Autor: John Stephens
Data De Criação: 2 Janeiro 2021
Data De Atualização: 22 Novembro 2024
Anonim
Encontrar alívio da congestão de ouvido causada por sinusite - Saúde
Encontrar alívio da congestão de ouvido causada por sinusite - Saúde

Contente

Visão geral

A congestão da orelha ocorre quando a trompa de Eustáquio fica obstruída ou não está funcionando adequadamente. A trompa de Eustáquio é um pequeno canal que corre entre o nariz e a orelha média. Ajuda a equalizar a pressão no ouvido médio.

Quando a trompa de Eustáquio fica entupida, você sente plenitude e pressão no ouvido. Você também pode sentir dor de ouvido e ouvido abafada. Esses sintomas de congestão auditiva também podem ser causados ​​por problemas no ouvido médio ou no canal auditivo que afeta o tímpano (também chamado de membrana timpânica).

Qualquer condição que afete seus seios pode levar a congestão no ouvido, como resfriados comuns, alergias e infecções dos seios nasais. As viagens aéreas e as mudanças de altitude também podem causar disfunção da trompa de Eustáquio, que pode causar sintomas de congestão no ouvido.

Continue lendo para saber mais sobre o que pode estar causando congestão no ouvido e como encontrar alívio.

Remédios para congestão de ouvido

Para tratar a congestão no ouvido, primeiro você precisa identificar a causa. A seguir, são apresentadas causas de congestão no ouvido e seus tratamentos.


Questões relacionadas ao seio

Qualquer condição que cause congestão sinusal também pode causar congestão no ouvido. Isso inclui:

  • gripe comum
  • gripe
  • alergias
  • sinusite (infecção sinusal)
  • irritantes, como fumaça de tabaco

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para aliviar a congestão sinusal e congestão relacionada ao ouvido:

  • Tome um descongestionante nasal
  • Assoar o nariz suavemente
  • Use uma lavagem nasal ou sistema de irrigação nasal
  • Use um umidificador, pois o ar seco pode irritar suas passagens nasais
  • Evite fumaça de tabaco e outros irritantes
  • Beba muita água, especialmente à noite, para afinar o muco nasal

Acúmulo de fluido

Colocar água no ouvido durante o banho ou a natação pode causar congestão no ouvido. Tente o seguinte para tirar água do ouvido:

  • Agite ou puxe o lóbulo da orelha com a orelha inclinada em direção ao ombro.
  • Deite-se de lado com a orelha conectada para baixo.
  • Aplique gotas para os ouvidos de peróxido de hidrogênio e depois deite com o ouvido voltado para baixo por alguns minutos.
  • Deite-se de lado e aplique uma compressa quente por 30 segundos, remova por um minuto e repita quatro ou cinco vezes.
  • Use colírios de venda livre que contenham álcool para secar o canal auditivo.

Acúmulo de cera

A cera é produzida pelas glândulas para hidratar e proteger a pele. Geralmente, ele não precisa ser removido dos ouvidos, a menos que esteja causando sintomas, de acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia - Cirurgia de Cabeça e Pescoço.


Aqui estão algumas maneiras de remover o acúmulo de cera dos seus ouvidos:

  • Amolecer a cera, colocando algumas gotas de azeite ou óleo mineral no ouvido.
  • Use colírios de venda livre ou um kit de remoção de cera.
  • Use uma seringa para os ouvidos com água morna ou uma solução salina.

Alergias

As alergias podem causar congestão no ouvido quando o muco se retrai e fica preso na trompa de Eustáquio ou no ouvido médio. Tomar medicamentos para alergia, como anti-histamínicos e descongestionantes, pode aliviar a congestão do ouvido e outros sintomas.

Viagem

As rápidas mudanças na pressão do ar durante as viagens aéreas, especialmente durante a decolagem e aterrissagem, pressionam o ouvido médio e o tímpano. Você pode evitar ou aliviar o congestionamento do ouvido do avião mastigando chiclete ou balas duras, engolindo ou bocejando durante a decolagem e o pouso.

Você também pode tentar:

  • A manobra de Valsalva implica assoar suavemente o nariz com a boca fechada enquanto belisca as narinas. Repita conforme necessário.
  • O uso de tampões filtrados durante a decolagem e a aterrissagem ajuda a equalizar lentamente a pressão.
  • Use um spray descongestionante nasal sem receita 30 minutos antes da decolagem e pouso, se você estiver congestionado.

