Será que a luz azul do tempo na tela pode estar danificando sua pele?
Contente
- O que é luz azul?
- Como a luz azul pode afetar a pele?
- Como você pode evitar danos à pele causados pela luz azul?
- Revisão para
Entre os pergaminhos intermináveis do TikTok antes de você se levantar de manhã, as oito horas de trabalho diário em um computador e alguns episódios no Netflix à noite, é seguro dizer que você passa a maior parte do dia na frente de uma tela. Na verdade, um relatório recente da Nielsen descobriu que os americanos passam quase metade do dia - 11 horas para ser exato - em um dispositivo. Para ser justo, esse número também inclui streaming de música e ouvir podcasts, mas é uma parte alarmante (embora não totalmente surpreendente) de sua vida cotidiana.
Antes que você pense que isso vai se transformar em uma palestra "desligue o telefone", saiba que o tempo de tela não é de todo ruim; é um elo social e as indústrias dependem da tecnologia para fazer negócios - que diabo, essa história não existiria sem as telas.
Mas a realidade é que todo esse tempo de tela está impactando negativamente sua vida de maneiras óbvias (seu sono, memória e até metabolismo) e menos conhecidas (sua pele).
Obviamente, os especialistas (e sua mãe) vão lhe dizer para reduzir o tempo de tela, mas dependendo do seu trabalho ou estilo de vida isso pode não ser possível. "Acho que devemos abraçar a tecnologia e todas as maneiras maravilhosas como ela melhorou nossas vidas. Apenas certifique-se de proteger sua pele enquanto faz isso", disse Jeniece Trizzino, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Goodhabit, uma nova marca de cuidados com a pele criada especificamente para combater os efeitos da luz azul.
Continue lendo para entender melhor o impacto que essa luz azul de seus dispositivos pode ter em sua pele e o que você pode fazer para evitá-lo. (Relacionado: 3 maneiras pelas quais seu telefone está arruinando sua pele e o que fazer a respeito.)
O que é luz azul?
O olho humano é capaz de ver a luz como cores específicas quando atinge um determinado comprimento de onda. A luz azul é um tipo de luz que emite luz visível de alta energia (HEV) que atinge a parte azul do espectro de luz visível. Para o contexto, a luz ultravioleta (UVA / UVB) está no espectro de luz não visível e pode penetrar na primeira e na segunda camadas da pele. A luz azul pode chegar até a terceira camada, diz Trizzino.
Existem duas fontes principais de luz azul: o sol e as telas. O sol, na verdade, contém mais luz azul do que UVA e UVB combinados, diz Loretta Ciraldo, M.D., dermatologista de Miami. (P.S. Caso você esteja se perguntando: Sim, a luz azul é a razão pela qual você vê o céu como a cor azul.)
Todas as telas digitais emitem luz azul (smartphone, TV, computador, tablet e smartwatch) e o dano se baseia na proximidade do dispositivo (a proximidade do seu rosto com a tela) e no tamanho do dispositivo, diz Trizzino. Há um debate sobre em que intensidade e duração a exposição à luz começa a causar danos, e não está claro se a maior parte da sua exposição à luz azul vem do sol, porque é uma fonte mais forte, ou telas por causa de sua proximidade e tempo de uso. (Relacionado: Os benefícios da terapia da luz vermelha, verde e azul.)
Como a luz azul pode afetar a pele?
A relação entre a luz azul e a pele é complicada. A luz azul foi estudada para uso em práticas dermatológicas para tratar doenças de pele, como acne ou rosácea. (Sophia Bush jura por tratamento com luz azul para sua rosácea.) Mas uma nova pesquisa sugeriu que a exposição de alto nível e longo prazo à luz azul pode estar associada a algumas condições de pele abaixo do ideal, semelhantes à exposição aos raios ultravioleta luz. Acredita-se que a luz azul, como a UV, pode criar radicais livres, que se acredita serem a causa de todos esses danos. Os radicais livres são pequenas partículas cosméticas que causam estragos na pele, como descoloração e rugas, diz Mona Gohara, M.D., dermatologista e professora clínica associada da Escola de Medicina de Yale.
