Sintomas iniciais de gripe
Contente
- 1. Fadiga súbita ou excessiva
- 2. Dores e calafrios no corpo
- 3. Tosse
- 4. Dor de garganta
- 5. Febre
- 6. Problemas gastrointestinais
- Sintomas de gripe em crianças
- Sintomas de emergência
- Possíveis complicações
- Período de recuperação
- Proteja-se
- Prevenção
Detectar os primeiros sintomas da gripe pode ajudar a prevenir a propagação do vírus e possivelmente ajudá-lo a tratar a doença antes que ela piore. Os primeiros sintomas podem incluir:
- fadiga
- dores no corpo e calafrios
- tosse
- dor de garganta
- febre
- problemas gastrointestinais
- dor de cabeça
Existem também os primeiros sintomas da gripe que são mais exclusivos das crianças.
Continue lendo para aprender mais sobre todos esses sintomas e como você pode encontrar alívio.
1. Fadiga súbita ou excessiva
Dias mais curtos e luz solar reduzida podem fazer você se sentir cansado. Há uma diferença entre estar cansado e sentir fadiga extrema.
Fadiga súbita e excessiva é um dos primeiros sintomas da gripe. Pode aparecer antes de outros sintomas. A fadiga também é um sintoma do resfriado comum, mas geralmente é mais grave com a gripe.
Fraqueza extrema e cansaço podem interferir em suas atividades normais. É importante que você limite as atividades e permita que seu corpo descanse. Tire alguns dias de folga do trabalho ou da escola e fique na cama. O descanso pode fortalecer seu sistema imunológico e ajudá-lo a combater o vírus.
2. Dores e calafrios no corpo
Dores e calafrios no corpo também são sintomas comuns da gripe.
Se você está pegando o vírus da gripe, pode erroneamente atribuir as dores no corpo a outra coisa, como um treino recente. As dores no corpo podem se manifestar em qualquer parte do corpo, especialmente na cabeça, nas costas e nas pernas.
Calafrios também podem acompanhar dores no corpo. A gripe pode causar calafrios antes mesmo do aparecimento de febre.
Envolver-se em um cobertor quente pode aumentar a temperatura corporal e possivelmente reduzir os calafrios. Se você tem dores no corpo, pode tomar medicamentos de venda livre para aliviar a dor, como paracetamol (Tylenol) ou ibuprofeno (Advil, Motrin).
3. Tosse
Uma tosse seca persistente pode indicar uma doença precoce. Pode ser um sinal de alerta da gripe. O vírus da gripe também pode causar tosse com respiração ruidosa e aperto no peito. Você pode tossir catarro ou muco. No entanto, uma tosse produtiva é rara nos estágios iniciais da gripe.
Se você tiver problemas respiratórios, como asma ou enfisema, pode ser necessário chamar seu médico para evitar complicações futuras. Além disso, entre em contato com o seu médico se notar catarro colorido e malcheiroso. As complicações da gripe podem incluir bronquite e pneumonia.
Tome pastilhas para tosse ou remédio para tosse para acalmá-la. Manter você e sua garganta hidratados com muita água e chás sem cafeína também pode ajudar. Sempre cubra a tosse e lave as mãos para evitar a propagação da infecção.
4. Dor de garganta
A tosse relacionada à gripe pode rapidamente causar dor de garganta. Alguns vírus, incluindo a gripe, podem causar inchaço na garganta sem tosse.
Nos estágios iniciais da gripe, sua garganta pode parecer áspera e irritada. Você também pode sentir uma sensação estranha ao engolir alimentos ou bebidas. Se você tiver dor de garganta, provavelmente vai piorar conforme a infecção viral progride.
Abasteça-se de chá sem cafeína, canja de frango com macarrão e água. Você também pode gargarejar com 240 ml de água morna, 1 colher de chá de sal e 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio.
5. Febre
A febre é um sinal de que seu corpo está lutando contra uma infecção. As febres relacionadas à gripe são normalmente acima de 38 ° C (100,4 ° F).
A febre é um sintoma comum nos estágios iniciais da gripe, mas nem todas as pessoas com gripe terão febre. Além disso, você pode sentir calafrios com ou sem febre enquanto o vírus segue seu curso.
