Injeção de filgrastim
Contente
- Antes de usar produtos de injeção de filgrastim,
- Os produtos de injeção de filgrastim podem causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
A injeção de filgrastim, a injeção de filgrastim-aafi, a injeção de filgrastim-sndz e a injeção de tbo-filgrastim são medicamentos biológicos (medicamentos feitos de organismos vivos). A injeção biossimilar de filgrastim-aafi, injeção de filgrastim-sndz e injeção de tbo-filgrastim são altamente semelhantes à injeção de filgrastim e funcionam da mesma forma que a injeção de filgrastim no corpo. Portanto, o termo produtos para injeção de filgrastim será usado para representar esses medicamentos nesta discussão.
Os produtos de injeção de filgrastim (Granix, Neupogen, Nivestym, Zarxio) são usados para diminuir a chance de infecção em pessoas que têm câncer não mieloide (câncer que não envolve a medula óssea) e estão recebendo medicamentos de quimioterapia que podem diminuir o número de neutrófilos ( um tipo de célula sanguínea necessária para combater a infecção). Os produtos de injeção de filgrastim (Neupogen, Nivestym, Zarxio) também são usados para ajudar a aumentar o número de leucócitos e diminuir o tempo de febre em pessoas com leucemia mieloide aguda (LMA; um tipo de câncer dos leucócitos) que estão recebendo tratamento com medicamentos de quimioterapia.Os produtos para injeção de filgrastim (Neupogen, Nivestym, Zarxio) também são usados em pessoas submetidas a transplantes de medula óssea, em pessoas com neutropenia crônica grave (condição em que há um baixo número de neutrófilos no sangue) e para preparar o sangue para leucaferese (um tratamento no qual certas células sanguíneas são removidas do corpo. A injeção de filgrastim (Neupogen) também é usada para aumentar a chance de sobrevivência em pessoas que foram expostas a quantidades prejudiciais de radiação, que podem causar danos graves e fatais danos à medula óssea. O filgrastim está em uma classe de medicamentos chamados de fatores estimuladores de colônias. Ele age ajudando o corpo a produzir mais neutrófilos.
Os produtos para injetáveis de filgrastim apresentam-se sob a forma de solução (líquido) em frascos e seringas pré-cheias para injetar sob a pele ou numa veia. Geralmente é administrado uma vez ao dia, mas os produtos para injeção de filgrastim (Neupogen, Nivestym, Zarxio) podem ser administrados duas vezes ao dia quando é usado para tratar neutropenia crônica grave. A duração do seu tratamento depende da sua condição e de como o seu corpo responde à medicação.
Se estiver usando produtos de injeção de filgrastim para diminuir o risco de infecção, diminuir o tempo de febre ou aumentar o número de leucócitos durante a quimioterapia, você receberá sua primeira dose do medicamento pelo menos 24 horas após receber uma dose de quimioterapia e continuará a receber a medicação todos os dias por até 2 semanas ou até que as contagens de células sanguíneas voltem ao normal. Se estiver usando produtos de injeção de filgrastim para diminuir o risco de infecção durante um transplante de medula óssea, você receberá o medicamento pelo menos 24 horas após receber quimioterapia e pelo menos 24 horas após a infusão da medula óssea. Se estiver usando produtos para injeção de filgrastim para preparar seu sangue para a leucaferese, você receberá sua primeira dose pelo menos 4 dias antes da primeira leucaferese e continuará a receber a medicação até a última leucaferese. Se você estiver usando produtos para injeção de filgrastim para tratar neutropenia crônica grave, pode ser necessário usar o medicamento por um longo período de tempo. Se você estiver usando a injeção de filgrastim porque foi exposto a quantidades prejudiciais de radiação, o seu médico irá monitorá-lo cuidadosamente e a duração do seu tratamento dependerá da resposta do seu corpo à medicação. Não pare de usar os produtos para injeção de filgrastim sem falar com o seu médico.
Os produtos de filgrastiminjeção podem ser dados a você por uma enfermeira ou outro profissional de saúde, ou pode ser instruído a injetar o medicamento sob a pele em casa. Se você ou um cuidador for injetar produtos para injeção de filgrastim em casa, um profissional de saúde mostrará a você ou ao seu cuidador como injetar o medicamento. Certifique-se de entender essas instruções. Pergunte ao seu médico se tiver alguma dúvida. Use produtos de injeção de filgrastim exatamente como dirigido. Não use mais ou menos dele ou use-o com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Não agite frascos ou seringas contendo solução de filgrastim. Sempre observe os produtos para injeção de filgrastim antes de injetar. Não use se o prazo de validade já tiver passado ou se a solução de filgrastim contiver partículas ou parecer espumosa, turva ou descolorida.
Use cada seringa ou frasco apenas uma vez. Mesmo que ainda reste alguma solução na seringa ou frasco para injectáveis, não volte a utilizá-la. Descarte agulhas, seringas e frascos em um recipiente resistente a perfurações. Converse com seu médico ou farmacêutico sobre como descartar o recipiente resistente a perfurações.
O seu médico pode começar com uma dose baixa de produtos para injeção de filgrastim e aumentar gradualmente a sua dose. O seu médico também pode diminuir a sua dose, dependendo de como o seu corpo reage ao medicamento.
