Angiodisplasia
Contente
- Visão geral
- Sintomas de angiodisplasia
- Causas e fatores de risco de angiodisplasia
- Como diagnosticar angiodisplasia
- Opções de tratamento para angiodisplasia
- Complicações para angiodisplasia
- Perspectivas para angiodisplasia
Visão geral
A angiodisplasia é uma anormalidade dos vasos sanguíneos no trato gastrointestinal (GI). O trato GI inclui a boca, esôfago, intestino delgado e grosso, estômago e ânus. Esta condição causa vasos sanguíneos inchados ou aumentados, bem como a formação de lesões hemorrágicas no cólon e no estômago.
O tipo de angiodisplasia é baseado na localização do aumento dos vasos sanguíneos. O seu médico pode classificar o seu caso como angiodisplasia do cólon (aumento dos vasos sanguíneos no cólon) ou angiodisplasia do estômago (aumento dos vasos sanguíneos no estômago). Além disso, essa condição pode ser dividida nas seguintes categorias com base no local:
- angiodisplasia colônica e gástrica
- angiodisplasia do estômago e do intestino
- angiodisplasia cecal
- angiodisplasia duodenal e do intestino delgado
Sintomas de angiodisplasia
A angiodisplasia pode ocorrer sem dor e passar despercebida, ou você pode ter sintomas sutis.A anemia é um sintoma dessa condição porque causa lesões e sangramentos no trato gastrointestinal.
Anemia é quando sua contagem de glóbulos vermelhos é menor que o normal. Isso pode causar uma redução no fluxo de oxigênio em todo o corpo e desencadear uma série de sintomas. Você pode enfrentar uma das seguintes situações com angiodisplasia:
- falta de ar
- cansaço
- fraqueza
- pele pálida
- tontura
- tontura
- batimento cardíaco acelerado
A angiodisplasia também pode causar sangramento no reto. A perda de sangue pode variar de leve a grave, e o sangue pode aparecer vermelho ou preto brilhante e tardio.
O sangramento retal também pode ser um sinal de câncer de cólon e outros distúrbios do trato gastrointestinal.
Causas e fatores de risco de angiodisplasia
A causa da angiodisplasia é desconhecida. Mas espasmos normais que ocorrem no trato gastrointestinal podem ser responsáveis pelo aumento dos vasos sanguíneos. Esse aumento leva ao desenvolvimento de pequenas vias entre uma veia e uma artéria, que podem vazar com sangue. Além disso, o enfraquecimento dos vasos sanguíneos relacionado à idade também pode causar angiodisplasia. Isso pode explicar por que a condição é mais comum em pessoas mais velhas.
Outros fatores de risco para a angiodisplasia incluem histórico de doenças cardíacas, como estenose aórtica, além de tomar anticoagulação ou medicação para afinar o sangue.
Como diagnosticar angiodisplasia
Se você apresentar sintomas de angiodisplasia, seu médico poderá solicitar uma série de testes para verificar se há anormalidades e sangramentos no trato gastrointestinal. Estes podem incluir:
- Superior endoscopia. Neste teste, seu médico examina o revestimento do esôfago e do estômago inserindo um tubo com uma câmera acoplada na garganta e no estômago.
- Exame de fezes. O seu médico pode solicitar uma amostra de fezes para testar vestígios de sangue.
- Hemograma completo (CBC). Este exame de sangue avalia seu número de glóbulos vermelhos. Os resultados podem confirmar ou descartar anemia.
- Colonoscopia. Este procedimento envolve a inserção de um tubo com uma câmera acoplada no ânus para examinar o intestino. O seu médico pode ver o revestimento do intestino grosso e verificar se há sangramento e outras anormalidades.
- Angiograma. Este raio-X cria imagens dos seus vasos sanguíneos e ajuda a identificar a localização do sangramento. Seu médico pode recomendar um angiograma se a colonoscopia não revelar nenhuma lesão, mas suspeita de sangramento ativo.
Opções de tratamento para angiodisplasia
Às vezes, o sangramento causado pela angiodisplasia para por conta própria, sem intervenção médica. Mas você pode precisar de tratamento para controlar o sangramento e reverter a anemia.
O tratamento depende da gravidade da condição e se você tem anemia. Se você não tem anemia, seu médico pode adiar o tratamento da doença até você começar a ter sintomas. O tratamento pode incluir:
- Angiografia. Neste procedimento, seu médico usa um tubo de plástico fino para administrar remédios a um vaso sanguíneo que está sangrando. Este medicamento fecha o vaso sanguíneo e para de sangrar.
- Cauterização. Uma vez que seu médico identifique o local do sangramento, ele pode usar cauterização para fechar uma parte da veia e interromper o sangramento. Este procedimento pode ser realizado usando um endoscópio, um tubo flexível que passa pela boca até o estômago e a parte superior do intestino delgado.
- Cirurgia. Se você tiver um sangramento grave no cólon, a cirurgia pode ser a única opção para interromper o sangramento. Nesse caso, seu médico pode remover o lado direito do seu cólon.
O seu médico também pode prescrever ou recomendar suplementos de ferro sem receita, em casos de anemia. O ferro pode estimular a produção de glóbulos vermelhos.
Não parece haver nenhuma maneira de prevenir a angiodisplasia.
Complicações para angiodisplasia
É importante que você não ignore os sinais de angiodisplasia. Entre em contato com seu médico se sentir fadiga incomum, fraqueza, tontura ou sangramento retal. Se não tratada, a angiodisplasia pode causar perda sangüínea grave. E em casos de anemia extrema, você pode precisar de uma transfusão de sangue.
Perspectivas para angiodisplasia
As perspectivas para a angiodisplasia são boas quando o tratamento controla com sucesso o sangramento. Depois que o sangramento pára, a anemia pode se resolver, e nesse ponto você pode recuperar energia. Lembre-se de que, mesmo com o tratamento, você poderá sangrar novamente no futuro.