Normalmente, o paracetamol e o ibuprofeno são redutores de febre eficazes, mas esses medicamentos não podem curar o vírus.
6. Problemas gastrointestinais
Os primeiros sintomas da gripe podem se estender abaixo da cabeça, garganta e tórax. Algumas cepas do vírus podem causar diarreia, náusea, dor de estômago ou vômito.
A desidratação é uma complicação perigosa da diarreia e do vômito. Para evitar a desidratação, beba água, bebidas esportivas, sucos de frutas sem açúcar, chás sem cafeína ou caldos.
Sintomas de gripe em crianças
O vírus da gripe também causa os sintomas acima em crianças. No entanto, seu filho pode ter outros sintomas que requerem atenção médica. Isso pode incluir:
- não beber líquidos suficientes
- chorando sem lágrimas
- não acordando ou interagindo
- ser incapaz de comer
- tendo febre com erupção na pele
- tendo dificuldade para urinar
Pode ser difícil saber a diferença entre uma gripe e um resfriado em crianças.
Com um resfriado e uma gripe, seu filho pode desenvolver tosse, dor de garganta e dores no corpo. Os sintomas são geralmente mais graves com a gripe. Se seu filho não tiver febre alta ou outros sintomas graves, isso pode ser uma indicação de que ele está resfriado.
Se você estiver preocupado com quaisquer sintomas que seu filho tenha desenvolvido, você deve ligar para o pediatra.
Sintomas de emergência
A gripe é uma doença progressiva. Isso significa que os sintomas vão piorar antes de melhorar. Nem todos respondem da mesma forma ao vírus da gripe. Sua saúde geral pode determinar a gravidade de seus sintomas. O vírus da gripe pode ser leve ou grave.
Procure atendimento médico imediato se tiver os seguintes sintomas:
- dor no peito
- dificuldades respiratórias
- pele e lábios azulados
- desidratação severa
- tontura e confusão
- febre recorrente ou alta
- piora da tosse
Possíveis complicações
Os sintomas da gripe geralmente desaparecem em uma ou duas semanas. No entanto, em alguns casos, a gripe pode causar complicações adicionais, especialmente em pessoas com alto risco. Algumas complicações possíveis incluem:
- pneumonia
- bronquite
- sinusite
- infecção na orelha
- encefalite
Período de recuperação
Se você foi diagnosticado com gripe, permita-se um período de recuperação razoável. O recomenda que você não volte ao trabalho até que esteja sem febre por 24 horas, sem precisar tomar um medicamento para reduzir a febre.
Mesmo que você não tenha febre, considere ficar em casa até que outros sintomas melhorem. Geralmente é seguro voltar ao trabalho ou escola quando você pode retomar as atividades normais sem se cansar.
A taxa de recuperação varia de pessoa para pessoa.
Os medicamentos antivirais podem ajudar a acelerar o tempo de recuperação e tornar a doença menos grave. Mesmo depois de se sentir melhor, você pode sentir tosse persistente e fadiga por algumas semanas. Sempre consulte seu médico se os sintomas da gripe voltarem ou piorarem após a recuperação inicial.
Proteja-se
Durante a temporada de gripe, proteger-se dos vírus respiratórios é a principal prioridade.
O vírus da gripe pode se espalhar através de gotículas de saliva que são projetadas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra.
Essas gotas podem atingir pessoas e superfícies a até 6 pés de distância. Você pode ser exposto ao respirar o ar que contém essas gotas ou ao tocar em objetos nos quais essas gotas caíram.
Prevenção
A boa notícia é que o vírus da gripe pode ser prevenido.
Tomar uma vacina contra a gripe todos os anos é uma das melhores maneiras de se proteger. A vacina contra a gripe é recomendada para todas as pessoas com 6 meses ou mais, incluindo mulheres grávidas.
Aqui estão algumas outras medidas preventivas:
- Evite contato próximo com pessoas doentes.
- Fique em casa se estiver doente, especialmente se tiver febre.
- Cubra sua tosse para proteger os outros.
- Lave as mãos.
- Limite a frequência com que você toca sua boca ou nariz.