Você tem que fazer HIIT para estar em forma?
Contente
Eu sou uma pessoa decentemente adequada. Eu treino força de quatro a cinco vezes por semana e ando de bicicleta para todos os lugares. Nos dias de descanso, posso fazer uma longa caminhada ou me espremer em uma aula de ioga. Algo que * não * está no radar do meu treino semanal? Treinamento intervalado de alta intensidade (também conhecido como HIIT), que em suma, são sessões de exercícios curtos e de alta intensidade intercalados com curtos períodos de recuperação ativa, de acordo com o Conselho Americano de Exercícios.
Os benefícios do HIIT são bem conhecidos, desde queimar mais gordura do que o cardio regular até aumentar seu metabolismo - sem mencionar que o investimento de tempo é significativamente menor do que o cardio em estado estacionário, que requer de 30 a 60 minutos. (Relacionado: Você deve trocar o treinamento HIIT por exercícios LISS?)
Na verdade, eu costumava ser um viciado em HIIT, mas desde que parei de fazer isso, descobri que gosto dos meus treinos muito mais do que antes. (Mais sobre isso abaixo!)
E enquanto eu sentir muito bem, minha separação com o campo de treinamento me fez pensar: Você tem que fazer HIIT para estar em forma ?! Afinal, o HIIT tem sido apontado como uma das maiores tendências do fitness por vários anos e contando, e o HIIT parece ser o mais elogiado pelos profissionais de fitness em todos os lugares. Mas é obrigatório? Aqui está o que os treinadores especialistas têm a dizer.
Por que algumas pessoas odeiam o HIIT
Se você mesmo odeia HIIT, pode estar se perguntando se o que você acha dos seus treinos intervalados é normal. (Atenção: é sim!)
Para mim, não gostar do HIIT tem alguns componentes diferentes. Primeiro, eu odeio aquela sensação completamente encharcada de suor, não consigo respirar de jeito nenhum que tende a acontecer depois de uma sessão de HIIT. Eu prefiro muito mais a queima lenta e constante de uma corrida, um passeio de bicicleta ou uma sessão de levantamento de peso pesado. Em segundo lugar, o HIIT acelera meu apetite, tornando-me * muito * mais difícil manter o controle de meus objetivos nutricionais. Aparentemente, isso se deve ao efeito pós-queimadura, também conhecido como aumento do consumo excessivo de oxigênio pós-exercício, que o HIIT induz, o que é percebido como um benefício, mas pode causar AF com fome.
Outra razão pela qual as pessoas tendem a não gostar do HIIT é que elas o associam a movimentos de treino superagressivos, como burpees, box jumps, sprints e muito mais.
Mas não precisa ser assim. "Você pode criar seu próprio treino HIIT com a maioria de seus movimentos de peso corporal favoritos; é apenas uma questão de como você os empilhou e o ritmo em que você os faz", explica Charlee Atkins, CSCS, fundador do Le Sweat. "Acho que estamos com medo da 'queimadura' sentida durante o HIIT, mas o HIIT foi projetado para incorporar períodos de descanso, embora curtos, eles estão lá para dar ao seu corpo um segundo para começar a se mover novamente."
O veredito
Então, o HIIT é necessário para estar em forma? Resposta curta: Não. Resposta longa: Dependendo de seus objetivos, isso pode tornar sua vida * muito * mais fácil.
"O treinamento intervalado de alta intensidade não é uma parte necessária de um programa de treino completo", diz Meaghan Massenat, CSCS, proprietária da Fitness by Design. Você precisa fazer * alguma * forma de cardio para manter seu coração saudável, mas não precisa ser HIIT. (Aliás, você não precisa fazer exercícios aeróbicos para perder peso, mas há um problema.)
Então, quando você pode querer considerar o HIIT? "Embora você não precise fazer HIIT para ficar em forma, você deve definitivamente considerar torná-lo parte de sua rotina de exercícios se quiser perder peso, passar menos tempo se exercitando ou competir em um evento que exija que você trabalhe em um nível superior intensidade do que você está acostumado ", diz Massenat.
Dito isso, se você não gosta de fazer HIIT, não há muito sentido em se forçar. Apesar de sua popularidade e benefícios, se alguém não consegue ser consistente com o HIIT, então não será uma escolha realista para o sucesso de longo prazo, diz Ben Brown, CSCS, fundador da BSL Nutrition. "A verdade é que a melhor forma de exercício é aquela que alguém realmente gosta de fazer. Ponto final."
O que fazer se você odeia HIIT
Fique dentro do seu treino preferido. “Se você quer um treino incrível, mas tem medo de HIIT, concentre-se no que está fazendo sua frequência cardíaca”, aconselha Atkins. "O objetivo do HIIT é aumentar a frequência cardíaca e mantê-la lá. Se você é um iogue, tente adicionar algumas flexões antes de ir para cada chaturanga. Se você for um ciclista, tente empurrar contra a resistência para alguns segundos extras ao longo de suas subidas ou, se você for um corredor, dê alguns sprints quando sentir que sua freqüência cardíaca está baixa ou quando estiver correndo de imediato. "
Se você é um levantador de peso, Massenat recomenda variar a velocidade de sua rotina para aumentar a frequência cardíaca ou misturar alguns exercícios aeróbicos rápidos entre as séries. (Para sua informação, veja como usar as zonas de frequência cardíaca para treinar para obter os benefícios máximos do exercício.)
Experimente uma aula. “Se a intensidade e o esforço do HIIT o assustam, então uma das melhores coisas que você pode fazer é participar de um treino em grupo do HIIT”, observa Massenat. "A camaradagem que você obterá desse grupo vai motivá-lo a continuar até o fim e, no final, você se sentirá incrível e realizado, e poderá até se divertir!"
Concentre-se em ficar em forma de outras maneiras. "Você pode praticar exercícios aeróbicos completos entrando em um clube de corrida ou tendo aulas de step ou mergulhar no verdadeiro treinamento de força encontrando um treinador de força", diz Atkins. "Se nenhum dos dois agrada sua fantasia, experimente um fluxo de ioga excelente."