Se você estiver usando produtos para injeção de filgrastim para tratar neutropenia crônica grave, saiba que este medicamento controlará sua condição, mas não a curará. Continue a usar os produtos para injeção de filgrastim mesmo se você se sentir bem. Não pare de usar os produtos para injeção de filgrastim sem falar com o seu médico.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
Os produtos de injeção de filgrastim às vezes também são usados para tratar certos tipos de síndrome mielodisplásica (um grupo de doenças em que a medula óssea produz células sanguíneas deformadas e não produzem células sanguíneas saudáveis em número suficiente) e anemia aplástica (uma condição na qual a medula óssea não produz células sanguíneas suficientes). Os produtos para injeção de filgrastim também são usados algumas vezes para diminuir a chance de infecção em pessoas que têm o vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou pessoas que estão tomando certos medicamentos que diminuem o número de neutrófilos. Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento para sua condição.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de usar produtos de injeção de filgrastim,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a filgrastim, pegfilgrastim (Neulasta), qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes dos produtos para injeção de filgrastim. Informe também o seu médico se você ou a pessoa que irá injetar os produtos para injeção de filgrastim (Neupogen, Zarxio) é alérgica ao látex.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você estiver sendo tratado com radioterapia e se você tem ou já teve leucemia mielóide crônica (uma doença de progressão lenta na qual muitos glóbulos brancos são produzidos na medula óssea) ou mielodisplasia (problemas com células da medula óssea que pode evoluir para leucemia).
- Informe o seu médico se tiver doença das células falciformes (uma doença do sangue que pode causar crises dolorosas, baixo número de glóbulos vermelhos, infecção e lesões nos órgãos internos). Se você tem anemia falciforme, é mais provável que tenha uma crise durante o tratamento com produtos para injeção de filgrastim. Beba muitos líquidos durante o tratamento com produtos para injeção de filgrastim e chame o seu médico imediatamente se você tiver uma crise de células falciformes durante o tratamento.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar durante o uso de produtos para injeção de filgrastim, chame seu médico.
- se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a utilizar produtos para injecção de filgrastim.
- você deve saber que os produtos de injeção de filgrastim diminuem o risco de infecção, mas não previnem todas as infecções que podem se desenvolver durante ou após a quimioterapia. Chame seu médico se você desenvolver sinais de infecção, como febre; arrepios; irritação na pele; dor de garganta; diarréia; ou vermelhidão, inchaço ou dor ao redor de um corte ou ferida.
- se a solução de filgrastim entrar em contato com a pele, lave a área com água e sabão. Se a solução de filgrastim entrar em contato com seus olhos, lave-os bem com água.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Se você for injetar o produto para injeção de filgrastim em casa, converse com seu médico sobre o que você deve fazer se se esquecer de injetar o medicamento no horário.
Os produtos de injeção de filgrastim podem causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- vermelhidão, inchaço, hematoma, coceira ou caroço no local onde o medicamento foi injetado
- dor nos ossos, articulações, costas, braço, perna, boca, garganta ou músculos
- dor de cabeça
- irritação na pele
- Prisão de ventre
- diarréia
- náusea
- vomitando
- perda de apetite
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
- diminuição do sentido do tato
- perda de cabelo
- hemorragias nasais
- cansaço, falta de energia
- Sentindo mal
- tontura
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
- dor na parte superior esquerda do estômago ou na ponta do ombro esquerdo
- febre, falta de ar, dificuldade para respirar, respiração rápida
- dificuldade para respirar, tossindo sangue
- febre, dor abdominal, dor nas costas, mal-estar
- inchaço da área do estômago ou outro inchaço, diminuição da micção, dificuldade para respirar, tontura, cansaço
- erupção na pele, urticária, coceira, inchaço do rosto, olhos ou boca, respiração ofegante, falta de ar
- sangramento ou hematoma incomum, manchas roxas sob a pele, pele vermelha
- diminuição da micção, urina escura ou com sangue, inchaço do rosto ou tornozelos
- micção dolorosa, urgente ou frequente
Algumas pessoas que usaram produtos de injeção de filgrastim para tratar neutropenia crônica grave desenvolveram leucemia (câncer que começa na medula óssea) ou alterações nas células da medula óssea que mostram que a leucemia pode se desenvolver no futuro. Pessoas com neutropenia crônica grave podem desenvolver leucemia mesmo se não usarem filgrastim. Não há informações suficientes para dizer se os produtos de injeção de filgrastim aumentam a chance de pessoas com neutropenia crônica grave desenvolverem leucemia. Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento.
Os produtos de injeção de filgrastim podem causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum ao usar este medicamento.
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Armazene os produtos para injeção de filgrastim na geladeira. Se congelar acidentalmente o filgrastim (Neupogen, Nivestym, Zarxio), pode deixá-lo descongelar no frigorífico. No entanto, se congelar a mesma seringa ou frasco para injectáveis de filgrastim uma segunda vez, deve eliminar essa seringa ou frasco para injectáveis. Filgrastim (Neupogen, Nivestym, Zarxio) pode ser mantido à temperatura ambiente por até 24 horas, mas deve ser mantido longe da luz solar direta. Filgrastim (Granix) pode ser conservado no congelador até 24 horas, ou pode ser mantido à temperatura ambiente até 5 dias, mas deve ser protegido da luz.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo aos produtos de injeção de filgrastim.
Antes de fazer um estudo de imagem óssea, diga ao seu médico e ao técnico que você está usando produtos para injeção de filgrastim. Os produtos de injeção de filgrastim podem afetar os resultados deste tipo de estudo.
Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Granix® (tbo-filgrastim)
- Neupogen® (filgrastim)
- Nivestym® (filgrastim-aafi)
- Zarxio® (filgrastim-sndz)
- Fator Estimulador de Colônia de Granulócitos
- G-CSF
- Metionil G-CSF humano recombinante