Qual é a diferença entre o ceto sujo e o limpo?
Contente
- O que é ceto limpo?
- O que é ceto sujo?
- Contém alimentos processados
- Pode faltar micronutrientes
- Quais são as principais diferenças?
- Alimentos para comer no ceto limpo
- O resultado final
A dieta cetogênica (ceto) é uma dieta com muito baixo teor de carboidratos e gordura, que recentemente cresceu em popularidade devido aos seus benefícios à saúde propostos.
Muitas pessoas seguem esse padrão alimentar para promover a perda de peso e controlar o diabetes tipo 2.
Ceto sujo e limpo são dois tipos dessa dieta, mas nem sempre está claro como eles diferem. Assim, você pode querer saber mais sobre o que cada um envolve.
Este artigo aborda as principais diferenças entre o ceto sujo e o limpo.
O que é ceto limpo?
O ceto limpo concentra-se em alimentos integrais, densos em nutrientes e dá mais ênfase à qualidade dos alimentos do que a dieta ceto tradicional, que compreende não mais do que 50 gramas de carboidratos por dia, uma ingestão moderada de proteínas de 15-20% das calorias diárias e um alta ingestão de gordura de pelo menos 75% das calorias diárias ().
Restringir carboidratos coloca seu corpo em cetose, um estado metabólico no qual você começa a queimar gordura para obter energia no lugar dos carboidratos.
Isso pode levar a vários benefícios potenciais para a saúde, incluindo perda de peso, redução dos níveis de açúcar no sangue e até mesmo um risco menor de certos tipos de câncer (,,).
O ceto limpo consiste principalmente em alimentos inteiros de fontes de qualidade, como carne de vaca alimentada com capim, ovos caipiras, frutos do mar capturados na natureza, azeite de oliva e vegetais sem amido.
Alimentos ricos em carboidratos, incluindo grãos, arroz, batatas, doces, pão, macarrão e a maioria das frutas, são severamente restringidos ou proibidos.
O ceto limpo também minimiza a ingestão de alimentos processados, embora ainda possa ser consumido com moderação.
resumoCeto limpo refere-se à dieta ceto tradicional, que visa fazer com que seu corpo queima gordura como sua principal fonte de combustível, em vez de carboidratos. Esse padrão alimentar consiste em alimentos inteiros minimamente processados, com baixo teor de carboidratos, mas ricos em gordura.
O que é ceto sujo?
Embora o ceto sujo ainda tenha baixo teor de carboidratos e alto teor de gordura, suas fontes de alimento geralmente não são tão nutritivas.
Embora você possa atingir tecnicamente a cetose e obter alguns dos benefícios da dieta cetônica usando esta abordagem, você pode perder vários nutrientes essenciais e aumentar o risco de doenças.
Contém alimentos processados
O ceto sujo também é chamado de ceto preguiçoso, pois permite alimentos altamente processados e embalados.
É popular entre os indivíduos que desejam atingir a cetose sem gastar muito tempo preparando refeições cetônicas limpas.
Por exemplo, alguém no ceto sujo pode pedir um cheeseburger com bacon duplo sem pão, em vez de grelhar um bife alimentado com capim e fazer uma salada de baixo teor de carboidratos com molho rico em gordura.
Refeições cetônicas sujas geralmente contêm alto teor de sódio. Para pessoas que são sensíveis ao sal, a ingestão elevada de sódio está associada à hipertensão e a um risco aumentado de doenças cardíacas (,).
Os alimentos processados também costumam ter muito mais aditivos e menos micronutrientes de que seu corpo necessita. Além do mais, eles estão associados a vários efeitos negativos à saúde, incluindo ganho de peso, diabetes, mortalidade geral e doenças cardíacas (,,).
Certos aditivos, incluindo glutamato monossódico (MSG) e gorduras trans, estão ligados a condições adversas como câncer, obesidade, doenças cardíacas e diabetes tipo 2 (,,,).
