As contrações após o sexo são normais?
Contente
- Visão geral
- O sexo é diferente durante a gravidez?
- O sexo durante a gravidez é seguro?
- Diminuição do desejo sexual durante a gravidez
- Causas de contrações após o sexo
- Trabalho de parto prematuro
- Quando ligar para o seu médico
- Atividades sexuais a serem evitadas durante a gravidez
- O takeaway
Visão geral
Geralmente, é seguro fazer sexo enquanto você está grávida. A maioria dos casais pode ter relações sexuais durante a gravidez até o dia do parto.
Mas seu corpo pode reagir de maneira diferente ao sexo durante a gravidez. Você pode até notar contrações leves de Braxton-Hicks depois do orgasmo.
Veja aqui o que é seguro, o que não é e quando você deve ligar para o seu médico.
O sexo é diferente durante a gravidez?
Você já deve saber que o sexo é diferente durante a gravidez. O sexo pode parecer melhor ou pior pelos seguintes motivos:
- mais sangue fluindo para sua vagina
- seios inchados
- seios sensíveis
Seus hormônios também estão em jogo. Eles podem mudar seus sentimentos emocionais e físicos em relação à atividade sexual.
O sexo durante a gravidez é seguro?
Em um artigo publicado no Canadian Medical Association Journal, os pesquisadores revisaram uma variedade de questões relacionadas ao sexo e gravidez. A conclusão deles: o sexo é uma atividade segura se você tiver uma gravidez de baixo risco.
Fale com o seu médico se tiver:
- placenta prévia
- risco de parto prematuro
- outras complicações da gravidez
A abstinência pode não ajudar sua situação, mas o repouso pélvico é geralmente recomendado como precaução para evitar complicações.
Preocupado com o bebê? Lembre-se de que seu filho está aninhado em segurança no saco amniótico e amortecido por seus fortes músculos uterinos. O colo do útero e o tampão de muco fornecem uma barreira adicional de proteção.
Diminuição do desejo sexual durante a gravidez
Não se preocupe se você não estiver "de bom humor". À medida que os meses passam, você pode se sentir doente, cansado ou não muito sexy.
É mais do que bom pular sexo e aproveitar o tempo do aconchego. A intimidade física pode envolver muito mais que sexo. Apenas ouça seu corpo e faça o que é certo para você. Você pode tentar:
- abraçando
- abraço
- se beijando
Causas de contrações após o sexo
Você pode ter contrações durante e após o sexo. Eles podem ocorrer após o orgasmo ou a relação sexual. Eles geralmente são normais, como as contrações de Braxton-Hicks, e não produzem alterações cervicais.
Essas contrações acontecem por uma variedade de razões.
- Seu corpo libera ocitocina quando você atinge o orgasmo, contraindo os músculos.
- O sêmen contém prostaglandinas que podem desencadear contrações uterinas.
- Seus mamilos são sensíveis durante a gravidez. Se seu parceiro estimular seus mamilos durante o sexo, você poderá sofrer contrações.
- Seu corpo está indubitavelmente em movimento durante o sexo. A atividade física e diferentes posições também podem causar contrações.
As contrações após o sexo geralmente são leves e desaparecem em algumas horas. Tente deitar, relaxar, tomar um banho quente ou beber um copo de água até que eles passem. Essas contrações geralmente são inofensivas e geralmente não levam ao trabalho de parto prematuro.
Trabalho de parto prematuro
É importante entender a diferença entre contrações após o sexo e trabalho de parto prematuro. Trabalho de parto prematuro é um trabalho iniciado mais de três semanas antes da data prevista para o parto.
Ligue para o seu médico se sentir algum dos seguintes sinais ou sintomas:
- cãibras, dor ou pressão na pélvis
- aumento do corrimento vaginal, incluindo líquido ou sangue
- náusea, vômito ou diarréia
- menos movimentos fetais
- quatro ou mais contrações em uma hora que não desaparecem com descanso ou reposicionamento
Seu médico poderá administrar medicamentos para interromper o trabalho de parto se você estiver longe da data de vencimento. Procure ajuda o mais rápido possível, mesmo que seja um alarme falso.
Quando ligar para o seu médico
Fale com o seu médico se tiver algum destes sintomas:
- dor
- manchar
- sangrando
Informe também o seu médico se sentir algum outro desconforto durante ou após o sexo.
Se a sua água quebrar ou você suspeitar que está em trabalho de parto prematuro, convém visitar a sala de emergência. Isso é apenas se você não acha que tem tempo para consultar seu médico por telefone.
O lema aqui é melhor prevenir do que remediar.
Atividades sexuais a serem evitadas durante a gravidez
Embora a maioria das relações sexuais seja segura durante a gravidez, a Fundação Nemours descreve algumas atividades que você deve evitar.
- Diga ao seu parceiro para não soprar ar na vagina durante o sexo oral. Fazer isso pode colocar você em risco de desenvolver uma embolia aérea que pode ser fatal para você e para o bebê.
- Se você está fazendo sexo com alguém cujo histórico sexual não tem certeza, pratique sexo seguro para evitar contrair infecções sexualmente transmissíveis (DSTs). Certas ISTs podem afetar seu bebê.
- Evite sexo anal, a menos que tenha permissão do seu médico.
Observe também que as posições que funcionavam antes da gravidez podem não ser mais confortáveis. Certas posições podem até ser inseguras nos últimos meses de gravidez. Evite deitar-se de costas após o quarto mês, pois pressiona os principais vasos sanguíneos.
Tente ficar de joelhos durante o primeiro e o segundo trimestre para reduzir a pressão na barriga. À medida que a gravidez avança, experimente a mulher em cima e a deitar para ficar confortável.
O takeaway
Estar grávida não significa que sua vida sexual termina por nove meses. De fato, poderia ser o começo de um novo mundo de conexão e prazer. Discuta seus sentimentos com seu parceiro e preste atenção em como seu corpo responde. Acima de tudo, aproveite seu tempo juntos.