O que é ácido butírico e possui benefícios para a saúde?
Contente
- O que exatamente é o ácido butírico?
- Quais são os benefícios do ácido butírico?
- Síndrome do intestino irritável e doença de Crohn
- Cancer de colo
- Sensibilidade à insulina
- Em quais alimentos o ácido butírico é encontrado?
- Quanto ácido butírico você precisa?
- Existem efeitos colaterais do ácido butírico?
- A linha inferior
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar os links desta página, podemos receber uma pequena comissão. Aqui está o nosso processo.
O ácido butírico é um ácido graxo criado quando as boas bactérias do intestino quebram as fibras da dieta.
Também é encontrado em gorduras animais e óleos vegetais. No entanto, a quantidade de ácido butírico encontrada em alimentos como manteiga e ghee é pequena em comparação com a quantidade produzida no intestino.
Até o momento, apenas pesquisas limitadas foram feitas, especialmente em seres humanos, para entender completamente os benefícios do ácido butírico.
As evidências iniciais parecem promissoras, no entanto. Os pesquisadores continuam analisando o potencial que o ácido butírico tem para melhorar a saúde intestinal.
Continue lendo para saber mais sobre os possíveis benefícios do ácido butírico e o que os pesquisadores descobriram até agora.
O que exatamente é o ácido butírico?
O ácido butírico é conhecido como ácido graxo de cadeia curta (SCFA). É um dos três SCFAs mais comuns em seu intestino, junto com ácido acético e ácido propiônico.
Esses três ácidos graxos representam entre 90 e 95% dos SCFAs no seu intestino.
Os SCFAs são ácidos graxos saturados que são criados quando bactérias amigáveis quebram as fibras da dieta.
Os principais benefícios para a saúde do ácido butírico e outros SCFAs são a capacidade de fornecer energia às células do cólon. O ácido butírico fornece às células do cólon cerca de 70% de suas necessidades totais de energia.
O ácido butírico tem vários outros nomes, incluindo butirato e ácido butanóico.
Quais são os benefícios do ácido butírico?
Você provavelmente já ouviu falar que comer fibra é bom para a digestão. Parte da razão pela qual comer mais fibras pode melhorar sua saúde intestinal é porque leva o cólon a produzir mais ácido butírico.
Embora a evidência clínica seja limitada, pesquisas iniciais sugerem que o ácido butírico pode ter vários benefícios, conforme descrito abaixo.
Síndrome do intestino irritável e doença de Crohn
Algumas pesquisas sugerem que o uso de suplementos de ácido butírico poderia ser potencialmente usado como um tratamento para a síndrome do intestino irritável (SII) e a doença de Crohn.
Em um estudo randomizado, duplo-cego e placebo, 66 adultos com IBS receberam uma dose diária de 300 miligramas (mg) de butirato de sódio ou um placebo. Após 4 semanas, os participantes do grupo ácido butírico relataram significativamente menos dor abdominal.
Em outro estudo, os pesquisadores deram a 13 pacientes com doença de Chron 4 gramas de ácido butírico por dia durante 8 semanas. No final do tratamento de 8 semanas, 9 dos 13 participantes apresentaram melhora dos sintomas.
Cancer de colo
A maioria das pesquisas que analisam a capacidade do ácido butírico de prevenir ou tratar o câncer de cólon foi realizada em animais ou células isoladas.
Em um estudo, os pesquisadores descobriram que o butirato de sódio bloqueou o crescimento de células cancerígenas colorretais. O mesmo estudo também descobriu que aumentou a taxa de morte celular.
Os pesquisadores sugerem que uma maior ingestão de fibra alimentar, que pode aumentar a quantidade de ácido butírico produzido pelo intestino, pode ajudar a reduzir o risco de câncer de cólon.
No entanto, são necessários mais estudos humanos para explorar isso.
