Autor: John Pratt
Data De Criação: 12 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 23 Novembro 2024
Anonim
[PTBR] 2022 PMPL BRASIL L3D2 | Spring | AQUECIMENTO PARA AS FINAIS. QUEM VEM MAIS EMBALADO?
Vídeo: [PTBR] 2022 PMPL BRASIL L3D2 | Spring | AQUECIMENTO PARA AS FINAIS. QUEM VEM MAIS EMBALADO?

Contente

O que é abfração?

Abfração é a perda da estrutura do dente onde o dente e a gengiva se encontram. O dano é em forma de cunha ou em V e não está relacionado a cáries, bactérias ou infecção.

Continue lendo para aprender como reconhecer uma abfração, por que você precisa ir ao dentista e quando é necessário tratamento.

Quais são os sintomas da abfração?

Você pode primeiro se dar conta da abfração quando a comida fica presa na cunha ou quando abre um grande sorriso. Você pode até sentir com a língua.

A abfração geralmente é indolor, mas a sensibilidade dentária pode se tornar um problema, especialmente no que diz respeito ao calor e ao frio.

Você pode nunca desenvolver outros sinais ou sintomas, mas se o dano continuar, pode levar a:

  • facetas gastas e brilhantes no dente, conhecidas como translucidez
  • lascamento da superfície do dente
  • perda de esmalte ou dentina exposta

Com o tempo, a perda de esmalte pode tornar o dente vulnerável a bactérias e cáries. Pode afetar a integridade estrutural do dente, levando ao afrouxamento do dente ou à perda do dente.


Seria fácil confundir abfração com outros problemas dentários, por isso é melhor ver seu dentista para o diagnóstico.

O que causa abfração?

A abfração é causada por estresse prolongado nos dentes. Isso pode acontecer de várias maneiras, como:

  • bruxismo, também conhecido como ranger de dentes
  • desalinhamento dos dentes, também chamado de má oclusão
  • perda mineral devido a fatores ácidos ou abrasivos

Às vezes, existem vários fatores contribuintes. Seu dentista pode não ser capaz de dizer exatamente por que isso aconteceu. Além disso, a abfração pode ocorrer junto com outros problemas dentários, como abrasão e erosão.

A incidência de abfração aumenta com a idade, passando dos 20 aos 70 anos.

Como a abfração é tratada?

A abfração nem sempre requer tratamento, mas é importante consultar seu dentista para ter certeza. Mesmo se você não precisar de tratamento imediato, o monitoramento pode ajudá-lo a evitar problemas maiores.

O diagnóstico geralmente pode ser feito no exame clínico. Informe o seu dentista sobre quaisquer condições de saúde ou hábitos que possam afetar os dentes. Alguns exemplos disso são:


  • cerrando ou rangendo os dentes habitualmente
  • distúrbios alimentares
  • uma dieta altamente ácida
  • refluxo ácido
  • medicamentos que causam boca seca

O seu médico irá recomendar o tratamento com base na gravidade dos seus sintomas e se você tem problemas dentários coexistentes. Você também pode querer considerar como isso afeta seu sorriso e a capacidade de manter os dentes limpos.

O dano não pode ser revertido, mas você pode aliviar a sensibilidade do dente, melhorar a aparência e ajudar a prevenir danos futuros. Algumas opções de tratamento são:

  • Recheios. Isso pode ser útil se estiver ficando difícil manter os dentes limpos ou se você tiver sensibilidade dentária devido às terminações nervosas expostas. Seu dentista pode escolher uma cor que combine com seus dentes, então também é uma boa opção estética.
  • Protetor bucal. Se você cerrar ou ranger os dentes à noite, o dentista pode colocar um protetor bucal em você para evitar mais danos aos dentes.
  • Pasta de dentes. A pasta de dente não cura a abfração, mas certos produtos podem ajudar a reduzir a sensibilidade e abrasão dos dentes.
  • Ortodontia. O realinhamento de sua mordida pode ajudar a prevenir danos futuros, o que pode ser especialmente útil para pessoas mais jovens.

