Autor: Joan Hall
Data De Criação: 27 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 28 Junho 2024
Anonim
Oxibato de cálcio, magnésio, potássio e sódio - Medicamento
Oxibato de cálcio, magnésio, potássio e sódio - Medicamento

Contente

Oxibato de cálcio, magnésio, potássio e sódio é outro nome para GHB, uma substância que é frequentemente vendida e abusada ilegalmente, especialmente por jovens adultos em ambientes sociais, como boates. Informe o seu médico se você bebe ou já bebeu grandes quantidades de álcool, usa ou já usou drogas de rua, ou se você usou medicamentos prescritos em excesso. O cálcio, o magnésio, o potássio e o oxibato de sódio podem ser prejudiciais quando tomados por outras pessoas que não a pessoa para a qual foi prescrito. Não venda ou dê seu oxibato de cálcio, magnésio, potássio e sódio a ninguém; vendê-lo ou compartilhá-lo é contra a lei. Armazene o oxibato de cálcio, magnésio, potássio e sódio em um local seguro, como um armário ou caixa trancada, para que ninguém mais possa tomá-lo acidentalmente ou propositalmente. Acompanhe quanto líquido resta em sua garrafa para saber se algum está faltando.

Cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio podem causar efeitos colaterais graves, incluindo problemas respiratórios graves ou com risco de vida. Tomar certos medicamentos durante o tratamento com cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio pode aumentar o risco de desenvolver problemas respiratórios graves ou com risco de vida, sedação ou desmaios. Informe o seu médico se você toma pílulas para dormir. O seu médico provavelmente lhe dirá para não tomar cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio enquanto estiver tomando este medicamento. Além disso, informe o seu médico se você toma antidepressivos; benzodiazepinas como alprazolam (Xanax), clordiazepóxido (Librium), clonazepam (Klonopin), diazepam (Diastat, Valium), estazolam, flurazepam, lorazepam (Ativan), oxazepam, temazepam (Restoril) e triazolam; medicamentos para doenças mentais, náuseas ou convulsões; relaxantes musculares; ou medicamentos narcóticos para a dor. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos e monitorá-lo cuidadosamente. Não beba bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio.


O oxibato de cálcio, magnésio, potássio e sódio não está disponível nas farmácias de varejo. O oxibato de cálcio, magnésio, potássio e sódio está disponível apenas por meio de um programa de distribuição restrito denominado Programa REMS Xywav e Xyrem. É um programa especial de distribuição de medicamentos e divulgação de informações sobre os mesmos. O seu medicamento ser-lhe-á enviado por correio de uma farmácia central depois de ler as informações e falar com um farmacêutico. Pergunte ao seu médico se tiver alguma dúvida sobre como receberá a medicação.

Seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com oxibato de cálcio, magnésio, potássio e sódio e cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode obter o Guia de Medicação no site da FDA: http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm.

Mantenha todas as consultas com o seu médico.


Converse com seu médico sobre os riscos de tomar oxibato de cálcio, magnésio, potássio e sódio.

Oxibato de cálcio, magnésio, potássio e sódio é usado para tratar ataques de cataplexia (episódios de fraqueza muscular que começam repentinamente e duram pouco tempo) e sonolência diurna excessiva em adultos e crianças de 7 anos de idade ou mais que têm narcolepsia (a distúrbio do sono que pode causar sonolência extrema, necessidade repentina e incontrolável de dormir durante as atividades diárias e cataplexia). Cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio estão em uma classe de medicamentos chamados depressores do sistema nervoso central. O oxibato de cálcio, magnésio, potássio e sódio funciona no tratamento da narcolepsia e da cataplexia, reduzindo a atividade no cérebro.

O oxibato de cálcio, magnésio, potássio e sódio é apresentado em solução (líquido) para misturar com água e tomar por via oral. Geralmente é tomado duas vezes por noite porque o cálcio, o magnésio, o potássio e o oxibato de sódio desaparecem após um curto período de tempo, e os efeitos de uma dose não duram a noite toda. A primeira dose é administrada ao deitar e a segunda dose é administrada 2 1/2 a 4 horas após a primeira dose. O cálcio, o magnésio, o potássio e o oxibato de sódio devem ser tomados com o estômago vazio, por isso a primeira dose deve ser tomada pelo menos 2 horas após as refeições. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende.


