7 máscaras de cabelo de abacate que nutrem e hidratam
Contente
- O que torna o abacate bom para o cabelo
- Receitas caseiras de máscara de cabelo de abacate
- 1. Abacate e óleo de coco
- Ingredientes
- instruções
- 2. Abacate, azeite e suco de limão
- Ingredientes
- instruções
- 3. Abacate, ovo e azeite
- Ingredientes
- instruções
- 4. Aloe e abacate
- Ingredientes
- instruções
- 5. Banana e abacate
- Ingredientes
- instruções
- 6. Iogurte, mel, azeite e abacate
- Ingredientes
- instruções
- 7. Aveia e abacate
- Ingredientes
- instruções
- Como usar máscaras capilares: práticas recomendadas
- Precauções
- Dicas para cabelos saudáveis
- Dicas de cabelo saudável
- Sua dieta pode afetar a saúde do cabelo
- Como cortar um abacate
- Resumo
Já sabemos que o abacate é bom com torradas e sushi, mas você sabia que também é bom para o seu cabelo?
Por muitas das mesmas razões, a fruta - sim, o abacate é tecnicamente uma fruta - é benéfica para a saúde e o cabelo.
Continue lendo para sete máscaras capilares à base de abacate que amamos. Também abordaremos as práticas recomendadas para usar e remover máscaras capilares, além de dicas para manter seu cabelo saudável.
O que torna o abacate bom para o cabelo
Os abacates são extremamente hidratantes e nutritivos porque contêm óleos naturais e ácidos graxos poliinsaturados e monoinsaturados (as “boas” gorduras). Embora esses óleos possam ser benéficos para todos os tipos de cabelo, eles são especialmente úteis para cabelos secos e desidratados.
A fruta também é rica em vitaminas que podem nutrir o couro cabeludo e ajudar o cabelo a parecer saudável, brilhante e hidratado. Você já deve ter ouvido falar que a biotina ajuda o cabelo e as unhas a crescer. Isto é especialmente verdade em pessoas com deficiência de biotina, o que é raro.
O abacate é uma ótima fonte de biotina, e a adição dessa vitamina do complexo B à dieta pode ajudar o cabelo a crescer de maneira mais saudável.
Um estudo de 2015 constatou que os minerais do óleo de abacate, incluindo potássio e magnésio, podem selar as células da cutícula, o que pode ajudar o cabelo a ficar macio e brilhante e impedir que ele se quebre.
Embora não tenha havido muitos estudos clínicos sobre os efeitos do abacate no cabelo, foi demonstrado que o óleo vegetal ajuda a proteger o cabelo contra danos e os ácidos graxos reduzem o óleo e melhoram a qualidade geral do cabelo.
Curiosamente, muitas pessoas observam que seus cabelos ficam mais sedosos e mais fortes depois de usar uma máscara de abacate.
Receitas caseiras de máscara de cabelo de abacate
As máscaras de abacate são fáceis de fazer em casa, e você já pode ter todos os ingredientes que precisa em sua cozinha.
1. Abacate e óleo de coco
Ingredientes
- 1 abacate
- 2-3 colheres de sopa. óleo de côco
instruções
Para cabelos lisos e brilhantes, use um garfo para amassar um abacate inteiro em uma tigela. Comece com 2 colheres de sopa de óleo de coco e misture.
Demonstrou-se que o óleo de coco absorve facilmente os cabelos e protege os fios dos danos externos. Você pode adicionar mais óleo de coco se preferir mais uma máscara líquida. Aplique a partir das pontas dos cabelos e suba até o couro cabeludo.
2. Abacate, azeite e suco de limão
Ingredientes
- 1 abacate
- 1/4 xícara de azeite
- 1 Colher de Sopa. suco de limão
instruções
Amasse o abacate e misture o azeite e o suco de limão. Vai parecer guacamole com molho. Aplique nos cabelos úmidos ou secos da raiz às pontas.
O limão é antifúngico e pode ajudar a reduzir o óleo e a caspa. Mas, se não for enxaguado adequadamente, pode descolorir temporariamente o cabelo. As propriedades emolientes do azeite ajudarão a amaciar os cabelos.
3. Abacate, ovo e azeite
Ingredientes
- 1/2 abacate
- 1 ovo
- 1 colher de chá. azeite
instruções
Misture os ingredientes com um garfo ou colher. Whisking vai funcionar em uma pitada.
Você pode ajustar as proporções dessa máscara, dependendo do comprimento e espessura do seu cabelo. Além dos benefícios hidratantes do abacate e do azeite, o ovo é rico em proteínas, o que ajuda a fortalecer os cabelos e protege contra pontas duplas e danos causados pelo calor.
4. Aloe e abacate
Ingredientes
- 1 abacate maduro
- 2 colheres de sopa. de gel de aloe vera
- 1 colher de chá. de óleo de coco
instruções
Mexa ou misture os três ingredientes, adicionando mais óleo de coco se você tiver cabelos muito compridos ou grossos.
O Aloe tem propriedades anti-inflamatórias que podem acalmar o couro cabeludo, e o conteúdo de vitaminas no aloe e no abacate nutrirá o cabelo.
5. Banana e abacate
Ingredientes
- 1 banana madura
- 1/2 abacate
instruções
Amasse ou misture os ingredientes e aplique nos cabelos úmidos da raiz às pontas. A banana tem alto teor de sílica, por isso trabalha para suavizar os cabelos e dar brilho.