Um estudo até mostrou que a produção de melanina na pele dobrou e persistiu por mais tempo quando exposta à luz azul em comparação com UVA. Níveis elevados de melanina podem levar a problemas de pigmentação, como melasma, manchas senis e manchas escuras após erupções. E quando os testadores foram expostos à luz azul e depois separadamente ao UVA, houve mais vermelhidão e inchaço da pele exposta à luz azul do que a fonte de luz UVA, diz o Dr. Ciraldo.
Simplificando: quando exposta à luz azul, sua pele fica estressada, o que causa inflamação e danos celulares. Danos às células da pele resultam em sinais de envelhecimento, como rugas, manchas escuras e perda de colágeno. Para algumas boas notícias: Não há dados que sugiram uma correlação entre luz azul e câncer de pele.
Não sabe se a luz azul é ruim ou boa? É importante observar que as duas conclusões podem ser verdadeiras: a exposição de curto prazo (como durante um procedimento em um consultório médico) pode ser segura, enquanto a exposição de alta e de longo prazo (como o tempo passado na frente de telas) pode contribuem para danos ao DNA e envelhecimento prematuro. No entanto, as pesquisas ainda estão em andamento e estudos maiores são necessários para serem concluídos para que qualquer evidência conclusiva surja. (Relacionado: os dispositivos de luz azul em casa podem realmente eliminar acne?)
Como você pode evitar danos à pele causados pela luz azul?
Uma vez que abandonar os smartphones totalmente não é uma opção viável, aqui está o que você posso fazer para evitar todos esses danos à pele associados à luz azul. Além disso, você já pode estar fazendo muito disso em sua rotina diária de cuidados com a pele.
1. Escolha seus soros com sabedoria. Um soro antioxidante, como um produto de cuidados da pele com vitamina C, pode ajudar a combater os danos dos radicais livres, diz o Dr. Gohara. Ela gosta do Skin Medica Lumivive System(Compre, $ 265, dermstore.com), que foi formulado para proteger contra a luz azul. (Relacionado: Os melhores produtos de cuidados da pele com vitamina C para uma pele mais jovem e mais brilhante)
Outra opção é um soro específico para luz azul, que pode até ser coberto com outro soro antioxidante, se você quiser. Os produtos Goodhabit contêm tecnologia BLU5, uma mistura patenteada de plantas marinhas que visa reverter os danos à pele causados pela exposição à luz azul, bem como bloquear a ocorrência de danos futuros, diz Trizzino. Experimente Soro Óleo para Poção Goodhabit Glow (Compre, $ 80, goodhabitskin.com), que oferece um reforço antioxidante e minimiza os efeitos negativos da luz azul na pele.
2. Não economize protetor solar - sério. Aplique protetor solar todos os dias (sim, mesmo no inverno, e mesmo dentro de casa), mas não apenas algum protetor solar. “O maior erro que as pessoas cometem é pensar que o protetor solar atual já as está protegendo”, diz Trizzino. Em vez disso, procure um filtro solar físico (também conhecido como filtro solar mineral) com uma grande quantidade de óxido de ferro, óxido de zinco ou dióxido de titânio em seus ingredientes, já que esse tipo de filtro solar funciona bloqueando a luz UV e HEV. FYI: O filtro solar químico funciona permitindo que a luz UVA / UVB penetre na pele, mas uma reação química transforma a luz UV em um comprimento de onda não prejudicial. Embora esse processo seja eficaz para evitar queimaduras solares ou câncer de pele, a luz azul ainda consegue penetrar na pele e causar danos.
Os protetores solares são necessários para proteger contra UVA / UVB, mas não contra a luz azul, então outra opção é encontrar um FPS com ingredientes que visem especificamente esse problema. Dr. Ciraldo oferece uma linha de produtos de luz azul, como Dr. Loretta Urban Antioxidant Sunscreen FPS 40(Compre, $ 50, dermstore.com), que tem antioxidantes para combater os radicais livres, óxido de zinco para proteção UV e extrato de ginseng, que demonstrou proteger contra os danos da luz HEV.
3. Adicione alguns acessórios à sua tecnologia. Considere a compra de um filtro de luz azul para computadores e tablets, ou diminua a configuração de luz azul em seu telefone (iPhones permitem que você agende o turno da noite para esse fim), diz o Dr. Ciraldo. Você também pode comprar óculos de luz azul para ajudar a evitar o cansaço visual e prejudicar a saúde ocular, mas também para prevenir rugas sob os olhos e hiperpigmentação, acrescenta ela.