O custo do reparo da abfração varia significativamente dependendo de quantos dentes estão envolvidos, quais tratamentos você escolhe e se você tem ou não seguro dentário.


Certifique-se de discutir todas as suas opções com antecedência. Aqui estão algumas perguntas importantes para fazer ao seu dentista:

  • Qual é o objetivo deste tratamento?
  • Quais são os riscos?
  • Quanto tempo posso esperar que dure?
  • O que pode acontecer se eu não fizer esse tratamento?
  • Quanto vai custar? Meu seguro cobrirá isso?
  • Que tipo de tratamento de acompanhamento vou precisar?

Peça recomendações sobre produtos de higiene bucal, como escovas de dente, pasta de dente e enxágue dentário. Peça ao seu higienista dentário para demonstrar a técnica de escovação adequada para ajudá-lo a evitar maiores danos.

Abfração e recessão gengival

Ranger ou morder os dentes com uma mordida instável pode afetar as gengivas e também o dente. Não é incomum ter gengivas retraídas com abfração.

Com o tempo, à medida que as gengivas continuam a recuar, as superfícies das raízes podem ficar expostas. Essa combinação pode causar extrema sensibilidade dentária e dor de dente. Sem tratamento, pode levar ao afrouxamento ou perda do dente.

Diferença entre abfração, abrasão e erosão

Abfração, abrasão e erosão envolvem alguns danos ao dente, mas em locais diferentes do dente. Embora tenham causas variadas, eles podem interagir e criar um problema maior. É possível haver abfração, abrasão e erosão ao mesmo tempo.

Abfraction

A abfração é uma falha em forma de cunha no dente no ponto em que ele encontra a linha da gengiva.

É causado pela fricção e pressão no dente e nas gengivas, o que faz com que o colo do dente comece a quebrar.

Abrasão

É provável que a abrasão seja encontrada nos dentes mais próximos às bochechas, também conhecida como lado bucal. Ao contrário da aparência em forma de V da abfração, o dano causado pela abrasão é plano.

A abrasão é causada pela fricção de objetos estranhos, como lápis, unhas ou piercings na boca. Usar uma escova de dentes dura, produtos dentais abrasivos e uma técnica de escovagem inadequada também pode causar abrasão.

Erosão

A erosão é o desgaste geral do esmalte dos dentes. Os dentes podem ter aparência mais arredondada, com toque de transparência ou descoloração. Conforme a erosão avança, você pode começar a ver amassados ​​e lascas nos dentes.

Ao contrário da abfração e da abrasão, a erosão é mais um processo químico, acontecendo na superfície e subsuperfície dos dentes. É causado por altos níveis de ácido na saliva. Isso pode ser devido a alimentos ou bebidas ácidas, boca seca ou problemas de saúde que causam vômitos frequentes.

Imagens de abrasão, abfração e erosão

Desgaste dos dentes devido à abrasão, abfração e erosão.

Leve embora

A abfração é um tipo de dano ao dente próximo à linha da gengiva. Não tem apenas uma causa, mas geralmente o desalinhamento, o ranger dos dentes ou a erosão desempenham um papel. O tratamento não reverte o dano, mas pode melhorar a aparência, a sensibilidade dentária e tornar mais fácil mantê-los limpos.

Embora não exija necessariamente tratamento, a abfração pode levar a sérios problemas com seus dentes e gengivas. Se você acha que pode ter abfração, é importante que seu dentista faça o diagnóstico e monitore sua saúde bucal.

Artigos Populares

Tudo sobre saliências dorsais: causas e opções de remoção

Tudo sobre saliências dorsais: causas e opções de remoção

A corcova dorai ão irregularidade da cartilagem e do oo do nariz. Ea irregularidade podem cauar uma aliência ou "aliência" no contorno do nariz de uma peoa, em vez de uma incl...
Tenho PTSD médico - mas demorou muito para aceitar isso

Tenho PTSD médico - mas demorou muito para aceitar isso

À veze, ainda into que deveria ter uperado io, ou etou endo melodramático.Em algum momento do outono de 2006, eu etava em uma ala iluminada por lâmpada fluorecente, olhando para pô...