8 maneiras de cuidar do seu sistema imunológico durante a quimioterapia
Contente
- 1. Pergunte sobre drogas protetoras
- 2. Tome a vacina contra a gripe todos os anos
- 3. Coma uma dieta nutritiva
- 4. Lave as mãos regularmente
- 5. Limite o contato com pessoas doentes
- 6. Evite tocar no lixo animal
- 7. Relatar sinais de infecção imediatamente
- 8. Pergunte sobre atividades específicas
- O takeaway
Em muitos casos, a quimioterapia pode ajudar a encolher tumores ou impedi-los de crescer. Mas certos tipos de medicamentos quimioterápicos também podem enfraquecer seu sistema imunológico. Isso pode deixá-lo vulnerável a infecções.
Aqui estão oito etapas simples para cuidar do seu sistema imunológico durante a quimioterapia.
1. Pergunte sobre drogas protetoras
Pergunte ao seu médico se você deve tomar algum medicamento protetor para ajudar a impulsionar seu sistema imunológico ou prevenir a infecção.
Se você tiver um alto risco de infecção, eles podem prescrever fatores de crescimento, também conhecidos como fatores estimuladores de colônias (LCR). Os tratamentos do LCR podem ser administrados como uma injeção ou um adesivo na pele. Os tratamentos ajudam a promover o crescimento das células sanguíneas e reduzem o risco de infecção. No entanto, eles também podem causar efeitos colaterais graves, que geralmente são temporários.
Se seu sistema imunológico estiver muito fraco, seu médico também poderá recomendar antibióticos profiláticos. Esses medicamentos incluem medicamentos antibacterianos, antivirais e antifúngicos.
Converse com seu médico para saber mais sobre os possíveis benefícios e riscos de tomar esses medicamentos.
2. Tome a vacina contra a gripe todos os anos
Tomar uma vacina anual contra a gripe ajuda a diminuir o risco de contrair a gripe, uma doença potencialmente fatal.
Segundo a American Cancer Society, a vacina contra a gripe pode ser administrada duas semanas antes da quimioterapia ou entre os ciclos de quimioterapia. Pessoas com câncer devem evitar tomar a versão com névoa nasal da vacina contra a gripe.
Algumas outras vacinas também não são seguras para pessoas com um sistema imunológico enfraquecido. Converse com seu médico para saber quais vacinas são seguras e recomendadas para você.
3. Coma uma dieta nutritiva
A má nutrição pode enfraquecer seu sistema imunológico. Por sua vez, isso aumenta suas chances de ficar doente. É por isso que é tão importante comer uma dieta nutritiva, com calorias e nutrientes suficientes para atender às necessidades do seu corpo.
Às vezes, isso pode ser complicado, especialmente se o câncer ou os tratamentos contra o câncer afetaram seu sistema digestivo ou apetite. Para desenvolver um plano alimentar que funcione para você, seu médico pode incentivá-lo a encontrar um nutricionista. Em alguns casos, eles podem recomendar suplementos alimentares, alimentação por sonda ou alimentação intravenosa para ajudar a atender às suas necessidades nutricionais.
Alguns germes podem se espalhar através de alimentos e bebidas contaminados. Para se proteger, lave frutas e vegetais crus antes de comê-los. Cozinhe completamente todos os produtos de origem animal, incluindo carne, ovo e laticínios.
4. Lave as mãos regularmente
Uma boa higiene das mãos é importante, principalmente quando o sistema imunológico está enfraquecido. Você pode reduzir suas chances de adoecer lavando as mãos regularmente com sabão e água morna, especialmente:
- antes de comer, assoar o nariz ou tocar seu rosto
- depois de passar um tempo em locais públicos ou com pessoas doentes
- depois de usar o banheiro, tocar no lixo ou manipular produtos ou resíduos de animais
Use um desinfetante para as mãos à base de álcool para limpar as mãos quando não houver água ou sabão disponível.
Também é importante tomar banho ou tomar banho regularmente e escovar os dentes todos os dias.
5. Limite o contato com pessoas doentes
Tente não passar tempo com pessoas com febre, gripe ou outras infecções. Se alguém em sua casa estiver doente:
- Evite passar tempo na mesma sala que eles, o máximo possível.
- Evite compartilhar produtos pessoais com eles, como travesseiros ou toalhas.
- Lave todas as superfícies e objetos que possam ter tocado.
- Lave as mãos regularmente com água e sabão.
Você também deve tentar evitar grandes multidões. Algumas pessoas no meio da multidão podem ter infecções virais ou outras.
6. Evite tocar no lixo animal
Se você tem animais de estimação ou gado, peça a outra pessoa que se responsabilize pela limpeza de suas gaiolas, tanques, canetas ou caixas de areia. Evite tocar no desperdício de animais, bem como no solo que possa estar contaminado com o desperdício de animais. Se você precisar lidar com essas coisas, use luvas de proteção e lave as mãos depois.
Também é uma boa ideia limitar seu contato com fraldas e fezes de outras pessoas.
7. Relatar sinais de infecção imediatamente
Cuidado com os sinais e sintomas de infecção, como:
- febre
- arrepios
- vômito
- diarréia
- tosse
- dor de garganta
- congestão nasal
- vermelhidão, calor, inchaço ou dor em qualquer parte do corpo
- mudanças no estado mental
Se você suspeitar de uma infecção, entre em contato com sua equipe de atendimento ao câncer imediatamente. O tratamento precoce pode ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente e reduzir o risco de complicações.
8. Pergunte sobre atividades específicas
Existem outras estratégias que você pode seguir para se proteger da infecção em situações específicas. Pergunte à sua equipe de atendimento ao câncer se eles têm conselhos sobre as etapas que você pode seguir para se manter seguro enquanto:
- visitar o hospital ou outros centros de saúde
- concluir tarefas e atividades de autocuidado
- passar tempo em locais públicos
- passar o tempo ao ar livre
- viajando
O takeaway
Os tratamentos de quimioterapia podem afetar seu sistema imunológico e reduzir a capacidade do seu corpo de combater infecções. Por isso, é importante que você tome medidas ativas para se proteger de infecções.
Peça aos membros da família e aos amigos que cuidem de tarefas - como limpar animais de estimação ou retirar o lixo - que podem colocar você em risco. Converse com sua equipe de atendimento ao câncer sobre outras etapas que você deve considerar, como medicação preventiva.