Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 11 Agosto 2021
Data De Atualização: 18 Novembro 2024
Anonim
ALOPURINOL | PARA QUÉ SIRVE?
Vídeo: ALOPURINOL | PARA QUÉ SIRVE?

Contente

O alopurinol é usado para tratar a gota, altos níveis de ácido úrico no corpo causados ​​por certos medicamentos contra o câncer e pedras nos rins. O alopurinol está em uma classe de medicamentos chamados inibidores da xantina oxidase. Atua reduzindo a produção de ácido úrico no corpo. Níveis elevados de ácido úrico podem causar ataques de gota ou pedras nos rins. O alopurinol é usado para prevenir ataques de gota, não para tratá-los quando eles ocorrem.

O alopurinol é apresentado na forma de comprimido para administração oral. Geralmente é tomado uma ou duas vezes ao dia, de preferência após uma refeição. Para o ajudar a lembrar de tomar alopurinol, tome-o à mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome alopurinol exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

O seu médico provavelmente irá iniciar com uma dose baixa de alopurinol e aumentar gradualmente a sua dose, não mais do que uma vez por semana.


Pode levar vários meses ou mais antes que você sinta todos os benefícios do alopurinol. O alopurinol pode aumentar o número de ataques de gota durante os primeiros meses em que você o toma, embora acabe evitando os ataques. Seu médico pode prescrever outro medicamento, como colchicina, para prevenir ataques de gota durante os primeiros meses em que você tomar alopurinol. Continue a tomar alopurinol mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar alopurinol sem falar com seu médico.

O alopurinol às vezes também é usado para tratar convulsões, dores causadas por doenças do pâncreas e certas infecções. Às vezes também é usado para melhorar a sobrevivência após a cirurgia de ponte de safena, para reduzir as recidivas da úlcera e para prevenir a rejeição de transplantes renais. Converse com seu médico sobre os possíveis riscos do uso deste medicamento para sua condição.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de tomar alopurinol,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a alopurinol ou qualquer outro medicamento.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos à base de plantas que você está tomando. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: amoxicilina (Amoxil, Trimox); ampicilina (Polycillin, Principen); anticoagulantes ('anticoagulantes'), como varfarina (Coumadin); drogas de quimioterapia de câncer, como ciclofosfamida (Cytoxan) e mercaptopurina (Purinethol); clorpropamida (Diabinese); diuréticos ('pílulas de água'); medicamentos que suprimem o sistema imunológico, como azatioprina (Imuran) e ciclosporina (Neoral, Sandimmune); outros medicamentos para a gota, como probenecida (Benemid) e sulfinpirazona (Anturano); e tolbutamida (Orinase). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • Informe o seu médico se você tem ou já teve doença renal ou hepática ou insuficiência cardíaca.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto toma alopurinol, chame seu médico.
  • você deve saber que o alopurinol pode deixá-lo sonolento. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
  • pergunte ao seu médico sobre o uso seguro de bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando alopurinol. O álcool pode diminuir a eficácia do alopurinol.

Beba pelo menos oito copos de água ou outros líquidos por dia enquanto toma alopurinol, a menos que seja instruído de outra forma pelo seu médico.


Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

O alopurinol pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • dor de estômago
  • diarréia
  • sonolência

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Os seguintes sintomas são incomuns, mas se você sentir algum deles, chame seu médico imediatamente:

  • erupção cutânea
  • dor ao urinar
  • sangue na urina
  • irritação dos olhos
  • inchaço dos lábios ou boca
  • febre, dor de garganta, calafrios e outros sinais de infecção
  • perda de apetite
  • perda de peso inesperada
  • coceira

O alopurinol pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).


Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo ao alopurinol.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Aloprim®
  • Lopurin®
  • Zyloprim®
Última revisão - 15/08/2017

Popular No Site

A tuberculose é contagiosa e como se espalha?

A tuberculose é contagiosa e como se espalha?

A tuberculoe (TB) é uma infecção bacteriana grave que afeta principalmente o pulmõe e o itema repiratório, embora poa invadir qualquer órgão. É uma infecç&...
Quais são os efeitos da sucção do polegar nos dentes e na boca?

Quais são os efeitos da sucção do polegar nos dentes e na boca?

Nem toda a ucção do polegar reulta em dano ao dente ou à boca. Por exemplo, egurar paivamente o polegar na boca geralmente não caua dano. No entanto, a ucção ativa do pol...