Sensibilidade à insulina
Pessoas com diabetes tipo 2 geralmente apresentam baixas quantidades de bactérias produtoras de ácido butírico no intestino.
Estudos em animais demonstraram que o aumento da ingestão de fibras na dieta pode melhorar a sensibilidade à insulina e diminuir o risco de obesidade.
No entanto, neste momento, existem evidências limitadas para sugerir que o aumento do ácido butírico em humanos tenha o mesmo efeito na sensibilidade à insulina.
Em quais alimentos o ácido butírico é encontrado?
A maior parte do ácido butírico do seu corpo vem das bactérias do seu intestino. A quantidade de ácido butírico nos alimentos é pequena em comparação com a quantidade produzida pelas bactérias intestinais.
O ácido butírico na dieta é encontrado nos seguintes alimentos:
- ghee
- leite de vaca
- manteiga
- leite de ovelha
- leite de cabra
- leite materno
- queijo parmesão
- carne vermelha
- óleos vegetais
- Chucrute
A manteiga é uma das melhores fontes alimentares de ácido butírico. Cerca de 11% da gordura saturada da manteiga são provenientes de ácidos graxos essenciais. O ácido butírico compõe cerca de metade desses SCFAs.
Você também pode tomar ácido butírico como suplemento. Butirato de sódio é uma das formas mais comuns do suplemento. Você pode comprar este suplemento na maioria das lojas de produtos naturais ou online.
No entanto, lembre-se de que, no momento, os benefícios dos suplementos de ácido butírico não são bem compreendidos. Discuta os prós e contras com seu médico.
Aumentar a ingestão de fibras na dieta é outra maneira de aumentar a quantidade de ácido butírico no intestino. As bactérias no seu intestino se alimentam principalmente de amidos resistentes que seu corpo não consegue decompor.
Você pode encontrar esses amidos resistentes em frutas, grãos integrais, legumes e legumes, como:
- alcachofras
- alho
- cebolas
- espargos
- batatas
- bananas
- maçãs
- damascos
- cenouras
- farelo de aveia
Você também pode encontrar amidos resistentes nos carboidratos que são cozidos e resfriados, como:
- aveia
- feijões
- arroz
- batatas
Quanto ácido butírico você precisa?
No momento, não há diretrizes sobre a quantidade de ácido butírico necessária.
Aumentar a ingestão de fibras pode ser a melhor estratégia para aumentar a quantidade de ácido butírico no intestino. Mesmo as fontes alimentares mais ricas contêm relativamente pouco desse ácido graxo em comparação com a quantidade que as bactérias intestinais criam.
Existem efeitos colaterais do ácido butírico?
A partir de agora, há evidências clínicas limitadas sobre a segurança do ácido butírico.
No estudo mencionado anteriormente, que descobriu que a suplementação com ácido butírico pode melhorar os sintomas da SII, os pesquisadores não relataram efeitos colaterais na dose de 300 mg por dia.
No entanto, se você estiver grávida ou amamentando, convém evitar a suplementação de ácido butírico.
Um estudo em animais descobriu que dar butirato de sódio a ratos prenhes e amamentando levou à resistência à insulina e aumentou o armazenamento de gordura em seus filhotes.
A linha inferior
Neste momento, apenas pesquisas limitadas foram feitas em seres humanos para entender completamente os benefícios do ácido butírico. No entanto, a pesquisa publicada até o momento sugere que o ácido butírico pode ser benéfico para a saúde digestiva.
Com base no que sabemos atualmente, a melhor maneira de aumentar esse ácido graxo em seu sistema é aumentar a ingestão de fibras alimentares. Frutas frescas, vegetais, legumes, nozes, sementes e grãos integrais são excelentes fontes de fibras.
Outros alimentos como ghee, manteiga e leite também contêm um pouco de ácido butírico. No entanto, os níveis são baixos em comparação com o que é produzido quando as bactérias amigas do seu intestino quebram e fermentam a fibra alimentar.