Uau, a ansiedade pode aumentar o risco de câncer?
Contente
Não é nenhuma surpresa que tanto o estresse quanto a ansiedade possam ter efeitos negativos duradouros em sua saúde geral ao longo do tempo, causando de tudo, desde um aumento do risco de ataque cardíaco a problemas gastrointestinais. (Para sua informação: é por isso que as notícias o deixam tão ansioso.)
E não só é extremamente difícil lidar com a ansiedade, mas também é extremamente comum. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, 18,1% dos americanos sofrem de algum tipo de transtorno de ansiedade. Além do mais, as mulheres têm 60% mais probabilidade do que os homens de sentir ansiedade ao longo da vida - como se a menstruação, a gravidez e os hormônios flutuantes não fosse difícil o suficiente, certo? Agora, um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Cambridge diz que a ansiedade pode causar outro problema de saúde realmente importante: o câncer.
No estudo, os pesquisadores se concentraram em pessoas com transtorno de ansiedade generalizada (TAG), que, de acordo com a Mayo Clinic, é caracterizado por preocupação excessiva na maioria dos dias da semana por mais de seis meses, bem como sintomas físicos como inquietação, fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular e problemas de sono. O estudo observa que, embora pesquisas anteriores tenham examinado se a ansiedade está ou não relacionada à morte prematura por doenças graves (que inclui o câncer), os resultados não foram consistentes. (Veja por que você deve parar de dizer que tem ansiedade, se realmente não tem.)
Para uma análise mais detalhada, os pesquisadores analisaram os dados de pacientes com TAG que também morreram de câncer, coletados como parte de um estudo anterior. Eles descobriram que homens com ansiedade tinham Duplo o risco de eventualmente morrer de câncer. Estranhamente, a mesma correlação não existia para mulheres em seu conjunto de dados, embora os pesquisadores sugiram mais testes para confirmar isso.
"Não podemos dizer que uma causa a outra", disse a pesquisadora principal Olivia Remes do European College of Neuropsychopharmacology Congress (ECNP). “É possível que homens com ansiedade tenham estilos de vida ou outros fatores de risco que aumentem o risco de câncer que não consideramos completamente”. Remes também falou sobre a necessidade de pessoas no poder - pesquisadores, funcionários do governo e médicos - prestarem mais atenção aos transtornos de ansiedade. “Um grande número de pessoas é afetado pela ansiedade e seus efeitos potenciais sobre a saúde são substanciais”, disse ela. "Com este estudo, mostramos que a ansiedade é mais do que apenas um traço de personalidade, mas sim um distúrbio que pode estar associado ao risco de morte por doenças, como o câncer." (Relacionado: este teste estranho pode prever ansiedade e depressão antes de você mostrar os sintomas.)
David Nutt, professor do Imperial College que também dirigiu uma clínica no Reino Unido especializada em transtorno de ansiedade, disse que os resultados não o surpreenderam. "O intenso sofrimento que essas pessoas sofrem, muitas vezes diariamente, geralmente está associado a uma grande quantidade de estresse corporal que deve ter um grande impacto em muitos processos fisiológicos, incluindo a supervisão imunológica de células cancerosas."
Portanto, embora os resultados de destaque deste estudo se refiram principalmente aos homens, é sem dúvida verdade que a ansiedade (e outros transtornos de saúde mental, nesse caso) também precisam ser levados a sério como problemas de saúde física geral. E se você estiver preocupado com essa ligação entre ansiedade e câncer, entenda que os autores do estudo sabem que pode haver outros fatores de estilo de vida envolvidos, uma vez que as pessoas que estão super ansiosas são mais propensas a se automedicar com substâncias que também podem contribuir para o risco de câncer (veja: cigarros e álcool). Também é importante lembrar que esta pesquisa em particular enfoca apenas o GAD, então não há motivo imediato para preocupação se você tiver uma forma diferente de ansiedade (como ansiedade noturna ou ansiedade social). Claro, mais pesquisas são definitivamente necessárias, mas este estudo é um passo na direção certa para descobrir a ligação entre estresse, ansiedade e doença.
Enquanto isso, se você quer se estressar menos, experimente essas Soluções de redução da ansiedade para as armadilhas da preocupação comuns e esses óleos essenciais para a ansiedade e o alívio do estresse.