Reparo de prolapso retal
O reparo do prolapso retal é uma cirurgia para corrigir um prolapso retal. Esta é uma condição em que a última parte do intestino (chamada reto) se projeta através do ânus.
O prolapso retal pode ser parcial, envolvendo apenas o revestimento interno do intestino (mucosa). Ou pode ser completo, envolvendo toda a parede do reto.
Para a maioria dos adultos, a cirurgia é usada para reparar o reto porque não existe outro tratamento eficaz.
Crianças com prolapso retal nem sempre precisam de cirurgia, a menos que seu prolapso não melhore com o tempo. Em bebês, o prolapso geralmente desaparece sem tratamento.
A maioria dos procedimentos cirúrgicos para prolapso retal é realizada sob anestesia geral. Para pessoas mais velhas ou mais doentes, pode-se usar anestesia peridural ou raquidiana.
Existem três tipos básicos de cirurgia para reparar o prolapso retal. Seu cirurgião decidirá qual é o melhor para você.
Para adultos saudáveis, um procedimento abdominal tem maiores chances de sucesso. Enquanto você está sob anestesia geral, o médico faz um corte cirúrgico no abdômen e remove uma parte do cólon. O reto pode ser preso (suturado) ao tecido circundante para que não deslize e caia pelo ânus. Às vezes, um pedaço macio de malha é enrolado em volta do reto para ajudá-lo a permanecer no lugar. Esses procedimentos também podem ser feitos com cirurgia laparoscópica (também conhecida como fechadura ou cirurgia telescópica).
Para adultos mais velhos ou com outros problemas médicos, uma abordagem pelo ânus (abordagem perineal) pode ser menos arriscada. Também pode causar menos dor e levar a uma recuperação mais curta. Mas, com essa abordagem, é mais provável que o prolapso volte (se repita).
Um dos reparos cirúrgicos através do ânus envolve a remoção do reto e do cólon prolapsados e, em seguida, a sutura do reto aos tecidos circundantes. Esse procedimento pode ser feito sob anestesia geral, peridural ou raquidiana.
Pessoas muito frágeis ou doentes podem precisar de um procedimento menor que reforce os músculos do esfíncter. Essa técnica envolve os músculos com uma faixa de malha macia ou um tubo de silicone. Essa abordagem fornece apenas melhorias de curto prazo e raramente é usada.
Os riscos da anestesia e cirurgia em geral incluem:
- Reações a medicamentos, problemas respiratórios
- Sangramento, coágulos sanguíneos, infecção
Os riscos desta cirurgia incluem:
- Infecção. Se um pedaço de reto ou cólon for removido, o intestino precisa ser reconectado. Em casos raros, essa conexão pode vazar, causando infecção. Mais procedimentos podem ser necessários para tratar a infecção.
- A constipação é muito comum, embora a maioria das pessoas tenha constipação antes da cirurgia.
- Em algumas pessoas, a incontinência (perda de controle do intestino) pode piorar.
- Retorno do prolapso após cirurgia abdominal ou perineal.
Durante as 2 semanas antes da cirurgia:
- Pode ser solicitado que você pare de tomar medicamentos que dificultam a coagulação do sangue. Alguns deles são aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), vitamina E, varfarina (Coumadin), clopidogrel (Plavix), ticlopidina (Ticlid) e apixaban (Eliquis).
- Pergunte ao seu médico quais medicamentos você ainda deve tomar no dia da cirurgia.
- Se você fuma, tente parar. Peça ajuda ao seu provedor.
- Informe o seu cirurgião se ficar doente antes da cirurgia. Isso inclui resfriado, gripe, surto de herpes, problemas urinários ou qualquer outra doença.
Um dia antes da cirurgia:
- Coma um café da manhã leve e almoço.
- Você pode ser instruído a beber apenas líquidos claros, como caldo, suco claro e água à tarde.
- Siga as instruções sobre quando parar de comer ou beber.
- Você pode ser instruído a usar enemas ou laxantes para limpar o intestino. Em caso afirmativo, siga exatamente essas instruções.
No dia da sua cirurgia:
- Tome todos os medicamentos que seu provedor disse para você tomar com um pequeno gole de água.
- Certifique-se de chegar ao hospital a tempo.
Quanto tempo você fica no hospital depende do procedimento. Para procedimentos abdominais abertos, pode ser de 5 a 8 dias. Você irá para casa mais cedo se tiver feito uma cirurgia laparoscópica. A permanência para cirurgia perineal pode ser de 2 a 3 dias.
Você deve fazer uma recuperação completa em 4 a 6 semanas.
A cirurgia geralmente funciona bem para reparar o prolapso. A constipação e a incontinência podem ser problemas para algumas pessoas.
Cirurgia de prolapso retal; Cirurgia de prolapso anal
- Reparo de prolapso retal - série
Mahmoud NN, Bleier JIS, Aarons CB, Paulson EC, Shanmugan S, Fry RD. Cólon e reto. In: Townsend CM Jr, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery: The Biological Basis of Modern Surgical Practice. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 51.
Russ AJ, Delaney CP. Prolapso retal. In: Fazio the Late VW, Church JM, Delaney CP, Kiran RP, eds. Terapia Atual em Cirurgia do Cólon e Retal. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 22.