Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 14 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Ipratrópio para inalação oral - Medicamento
Ipratrópio para inalação oral - Medicamento

Contente

Ipratrópio por inalação oral é usado para prevenir chiado, falta de ar, tosse e aperto no peito em pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC; um grupo de doenças que afetam os pulmões e as vias aéreas), como bronquite crônica (inchaço das vias aéreas que levar aos pulmões) e enfisema (danos aos sacos de ar nos pulmões). O ipratrópio está em uma classe de medicamentos chamados broncodilatadores. Ele age relaxando e abrindo as passagens de ar para os pulmões para facilitar a respiração.

O ipratrópio vem como uma solução (líquido) para inalar pela boca usando um nebulizador (máquina que transforma o medicamento em uma névoa que pode ser inalada) e como um aerossol para inalar pela boca usando um inalador. A solução para nebulização é geralmente usada três ou quatro vezes ao dia, uma vez a cada 6 a 8 horas. O aerossol é geralmente usado quatro vezes ao dia. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use o ipratrópio exatamente como dirigido. Não use mais ou menos dele ou use-o com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.


Converse com seu médico sobre o que você deve fazer se sentir sintomas como respiração ofegante, dificuldade para respirar ou aperto no peito. Seu médico provavelmente lhe dará um inalador diferente que atue mais rapidamente do que o ipratrópio para aliviar esses sintomas. Seu médico também pode lhe dizer para usar puffs adicionais de ipratrópio junto com outros medicamentos para tratar esses sintomas. Siga estas instruções cuidadosamente e certifique-se de saber quando deve usar cada um de seus inaladores. Não use inalações extras de ipratrópio, a menos que seu médico diga que você deve fazer isso. Nunca use mais de 12 jatos de aerossol de inalação de ipratrópio em um período de 24 horas.

Chame seu médico se seus sintomas piorarem ou se você sentir que a inalação de ipratrópio não controla mais seus sintomas. Ligue também para o seu médico se lhe foi dito para usar doses extras de ipratrópio e você achar que precisa usar mais doses do que o normal.

Se você estiver usando o inalador, seu medicamento virá em latas. Cada lata de aerossol de ipratrópio é projetada para fornecer 200 inalações. Depois que o número rotulado de inalações foi usado, as inalações posteriores podem não conter a quantidade correta de medicamento. Você deve controlar o número de inalações que usou. Você pode dividir o número de inalações em seu inalador pelo número de inalações que você usa a cada dia para descobrir quantos dias seu inalador vai durar. Descarte o recipiente após ter usado o número rotulado de inalações, mesmo se ele ainda contiver algum líquido e continuar a soltar um spray quando for pressionado. Não coloque o recipiente na água para ver se ele ainda contém medicamento.


Tenha cuidado para não atingir os olhos de ipratrópio. Se estiver usando o inalador, mantenha os olhos fechados ao usar o medicamento. Se estiver usando a solução para nebulização, você deve usar um nebulizador com um bocal em vez de uma máscara facial. Se você precisar usar uma máscara facial, pergunte ao seu médico como você pode evitar o vazamento do medicamento. Se você receber ipratrópio nos olhos, pode desenvolver glaucoma de ângulo estreito (uma doença ocular grave que pode causar perda de visão). Se você já tem glaucoma de ângulo estreito, sua condição pode piorar. Você pode sentir pupilas dilatadas (círculos pretos no centro dos olhos), dor ou vermelhidão nos olhos, visão turva e alterações na visão, como ver halos ao redor de luzes. Chame seu médico se você entrar em contato com os olhos de ipratrópio ou se desenvolver estes sintomas.

O inalador que vem com o aerossol de ipratrópio foi projetado para ser usado apenas com uma lata de ipratrópio. Nunca use para inalar qualquer outro medicamento, e não use nenhum outro inalador para inalar ipratrópio.


Não use o inalador de ipratrópio quando estiver perto de uma chama ou fonte de calor. O inalador pode explodir se for exposto a temperaturas muito altas.

Antes de usar a inalação de ipratrópio pela primeira vez, leia as instruções escritas que o acompanham. Peça ao seu médico, farmacêutico ou terapeuta respiratório para lhe mostrar como usar o inalador ou nebulizador. Pratique o uso do inalador ou nebulizador enquanto ele assiste.

