Sargramostim
Contente
- Antes de usar a injeção de sargramostim,
- Sargramostim pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
Sargramostin é usado para diminuir a chance de infecção em pessoas com leucemia mielóide aguda (LMA; um tipo de câncer dos glóbulos brancos) e estão recebendo medicamentos de quimioterapia que podem diminuir o número de neutrófilos (um tipo de célula do sangue necessária para combater infecção). Sargramostin também é usado em pessoas que estão se submetendo a transplantes de células-tronco do sangue, em pessoas que estão se submetendo a transplantes de medula óssea e para preparar o sangue para leucaferese (um tratamento no qual certas células sanguíneas são removidas do corpo e, em seguida, devolvidas ao corpo após quimioterapia). Sargramostim também é usado em pessoas que não responderam após receber um transplante de medula sanguínea. Sargramostin está em uma classe de medicamentos chamados fatores estimuladores de colônias. Atua ajudando o corpo a produzir mais neutrófilos e algumas outras células sanguíneas.
Sargramostim é apresentado como uma solução (líquido) ou um pó para ser misturado com um líquido para injetar por via subcutânea (sob a pele) ou por via intravenosa (numa veia). É infundido (injetado lentamente) durante um período de 2 a 24 horas, uma vez ao dia. Também pode ser injetado por via subcutânea uma vez ao dia. A duração do seu tratamento depende da sua condição e de como o seu corpo responde à medicação.
Se você estiver usando sargramostim para diminuir o risco de infecção durante a quimioterapia, receberá o medicamento pelo menos 4 dias após receber sua última dose de cada ciclo de quimioterapia. Você continuará a receber o medicamento todos os dias até que as contagens de células sanguíneas voltem ao normal ou por até 6 semanas. Se estiver usando sargramostim para preparar seu sangue para a leucaferese, você receberá o medicamento uma vez ao dia até a última leucaferese. Se estiver usando sargramostim porque está sendo submetido a um transplante de células-tronco do sangue, você receberá o medicamento a partir do dia do transplante de células do sangue e continuará por pelo menos 3 dias. Se estiver usando sargramostim para diminuir o risco de infecção durante um transplante de medula óssea, você receberá o medicamento pelo menos 24 horas após receber quimioterapia e novamente 2 a 4 horas após a infusão da medula óssea. Se você estiver usando sargramostim porque não está respondendo a um transplante de medula óssea, receberá o medicamento uma vez por dia durante 14 dias. Não pare de usar sargramostim sem falar com seu médico.
Sargramostim pode ser administrado por uma enfermeira ou outro profissional de saúde, ou pode ser instruído a injetar o medicamento em casa. Se for injetar sargramostim, injete o medicamento aproximadamente à mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use sargramostim exatamente como dirigido. Não use mais ou menos dele ou use-o com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Se você mesmo for injetar sargramostim, um profissional de saúde lhe mostrará como injetar o medicamento. Certifique-se de entender essas instruções. Pergunte ao seu médico se tiver alguma dúvida sobre onde em seu corpo você deve injetar sargramostim, como administrar a injeção, que tipo de seringa usar ou como descartar agulhas e seringas usadas após injetar o medicamento.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
Sargramostim também é algumas vezes usado para tratar certos tipos de síndrome mielodisplásica (um grupo de doenças em que a medula óssea produz células sanguíneas deformadas e não produzem células sanguíneas saudáveis em número suficiente) e anemia aplástica (uma condição em que a medula óssea não produzir células sanguíneas novas em quantidade suficiente). O sargramostim às vezes também é usado para diminuir a chance de infecção em pessoas com o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento para sua condição.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de usar a injeção de sargramostim,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a sargramostim, levedura, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes da injeção de sargramostim. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Não se esqueça de mencionar betametasona (Celestone), dexametasona (Decadron), lítio (Lithobid), metilprednisolona (Medrol) e prednisona.Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você estiver sendo tratado ou se já foi tratado com radioterapia ou se você tem ou já teve câncer, edema (inchaço do estômago, pés, tornozelos ou pernas), qualquer tipo de doença cardíaca, insuficiência cardíaca , batimento cardíaco irregular, doença pulmonar, renal ou hepática.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar enquanto estiver usando sargramostim, chame seu médico.
- se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a utilizar sargramostim.
- você deve saber que o sargramostim diminui o risco de infecção, mas não previne todas as infecções que podem se desenvolver durante ou após a quimioterapia. Ligue para o seu médico imediatamente se você desenvolver sinais de infecção, como febre, calafrios, dor de garganta ou tosse e congestão contínuas.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Sargramostim pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- vermelhidão, inchaço, hematoma, coceira ou um caroço na área onde o medicamento foi injetado
- dor óssea, articular ou muscular
- dor de cabeça
- náusea
- vomitando
- diarréia
- dor de estômago
- aftas
- perda de apetite
- perda de cabelo
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento médico de emergência:
- falta de ar ou respiração rápida
- dificuldade ao respirar
- respiração ofegante
- tontura
- suando
- urticária
- irritação na pele
- coceira
- inchaço ao redor da boca, rosto, olhos, estômago, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
- ganho de peso repentino
- dor no peito
- batimento cardíaco rápido ou irregular
- desmaio
- hematomas incomuns ou marcas roxas sob a pele
- sangramento incomum
- hemorragias nasais
- cansaço ou fraqueza incomum
- diminuição da micção
Sargramostim pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, longe da luz solar, fechada e fora do alcance das crianças. Guarde o sargramostim na geladeira. Não congele ou agite o sargramostim. Os frascos para injectáveis de sargramostim abertos podem ser refrigerados até 20 dias. Elimine os frascos abertos após 20 dias.
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- falta de ar
- cansaço ou fraqueza incomum
- febre
- batimento cardíaco rápido ou irregular
- náusea
- dor de cabeça
- irritação na pele
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo ao sargramostim.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Leukine®
- Fator Estimulador de Colônias de Granulócitos-Macrófagos
- GM-CSF