Bloqueio do canal auditivo

Se você suspeitar que exista um objeto estranho dentro do canal auditivo, não tente removê-lo. Em vez disso, consulte seu médico imediatamente ou vá ao departamento de emergência mais próximo ou ao centro de atendimento urgente.


Infecções do ouvido médio e externo

Uma infecção no ouvido médio pode causar congestão no ouvido, tonturas, dor no ouvido e, ocasionalmente, drenagem de fluidos. Eles geralmente são causados ​​por resfriados ou outros problemas respiratórios que chegam ao ouvido médio pela trompa de Eustáquio.

As infecções externas do ouvido, também conhecidas como ouvido do nadador, geralmente são causadas pela água que permanece no ouvido após nadar ou tomar banho, proporcionando um ambiente ideal para bactérias. Você pode sentir dor, coceira, vermelhidão e drenagem clara de líquidos ou uma descarga de pus.

As infecções de ouvido geralmente desaparecem sem tratamento. Gotas de ouvido sem receita e analgésicos podem ajudar a aliviar seus sintomas. Se seus sintomas forem graves ou durarem mais de dois dias, seu médico poderá prescrever antibióticos.

Causas incomuns de congestão no ouvido

Embora não seja tão comum, a congestão do ouvido pode ser causada por condições médicas, algumas das quais são graves e podem levar à perda auditiva e a problemas de equilíbrio. Esses incluem:

  • Doença de Meniere. Este é um distúrbio do ouvido interno que causa tonturas graves e perda auditiva. É mais comum em pessoas de 40 a 60 anos. A causa da doença é atualmente desconhecida, mas os sintomas são causados ​​pelo acúmulo de líquidos nos labirintos, que são compartimentos do ouvido interno.
  • Colesteatoma. Um colesteatoma é um crescimento anormal que se desenvolve no ouvido médio devido à má função da trompa de Eustáquio ou a uma infecção no ouvido médio.
  • Neuroma acústico. Este é um tumor não canceroso de crescimento lento no nervo que leva do ouvido interno ao cérebro. Os sintomas geralmente são sutis e surgem gradualmente à medida que o tumor cresce, e também podem incluir zumbidos nos ouvidos (zumbido), tontura e problemas de equilíbrio.
  • Infecção fúngica do ouvido externo. As infecções fúngicas do ouvido são mais comuns em pessoas que nadam frequentemente, vivem em climas tropicais ou têm diabetes ou doenças crônicas da pele. Existem mais de 60 tipos de fungos que podem causá-los. Juntamente com a congestão do ouvido, as infecções fúngicas do ouvido também podem causar zumbidos nos ouvidos, inchaço, dor, coceira e problemas auditivos.
  • Otite Média Serosa. Este é um tipo de distúrbio do ouvido médio com acúmulo de líquido claro ou seroso. Muitas vezes, também causa perda auditiva. Esse tipo de problema é mais comum em crianças após uma infecção no ouvido.
  • Aflições das articulações da mandíbula (articulações temporomandibulares). As articulações temporomandibulares (ATM) correm ao longo dos lados da mandíbula e permitem abrir e fechar a boca. Os distúrbios da ATM podem causar sintomas que podem ser sentidos nos ouvidos, geralmente porque o seu maxilar está desalinhado devido a uma lesão, artrite ou ranger de dentes crônico.

Quando consultar um médico

Consulte o seu médico se a sua congestão auditiva durar mais de duas semanas ou for acompanhada de:

  • febre
  • drenagem de fluidos
  • Perda de audição
  • problemas de equilíbrio
  • dor severa no ouvido

Leve embora

A congestão da orelha é comum e geralmente pode ser tratada com sucesso em casa, usando remédios caseiros ou tratamentos sem receita.

Infecção sinusal: sintomas, causas e tratamento

Mais Detalhes

Problemas de parto

Problemas de parto

O parto é o proce o de dar à luz um bebê. Inclui trabalho e entrega. Normalmente tudo vai bem, ma problema podem acontecer. Ele podem cau ar ri co à mãe, ao bebê ou a amb...
Doença de armazenamento de glicogênio tipo V

Doença de armazenamento de glicogênio tipo V

A doença de armazenamento de glicogênio tipo V (cinco) (G D V) é uma condição hereditária rara em que o corpo não é capaz de quebrar o glicogênio. O glicog...