Não tome suas doses de cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio antes de dormir até que você ou seu filho estejam na cama e prontos para dormir. O oxibato de cálcio, magnésio, potássio e sódio começa a agir muito rapidamente, 5 a 15 minutos após a ingestão. Coloque sua segunda dose de oxibato de cálcio, magnésio, potássio e sódio em um local seguro perto de sua cama (ou em um local seguro para dar ao seu filho) antes de dormir. Use um despertador para ter certeza de que acordará a tempo de tomar a segunda dose. Se você ou seu filho acordarem antes do alarme tocar e já se passaram pelo menos 2 horas e meia desde que você tomou a primeira dose, tome a segunda dose, desligue o alarme e volte a dormir.

O seu médico provavelmente começará com uma dose baixa de cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio e aumentará gradualmente a sua dose, não mais frequentemente do que uma vez por semana.

O oxibato de cálcio, magnésio, potássio e sódio pode causar dependência. Não tome mais ou mais frequentemente do que o prescrito pelo seu médico. Se você tomar muito cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio, pode apresentar sintomas de risco de vida, incluindo convulsões, respiração lenta ou parada respiratória, perda de consciência e coma. Você também pode desenvolver desejo por cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio, sentir necessidade de tomar doses cada vez maiores ou querer continuar a tomar cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio, embora cause sintomas desagradáveis. Se você tomou cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio em quantidades maiores do que as prescritas pelo seu médico e parou de tomá-lo repentinamente, você pode experimentar sintomas de abstinência, como dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo, inquietação, ansiedade, pensamento anormal perda de contato com a realidade, sonolência, dor de estômago, tremores em uma parte do corpo que você não consegue controlar, sudorese, cãibras musculares e batimento cardíaco acelerado.

Cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio podem ajudar a controlar seus sintomas, mas não curam sua condição. Continue a tomar cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio, mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio sem falar com seu médico. O seu médico provavelmente irá querer diminuir a sua dose gradualmente. Se você parar repentinamente de tomar cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio, poderá ter mais ataques de cataplexia e poderá sentir ansiedade e dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo.

Para preparar doses de oxibato de cálcio, magnésio, potássio e sódio, siga estas etapas:

  1. Abra a embalagem que contém o medicamento e remova o frasco do medicamento e o medidor.
  2. Remova o dispositivo de medição de sua embalagem.
  3. Abra a garrafa empurrando a tampa para baixo e girando-a no sentido anti-horário (para a esquerda) ao mesmo tempo.
  4. Coloque a garrafa aberta na posição vertical sobre a mesa.
  5. Segure a garrafa na posição vertical com uma das mãos. Use a outra mão para colocar a ponta do dispositivo de medição na abertura central na parte superior da garrafa. Pressione a ponta firmemente na abertura.
  6. Segure a garrafa e o dispositivo de medição com uma mão. Use a outra mão para puxar o êmbolo até que esteja nivelado com a marcação que corresponde à dose prescrita pelo seu médico. Certifique-se de manter o frasco na posição vertical para permitir que o medicamento flua para o dispositivo de medição.
  7. Remova o dispositivo de medição do topo da garrafa. Coloque a ponta do dispositivo de medição em um dos copos-medida fornecidos com o medicamento.
  8. Pressione o êmbolo para esvaziar o medicamento no copo-medida.
  9. Adicione 2 onças (60 mililitros, 1/4 xícara ou cerca de 4 colheres de sopa) de água da torneira ao copo-medida. Fazer não misture o medicamento com suco de frutas, refrigerantes ou qualquer outro líquido.
  10. Repita as etapas 5 a 9 para preparar uma dose de oxibato de cálcio, magnésio, potássio e sódio no segundo copo-medida.
  11. Coloque as tampas em ambos os copos-medida. Gire cada tampa no sentido horário (para a direita) até ouvir um clique e travar no lugar.
  12. Enxágüe o dispositivo de medição com água.
  13. Volte a colocar a tampa do frasco de oxibato de cálcio, magnésio, potássio e sódio e devolva o frasco e o dispositivo medidor a um local seguro onde sejam guardados longe de crianças e animais de estimação. Coloque os dois copos-medida preparados do medicamento em um local seguro perto de sua cama ou em um local seguro para dar ao seu filho que esteja fora do alcance de crianças e animais de estimação.
  14. Quando chegar a hora de você tomar a primeira dose de cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio, pressione a tampa e gire-a no sentido anti-horário (para a esquerda). Beba todo o líquido enquanto estiver sentado na cama. Coloque a tampa de volta no copo, gire no sentido horário (para a direita) para travá-la no lugar e deite-se imediatamente.
  15. Ao acordar 2 1/2 a 4 horas mais tarde para tomar a segunda dose, repita o passo 14.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar oxibato de cálcio, magnésio, potássio e sódio,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes da solução de cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais outros medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos à base de plantas que você está tomando. Certifique-se de mencionar o seguinte: divalproex (Depakote). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve deficiência de semialdeído desidrogenase succínico (uma condição hereditária em que certas substâncias se acumulam no corpo e causam retardo e atrasos no desenvolvimento). O seu médico provavelmente lhe dirá para não tomar oxibato de cálcio, magnésio, potássio e sódio.
  • diga ao seu médico se você ronca; se você já pensou em se machucar ou se matar, ou planejou ou tentou fazê-lo; e se você tem ou já teve doença pulmonar, dificuldade para respirar, apnéia do sono (um distúrbio do sono que faz com que a respiração pare por curtos períodos durante o sono), convulsões, depressão ou outra doença mental ou doença hepática.
  • informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar enquanto toma cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio, chame seu médico.
  • se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio.
  • você deve saber que ficará com muito sono por pelo menos 6 horas depois de tomar cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio, e também pode ficar sonolento durante o dia. Não dirija um carro, opere máquinas, pilote um avião ou execute qualquer outra atividade perigosa por pelo menos 6 horas após ter tomado seu medicamento. Evite atividades perigosas em todos os momentos, até saber como o oxibato de cálcio, magnésio, potássio e sódio o afeta.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.

