Facelift
Um lifting é um procedimento cirúrgico para reparar flacidez, queda e rugas da pele do rosto e pescoço.
Um lifting pode ser feito sozinho ou com a remodelação do nariz, um lifting da testa ou cirurgia da pálpebra.
Enquanto você está sonolento (sedado) e sem dor (anestesia local), ou profundamente adormecido e sem dor (anestesia geral), o cirurgião plástico fará cortes cirúrgicos que começam acima da linha do cabelo nas têmporas, se estendem atrás do lóbulo da orelha e para a parte inferior do couro cabeludo. Freqüentemente, este é um corte. Uma incisão pode ser feita abaixo do queixo.
Existem muitas técnicas diferentes. Os resultados para cada um são semelhantes, mas a duração da melhoria pode variar.
Durante um lifting, o cirurgião pode:
- Remova e "levante" um pouco da gordura e do músculo sob a pele (chamada de camada SMAS; esta é a principal parte de levantamento do lifting)
- Remova ou mova a pele solta
- Contraia os músculos
- Realizar lipoaspiração do pescoço e papada
- Use pontos (suturas) para fechar os cortes
Pele flácida ou enrugada ocorre naturalmente conforme você envelhece. Dobras e depósitos de gordura aparecem ao redor do pescoço. Rugas profundas se formam entre o nariz e a boca. A linha da mandíbula torna-se "queixo" e flácida. Genes, dieta pobre, tabagismo ou obesidade podem fazer com que os problemas de pele comecem mais cedo ou piorem mais rápido.
Um lifting pode ajudar a reparar alguns dos sinais visíveis de envelhecimento. Reparar os danos à pele, gordura e músculos pode restaurar uma aparência "mais jovem", mais renovada e menos cansada.
As pessoas fazem uma plástica facial porque não estão satisfeitas com os sinais de envelhecimento em seus rostos, mas, por outro lado, estão com boa saúde.
Os riscos da anestesia e cirurgia em geral são:
- Reações a medicamentos
- Problemas respiratórios
- Sangramento, coágulos sanguíneos ou infecção
Os riscos da cirurgia de face lift incluem:
- Uma bolsa de sangue sob a pele (hematoma) que pode precisar ser drenada cirurgicamente
- Danos aos nervos que controlam os músculos do rosto (geralmente é temporário, mas pode ser permanente)
- Feridas que não cicatrizam bem
- Dor que não vai embora
- Dormência ou outras mudanças na sensação da pele
Embora a maioria das pessoas esteja feliz com os resultados, os resultados cosméticos ruins que podem precisar de mais cirurgia incluem:
- Cicatriz desagradável
- Desnivelamento do rosto
- Fluido que se acumula sob a pele (seroma)
- Forma irregular da pele (contorno)
- Mudanças na cor da pele
- Suturas que são perceptíveis ou causam irritação
Antes da cirurgia, você terá uma consulta com o paciente. Isso incluirá uma história, exame físico e uma avaliação psicológica. Você pode levar alguém (como seu cônjuge) com você durante a visita.
Sinta-se livre para perguntar. Certifique-se de compreender as respostas às suas perguntas. Você deve compreender totalmente os preparativos pré-operatórios, o procedimento de lifting, a melhora que pode ser esperada e os cuidados após a cirurgia.
Uma semana antes da cirurgia, você pode ser solicitado a interromper o uso de anticoagulantes. Estes medicamentos podem causar aumento do sangramento durante a cirurgia.
- Alguns desses medicamentos são aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin) e naproxeno (Aleve, Naprosyn).
- Se estiver a tomar varfarina (Coumadin, Jantoven), dabigatrano (Pradaxa), apixabano (Eliquis), rivaroxabano (Xarelto) ou clopidogrel (Plavix), fale com o seu cirurgião antes de interromper ou alterar a forma como toma estes medicamentos.
Durante os dias antes da cirurgia:
- Pergunte quais medicamentos você ainda deve tomar no dia da cirurgia.
- Sempre informe o seu médico se você tiver um resfriado, gripe, febre, surto de herpes ou qualquer outra doença antes da cirurgia.
No dia da sua cirurgia:
- Provavelmente, você será solicitado a não beber ou comer nada depois da meia-noite na noite anterior à cirurgia. Isso inclui o uso de goma de mascar e balas de hortelã. Enxágue a boca com água se sentir que está seca. Tenha cuidado para não engolir.
- Tome os medicamentos que lhe disseram para tomar com um pequeno gole de água.
- Chegue na hora certa para a cirurgia.
Certifique-se de seguir quaisquer outras instruções específicas do seu cirurgião.
O cirurgião pode colocar temporariamente um tubo de drenagem pequeno e fino sob a pele atrás da orelha para drenar qualquer sangue que possa se acumular ali. Sua cabeça será enrolada frouxamente em bandagens para reduzir hematomas e inchaço.
Você não deve sentir muito desconforto após a cirurgia. Você pode aliviar qualquer desconforto que sentir com analgésicos prescritos pelo cirurgião. Alguma dormência da pele é normal e desaparecerá em algumas semanas ou meses.
Sua cabeça precisa ser levantada em 2 travesseiros (ou em um ângulo de 30 graus) por alguns dias após a cirurgia para evitar o inchaço. O tubo de drenagem será removido 1 a 2 dias após a cirurgia, caso tenha sido inserido. Geralmente, as bandagens são removidas após 1 a 5 dias. Seu rosto ficará pálido, com hematomas e inchado, mas em 4 a 6 semanas ficará normal.
Alguns pontos serão retirados em 5 dias. Os pontos ou clipes de metal na linha do cabelo podem ser deixados por alguns dias a mais se o couro cabeludo demorar mais para cicatrizar.
Você deveria evitar:
- Tomar aspirina, ibuprofeno ou outros antiinflamatórios não esteróides (AINEs) nos primeiros dias
- Fumar e ser exposto ao fumo passivo
- Esforçar, dobrar e levantar logo após a cirurgia
Siga as instruções sobre como esconder maquiagem após a primeira semana. O inchaço leve pode continuar por várias semanas. Você também pode sentir dormência no rosto por vários meses.
A maioria das pessoas está satisfeita com os resultados.
Você terá inchaço, hematomas, descoloração da pele, sensibilidade e dormência por 10 a 14 dias ou mais após a cirurgia. A maioria das cicatrizes cirúrgicas fica oculta na linha do cabelo ou nas linhas naturais do rosto e desaparece com o tempo. Seu cirurgião provavelmente irá aconselhá-lo a limitar sua exposição ao sol.
Ritidectomia; Facialplasty; Cirurgia estética do rosto
- Facelift - série
Cirurgia de Niamtu J. Facelift (ritidectomia cervicofacial). In: Niamtu J, ed. Cirurgia Cosmética Facial. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 3.
Warren RJ. Facelift: princípios e abordagens cirúrgicas para facelift. In: Rubin JP, Neligan PC, eds. Cirurgia Plástica: Volume 2: Cirurgia Estética. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 6.2.