Autor: William Ramirez
Data De Criação: 23 Setembro 2021
Data De Atualização: 19 Junho 2024
Anonim
Spray nasal de ipratrópio - Medicamento
Spray nasal de ipratrópio - Medicamento

Contente

O spray nasal de ipratrópio está disponível em duas dosagens que são usadas para tratar doenças diferentes. O spray nasal de ipratrópio 0,06% é usado para aliviar o nariz escorrendo causado pelo resfriado comum ou alergias sazonais (febre do feno) em adultos e crianças de 5 anos ou mais. O spray nasal de ipratrópio 0,03% é usado para aliviar o nariz escorrendo causado por rinite alérgica e não alérgica (coriza e congestão) em adultos e crianças a partir de 6 anos. O spray nasal de ipratrópio não alivia a congestão nasal, espirros ou gotejamento pós-nasal causado por essas condições. O spray nasal de ipratrópio está em uma classe de medicamentos chamados anticolinérgicos. Atua reduzindo a quantidade de muco produzido no nariz.

O ipratrópio é um spray para uso no nariz. Se você estiver usando spray nasal de ipratrópio 0,06% para tratar o resfriado comum, ele geralmente é borrifado nas narinas três a quatro vezes ao dia por até quatro dias. Se você estiver usando spray nasal de ipratrópio 0,06% para tratar alergias sazonais, ele geralmente é borrifado nas narinas quatro vezes ao dia por até três semanas. O spray nasal de ipratrópio 0,03% é geralmente aplicado nas narinas duas a três vezes ao dia. Use spray nasal de ipratrópio nos mesmos horários todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use spray nasal de ipratrópio exatamente como dirigido. Não use mais ou menos dele ou use-o com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.


Não borrife o spray nasal de ipratrópio nos olhos ou ao redor deles. Se isso ocorrer, lave imediatamente os olhos com água fria da torneira por vários minutos. Se você borrifar o medicamento nos olhos, pode sentir os seguintes sintomas: visão turva, visão de halos visuais ou imagens coloridas, olhos vermelhos, desenvolvimento ou agravamento de glaucoma de ângulo estreito (uma doença ocular grave que pode causar perda de visão), pupilas dilatadas (círculos pretos no centro dos olhos), dor repentina nos olhos e aumento da sensibilidade à luz. Se você borrifar ipratrópio nos olhos ou sentir algum desses sintomas, entre em contato com seu médico imediatamente.

Não altere o tamanho da abertura do spray nasal, pois isso afetaria a quantidade de medicamento que você recebe.

Para usar o spray nasal, siga estas etapas:

  1. Remova a tampa de plástico contra poeira e o clipe de segurança da bomba de spray nasal.
  2. Se estiver usando a bomba de spray nasal pela primeira vez, você deve preparar a bomba. Segure a garrafa com o polegar na base e os dedos indicador e médio na área do ombro branco. Aponte o frasco para cima e longe de seus olhos. Pressione o polegar com firmeza e rapidez contra a garrafa sete vezes. Sua bomba não precisa ser reprimida, a menos que você não tenha usado o medicamento por mais de 24 horas; reaproveite a bomba com apenas duas pulverizações. Se você não usou seu spray nasal por mais de sete dias, reabasteça a bomba com sete sprays.
  3. Assoe o nariz suavemente para limpar as narinas, se necessário.
  4. Feche uma narina, colocando delicadamente o dedo na lateral do nariz, incline ligeiramente a cabeça para a frente e, mantendo o frasco em posição vertical, insira a ponta nasal na outra narina. Aponte a ponta em direção à parte posterior e externa do nariz.
  5. Pressione firme e rapidamente para cima com o polegar na base enquanto segura a parte branca do ombro da bomba entre os dedos indicador e médio. Após cada spray, inspire profundamente e expire pela boca.
  6. Depois de borrifar a narina e remover a unidade, incline a cabeça para trás por alguns segundos para que o borrifo se espalhe pela parte de trás do nariz.
  7. Repita os passos 4 a 6 na mesma narina.
  8. Repita os passos 4 a 7 na outra narina.
  9. Substitua a tampa de plástico contra poeira e o clipe de segurança.

Se a ponta nasal ficar obstruída, remova a tampa de plástico transparente e o clipe de segurança. Segure a ponta nasal sob água corrente e morna da torneira por cerca de um minuto. Seque a ponta nasal, prepare novamente a bomba de spray nasal e recoloque a tampa de plástico contra poeira e o clipe de segurança.


Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de usar spray nasal de ipratrópio,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a ipratrópio, atropina (Atropen), qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes do spray nasal de ipratrópio. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: anti-histamínicos; inalação oral de ipratrópio (Atrovent HFA, em Combivent); ou medicamentos para doenças do intestino irritável, enjôo, mal de Parkinson, úlceras ou problemas urinários. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve glaucoma (uma doença ocular), dificuldade para urinar, um bloqueio na bexiga, uma doença na próstata (uma glândula reprodutiva masculina), ou doença renal ou hepática.
  • informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar enquanto usa spray nasal de ipratrópio, chame seu médico.
  • você deve saber que o spray nasal de ipratrópio pode causar tonturas ou problemas de visão. Não dirija um carro ou opere aparelhos ou máquinas até saber como este medicamento o afeta.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.


Use a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não use uma dose dupla para compensar uma dose perdida.

O spray nasal de ipratrópio pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • secura ou irritação do nariz
  • hemorragias nasais
  • garganta ou boca seca
  • dor de garganta
  • mudanças no gosto
  • dor de cabeça
  • diarréia
  • náusea

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, pare de usar o spray nasal de ipratrópio e chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:

  • irritação na pele
  • urticária
  • coceira
  • inchaço dos olhos, rosto, lábios, língua, garganta, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
  • rouquidão
  • dificuldade em respirar ou engolir

O spray nasal de ipratrópio pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro). Não congele o medicamento.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Spray nasal atrovent®

Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.

Última revisão - 15/04/2018

Artigos Interessantes

Remédios caseiros para dentes sensíveis

Remédios caseiros para dentes sensíveis

Incluímo produto que conideramo útei para noo leitore. e você comprar por meio do link deta página, podemo ganhar uma pequena comião. Aqui etá noo proceo. Alívio da ...
Por que estourar um chiqueiro é uma má ideia

Por que estourar um chiqueiro é uma má ideia

O chiqueiro é uma pequena protuberância ou inchaço ao longo da borda do cílio da pálpebra. Eta infecção comum, ma doloroa, pode parecer uma ferida ou epinha. Beb...