Além disso, os açúcares adicionados em muitos alimentos processados podem impedi-lo de atingir e manter a cetose.
Pode faltar micronutrientes
Alimentos cetônicos sujos carecem de vitaminas e minerais de que seu corpo necessita.
Ao escolher alimentos processados em vez de alimentos nutritivos e integrais, você pode se tornar deficiente em micronutrientes como cálcio, magnésio, zinco, ácido fólico e vitaminas C, D e K ().
Embora esses nutrientes possam ser obtidos de suplementos, estudos sugerem que seu corpo os digere e os utiliza melhor de alimentos integrais (,).
resumoEmbora a dieta suja do ceto possa ser tentadora para pessoas com uma agenda lotada, ela enfatiza os alimentos processados e pode reduzir drasticamente a ingestão de micronutrientes.
Quais são as principais diferenças?
As versões sujas e limpas da dieta cetônica diferem enormemente na qualidade dos alimentos.
Enquanto a dieta cetônica limpa se concentra em alimentos integrais, nutritivos e com alto teor de gordura - apenas com o item ocasionalmente processado - a versão suja permite grandes quantidades de alimentos de conveniência embalados.
Por exemplo, as pessoas que seguem o ceto limpo se alimentam de vegetais sem amido, como espinafre, couve, brócolis e aspargos - enquanto aqueles que tomam ceto sujo podem comer muito poucos vegetais.
O ceto sujo também tende a ser significativamente mais alto em sódio.
De modo geral, é melhor evitar o ceto sujo devido aos seus efeitos negativos para a saúde a longo prazo, como um risco aumentado de doenças e deficiências de nutrientes.
resumoO ceto limpo e o sujo divergem na qualidade dos alimentos. O ceto limpo inclui muito mais alimentos integrais e nutritivos, enquanto o ceto sujo contém muitos alimentos processados que podem carecer de nutrientes.
Alimentos para comer no ceto limpo
O ceto limpo permite uma variedade de alimentos que podem ser bastante fáceis de preparar e satisfazer seus desejos ao longo do dia.
Aqui estão alguns exemplos de alimentos deliciosos para comer nesta dieta:
- Fontes de proteína com alto teor de gordura: carne de vaca alimentada com capim, coxas de frango, salmão, atum, marisco, ovos, bacon (com moderação), iogurte grego integral e queijo cottage
- Vegetais com baixo teor de carboidratos: repolho, brócolis, aspargos, couve de Bruxelas, espinafre, couve, feijão verde, pimentão, abobrinha, couve-flor e aipo
- Porções limitadas de frutas vermelhas: morangos, mirtilos e amoras
- Fontes de gordura: manteiga alimentada com erva, ghee, abacate, óleo de coco, óleo MCT, azeite de oliva, óleo de gergelim e óleo de noz
- Nozes, manteigas de nozes e sementes: nozes, pecãs, amêndoas e avelãs, bem como sementes de cânhamo, linho, girassol, chia e abóbora
- Queijos (com moderação): Queijo cheddar, cream cheese, gouda, suíço, queijo azul e manchego
- Bebidas: água, água com gás, refrigerante diet, chá verde, chá preto, café, shakes de proteína, alternativas ao leite, suco de vegetais e kombuchá
Alimentos ceto incluem vegetais com baixo teor de carboidratos, além de muitas fontes saudáveis de gordura e proteína, como peixes, ovos e abacates.
O resultado final
A dieta cetônica é uma dieta com muito baixo teor de carboidratos e gorduras associada a vários benefícios.
Embora o ceto limpo e o sujo possam ajudar seu corpo a queimar gordura em vez de carboidratos para obter energia, as dietas diferem em sua composição. A versão limpa concentra-se em alimentos saudáveis e integrais, enquanto a versão suja promove itens processados.
Como tal, é melhor evitar o ceto sujo. É muito mais provável que o ceto limpo forneça ao corpo os micronutrientes de que ele precisa, contribuindo para uma dieta mais saudável e completa.