Se você esquecer a segunda dose de cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular na noite seguinte. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar. Sempre deixe pelo menos 2 horas e meia entre as doses de cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio.

Cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio podem causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • enurese noturna
  • dor de cabeça
  • tontura
  • tremor de uma parte do seu corpo que você não pode controlar
  • sensação de dormência, formigamento, formigamento, queimação ou rastejamento na pele
  • dificuldade de se mover ao dormir ou ao acordar
  • náusea
  • vomitando
  • diarréia
  • boca seca
  • irritabilidade
  • fraqueza
  • espasmos musculares
  • suando

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Os seguintes sintomas são incomuns, mas se você sentir algum deles ou os listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:

  • sonambulismo
  • sonhos anormais
  • agitação
  • agressão
  • ansiedade
  • depressão
  • confusão ou problemas de memória
  • mudanças no peso ou apetite
  • sentimentos de culpa
  • pensamentos de se machucar ou se matar
  • sentindo que os outros querem te machucar
  • alucinações (ver coisas ou ouvir vozes que não existem)
  • perda de contato com a realidade
  • problemas respiratórios, ronco ou apnéia do sono
  • sonolência excessiva durante o dia

Cálcio, magnésio, potássio e oxibato de sódio podem causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento no recipiente em que veio, bem fechado e fora do alcance de crianças e animais de estimação. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro). Despeje qualquer medicamento remanescente na pia se for mais de 24 horas após o preparo. Risque o rótulo da garrafa com um marcador e jogue a garrafa vazia no lixo.Pergunte ao seu médico ou ligue para a farmácia central se tiver dúvidas sobre o descarte adequado de seu medicamento, caso esteja desatualizado ou não seja mais necessário.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir:

  • confusão
  • problemas com coordenação
  • agitação
  • perda de consciência
  • coma
  • respiração lenta, superficial ou interrompida
  • perda de controle da bexiga
  • perda de controle do intestino
  • vomitando
  • suando
  • dor de cabeça
  • visão embaçada
  • espasmos ou contrações musculares
  • convulsão
  • batimento cardíaco lento
  • baixa temperatura corporal
  • músculos fracos

Pergunte ao seu médico ou ligue para a farmácia central se tiver alguma dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Xywav®
Última revisão - 15/01/2021

Artigos Populares

Síndrome da insuficiência respiratória aguda

Síndrome da insuficiência respiratória aguda

A índrome do de conforto re piratório agudo ( DRA) é uma doença pulmonar com ri co de vida que impede que oxigênio uficiente chegue ao pulmõe e ao angue. O bebê tamb...
Cenobamate

Cenobamate

Cenobamato é u ado ozinho ou com outro medicamento para tratar certo tipo de convul õe parciai (convul õe que envolvem apena uma parte do cérebro) em adulto . O cenobamato e tá...