para usar o enema de fosfato de sódio, siga estas etapas:
- Remova o escudo protetor da ponta do enema.
- Deite-se sobre o lado esquerdo e levante o joelho direito até o peito ou ajoelhe-se e incline-se para a frente até que o lado esquerdo do rosto esteja apoiado no chão e o braço esquerdo esteja confortavelmente dobrado.
- Insira delicadamente o frasco de enema em seu reto com a ponta apontando para o umbigo. Enquanto insere o enema, abaixe-se como se estivesse evacuando.
- Aperte a garrafa suavemente até que esteja quase vazia. O frasco contém líquido extra, por isso não precisa estar completamente vazio. Remova o frasco de enema do reto.
- Segure o conteúdo do enema no lugar até sentir uma forte necessidade de evacuar. Isso geralmente leva de 1 a 5 minutos e você não deve segurar a solução de enema por mais de 10 minutos. Lave as mãos após usar o enema.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de usar fosfato de sódio retal,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a fosfato de sódio, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes do enema. Verifique o rótulo ou peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar o seguinte: amiodarona (Cordarone); inibidores da enzima de conversão da angiotensina (ACE), como benazepril (Lotensin, em Lotrel), captopril (Capoten, em Capozide), enalapril (Vasotec, em vaserético), fosinopril, lisinopril (Prinivil, Zestril, em Prinzida, Zestoretico), moexipril (Univascipril) ( , em Uniretic), perindopril (Aceon), quinapril (Accupril, em Accuretic, Quinaretic), ramipril (Altace) e trandolapril (Mavik, em Tarka); bloqueadores do receptor de angiotensina (ARBs), como candesartan (Atacand, em Atacand HCT), eprosartan (Teveten), irbesartan (Avapro, em Avalide), losartan (Cozaar, em Hyzaar), olmesartan (Benicar, em Azor, Tribenzor), telmisartan ( Micardis, em Micardis HCT, Twynsta), ou valsartan (Diovan, em Diovan HCT, Exforge, Exforge HCT, Valturna); aspirina e outros medicamentos antiinflamatórios não esteróides, como ibuprofeno (Advil, Motrin, outros) e naproxeno (Aleve, Naprosyn, outros); disopiramida (Norpace); diuréticos ('pílulas de água'); dofetilide (Tikosyn); lítio (lítio); moxifloxacina (Avelox); pimozida (Orap), quinidina (Quinidex, em Nuedexta); sotalol (Betapace); e tioridazina. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- não tome quaisquer outros laxantes nem use quaisquer outros enemas, especialmente outros produtos que contenham fosfato de sódio, enquanto estiver a tomar este medicamento.
- converse com seu médico antes de usar fosfato de sódio retal ou qualquer outro laxante se tiver dor de estômago, náuseas ou vômitos junto com constipação, se você teve uma mudança repentina nos hábitos intestinais que durou mais de 2 semanas, e se você já usou um laxante por 1 semana ou mais. Informe também o seu médico se desenvolver sangramento retal durante o tratamento com fosfato de sódio retal. Esses sintomas podem ser sinais de que você tem uma doença mais grave que precisa de atenção médica.
- informe o seu médico se você tem 55 anos de idade ou mais e se segue uma dieta com baixo teor de sal. Informe também o seu médico se você nasceu com ânus imperfurado (um defeito de nascença em que o ânus não se forma adequadamente e deve ser reparado com cirurgia e que pode causar problemas contínuos com o controle do intestino) e se você fez uma colostomia (cirurgia para criar uma abertura para os resíduos saírem do corpo). Informe o seu médico se você tem ou já teve insuficiência cardíaca, ascite (acúmulo de líquido na área do estômago), um bloqueio ou laceração no estômago ou intestino, doença inflamatória intestinal (DII; um grupo de doenças em que o revestimento de o revestimento do intestino está inchado, irritado ou com feridas), íleo paralítico (condição em que o alimento não se move através dos intestinos), megacólon tóxico (alargamento do intestino grave ou com risco de vida), desidratação, níveis baixos de cálcio, sódio, magnésio ou potássio no sangue ou doença renal.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando.
Beba muitos líquidos claros enquanto estiver usando este medicamento.
O fosfato de sódio retal pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- náusea
- dor de estômago
- inchaço
- desconforto anal, ardência ou bolhas
- arrepios
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você tiver algum desses sintomas, pare de usar fosfato de sódio retal e chame seu médico imediatamente:
- sede aumentada
- tontura
- urinar com menos frequência do que o normal
- vomitando
- sonolência
- inchaço dos tornozelos, pés e pernas
O fosfato de sódio retal pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver usando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Se alguém engolir fosfato de sódio retal ou se alguém usar muito deste medicamento, ligue para o centro de controle de intoxicações local em 1-800-222-1222. Se a vítima desmaiou ou não está respirando, ligue para os serviços de emergência locais no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- sede aumentada
- tontura
- vomitando
- diminuição da micção
- arritmia cardíaca
- desmaio
- cãibras musculares ou espasmos
Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida que você tenha sobre o fosfato de sódio retal.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos.Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Fleet Enema®
- Fleet Enema EXTRA®
- Fleet Pedia-Lax Enema®