Para usar o inalador, siga estas etapas:

  1. Segure o inalador com a extremidade transparente apontando para cima. Coloque o recipiente de metal dentro da extremidade transparente do inalador. Certifique-se de que esteja totalmente e firmemente no lugar e que o recipiente esteja em temperatura ambiente.
  2. Remova a tampa protetora contra poeira da extremidade do bocal. Se a tampa contra poeira não foi colocada no bocal, verifique se há sujeira ou outros objetos no bocal
  3. Se estiver usando o inalador pela primeira vez ou se não o tiver usado há 3 dias, prepare-o pressionando o tubo para baixo para liberar dois jatos no ar, longe de seu rosto. Tenha cuidado para não borrifar medicamento nos olhos enquanto estiver preparando o inalador.
  4. Expire o mais completamente possível pela boca.
  5. Segure o inalador entre o polegar e os próximos dois dedos com o bocal na parte inferior, voltado para você. Coloque a extremidade aberta do bocal na boca. Feche bem os lábios ao redor do bocal. Feche seus olhos.
  6. Inspire lenta e profundamente pelo bocal. Ao mesmo tempo, pressione firmemente o recipiente.
  7. Prenda a respiração por 10 segundos. Em seguida, remova o inalador e expire lentamente.
  8. Se você foi instruído a usar duas baforadas, espere pelo menos 15 segundos e repita as etapas 4 a 7.
  9. Recoloque a tampa protetora do inalador.

Para inalar a solução usando um nebulizador, siga estas etapas;

  1. Torça a parte superior de um frasco de solução de ipratrópio e esprema todo o líquido no reservatório do nebulizador.
  2. Conecte o reservatório do nebulizador ao bocal ou máscara facial.
  3. Conecte o nebulizador ao compressor.
  4. Coloque o bocal na boca ou coloque a máscara facial. Sente-se em uma posição ereta e confortável e ligue o compressor.
  5. Respire calmamente, profundamente e uniformemente por cerca de 5 a 15 minutos até que a névoa pare de se formar na câmara do nebulizador.

Limpe seu inalador ou nebulizador regularmente. Siga as instruções do fabricante com cuidado e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se você tiver alguma dúvida sobre a limpeza do seu inalador ou nebulizador.

Às vezes, o ipratrópio também é usado para tratar os sintomas da asma. Converse com seu médico sobre os riscos de usar este medicamento para sua condição

Antes de usar a inalação de ipratrópio,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a ipratrópio, atropina (Atropen) ou qualquer outro medicamento.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: anti-histamínicos; ou medicamentos para doenças do intestino irritável, enjôo, mal de Parkinson, úlceras ou problemas urinários. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • se você estiver usando qualquer outro medicamento inalado, pergunte ao seu médico se você deve usar esses medicamentos um certo tempo antes ou depois de usar a inalação de ipratrópio. Se você estiver usando um nebulizador, pergunte ao seu médico se você pode misturar algum de seus outros medicamentos com o ipratrópio no nebulizador.
  • Informe o seu médico se você tem ou já teve glaucoma, problemas urinários ou uma condição da próstata (um órgão reprodutor masculino).
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar durante o uso de ipratrópio, chame seu médico.
  • se você vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, diga ao médico ou dentista que você está usando ipratrópio.
  • você deve saber que a inalação de ipratrópio às vezes causa sibilos e dificuldade para respirar imediatamente após ser inalado. Se isso acontecer, chame seu médico imediatamente. Não use a inalação de ipratrópio novamente, a menos que seu médico diga que você deve fazer isso.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.

Use a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não use uma dose dupla para compensar uma dose perdida.

O ipratrópio pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • tontura
  • náusea
  • azia
  • Prisão de ventre
  • boca seca
  • dificuldade para urinar
  • dor ao urinar
  • necessidade frequente de urinar
  • dor nas costas

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente:

  • irritação na pele
  • urticária
  • coceira
  • inchaço dos olhos, rosto, lábios, língua, garganta, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
  • rouquidão
  • dificuldade em respirar ou engolir
  • batimento cardíaco rápido ou acelerado
  • dor no peito

O ipratrópio pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum ao usar este medicamento.

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde os frascos para injectáveis ​​da solução não utilizados na embalagem de alumínio até estar pronto para os utilizar. Armazene o medicamento em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (não no banheiro). Não perfure o recipiente do aerossol e não o descarte em um incinerador ou fogo.

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Mantenha todas as consultas com o seu médico.

Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Atrovent® HFA
Última revisão - 15/12/2017

Nossas Publicações

O que esperar da miomectomia

O que esperar da miomectomia

O que é miomectomia?A miomectomia é um tipo de cirurgia uada para remover mioma uterino. eu médico pode recomendar eta cirurgia e eu mioma etiverem cauando intoma como: dor pélvic...
Dietas sem tiramina

Dietas sem tiramina

O que é tiramina?e você entir enxaqueca ou tomar inibidore da monoamina oxidae (IMAO), você pode ter ouvido falar de uma dieta em tiramina. A tiramina é um compoto produzido pela ...