6. Iogurte, mel, azeite e abacate
Ingredientes
- 1 xícara de iogurte (opte por iogurte grego simples)
- 1/2 abacate maduro
- 2 colheres de sopa. azeite
- 1 Colher de Sopa. mel
instruções
Misture ou mexa os ingredientes até formar uma pasta lisa.
Aplique nos cabelos úmidos.O mel pode parecer pegajoso, mas é umectante, o que significa que retira a umidade do ar e prende os cabelos para uma hidratação adicional.
Um estudo de 2017 mostrou que os probióticos no iogurte podem ajudar a reduzir a caspa.
7. Aveia e abacate
Ingredientes
- 1/2 abacate maduro
- 1/2 xícara de aveia
instruções
Primeiro, prepare a aveia de acordo com as instruções de cozimento e deixe esfriar à temperatura ambiente - você não quer queimar o couro cabeludo! Misture com o abacate até formar uma pasta lisa. Aplique nos cabelos da raiz às pontas.
Aveia pode ajudar a acalmar um couro cabeludo seco e com coceira.
Como usar máscaras capilares: práticas recomendadas
Para melhores resultados, aplique máscaras de abacate no cabelo seco. As máscaras de abacate são à base de óleo; portanto, o cabelo molhado repele o óleo e não penetra tão profundamente quanto no cabelo seco.
Para melhores resultados, aplique máscaras de abacate no cabelo seco.
Deixe por 20 a 30 minutos.
Se desejar, você pode deixar uma máscara capilar durante a noite. No entanto, não há muitas evidências para apoiar que deixar a máscara no ponto de saturação seja mais benéfico.
Se você decidir deixá-lo durante a noite, cubra o cabelo com uma touca de banho ou coloque uma toalha no travesseiro para evitar manchas.
Lave a máscara no chuveiro e, em seguida, lave e condicione normalmente. Se você achar que seu cabelo fica oleoso mesmo após a lavagem, considere lavar duas vezes para tirar completamente a máscara.
Precauções
O abacate é amplamente considerado seguro. No entanto, se você sabe que é alérgico ao abacate, pule a máscara, pois isso pode causar efeitos colaterais adversos.
Se você nunca comeu um abacate, mas deseja usá-lo em uma máscara capilar, é melhor tentar um adesivo antes de aplicá-lo ao cabelo. Isso envolve colocar uma pequena quantidade de abacate no antebraço.
Aguarde mais ou menos 30 minutos e, se a pele não apresentar sinais de reação alérgica - como vermelhidão, coceira ou picada - deve ser bom usar o couro cabeludo e o cabelo.
Dicas para cabelos saudáveis
As máscaras não são a única maneira de manter cabelos saudáveis. Uma opção fácil é lavar o cabelo com água morna ou fria.
Antes de lavar o cabelo, use água morna para abrir a cutícula, o que permite que o xampu penetre em cada fio para uma limpeza mais profunda. Enxágüe com água mais fria para selar a cutícula para cabelos brilhantes.
Dicas de cabelo saudável
- Use água morna antes de lavar o shampoo para abrir a cutícula.
- Enxágüe com água morna ou fria após a lavagem para selar a cutícula.
- Use uma toalha de microfibra, em vez de um pano felpudo, para secar o cabelo.
- Durma em uma fronha de seda.
- Limite o estilo de calor, como secagem, ondulação e alisamento.
- Use um spray protetor de calor se usar uma ferramenta de modelagem térmica.
- Coma uma dieta equilibrada e rica em vitaminas.
Ao secar o cabelo, use uma toalha de microfibra. É mais gentil com os cabelos do que com a toalha, que pode enfraquecer e danificar os cabelos.
Uma fronha de seda também pode ajudar a proteger o cabelo. Cria menos atrito no cabelo e, portanto, frizz, além de o material conter menos sujeira e óleo.
Uma maneira fácil de evitar danos ao cabelo é limitando o estilo de calor, como secagem, alisamento e ondulação. Se precisar usar ferramentas quentes, use um spray protetor térmico, que ajudará a manter o cabelo saudável e macio.
Sua dieta pode afetar a saúde do cabelo
O cabelo é realmente composto apenas de células mortas, e é por isso que não dói quando você o corta. Você pode mudar a aparência do seu cabelo, mas é difícil mudar a maquiagem real, a menos que você mude a maneira como ele cresce.
Uma maneira de mudar a saúde do seu cabelo é seguir uma dieta rica em vitaminas e completa. Alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes podem ajudar a promover o crescimento saudável do cabelo.
Alguns dos melhores alimentos para cabelos incluem:
- verduras, como espinafre e couve
- bagas, que têm vitamina C para ajudar a promover o colágeno
- nozes
- sementes
- ostras e outros alimentos ricos em zinco
- peixe gordo, que contém ômega-3
- abacate, que fornece ao corpo vitamina E e uma dose de ácidos graxos
Como cortar um abacate
Resumo
Não há muitas pesquisas de base científica que apontem as máscaras capilares como benéficas para o cabelo. Curiosamente, muitas pessoas relatam que seus cabelos ficam mais brilhantes e macios depois de usar uma máscara de abacate, mesmo que o cabelo em si não tenha mudado.
Como o cabelo é matéria morta, não há muito que você possa fazer para alterar permanentemente sua condição depois que crescer fora do couro cabeludo. Uma dieta saudável e equilibrada é uma das maneiras mais eficazes de mudar seu cabelo. Comer abacates é tão bom, se não melhor, para o seu cabelo quanto usar uma máscara.
O abacate é rico em vitamina E, C e A e inclui minerais essenciais e muito pouco açúcar. Outros alimentos saudáveis para o cabelo são frutas, peixes e verduras.