Autor: Charles Brown
Data De Criação: 9 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 21 Novembro 2024
Anonim
Echinacea: benefícios, usos, efeitos colaterais e dosagem - Bem Estar
Echinacea: benefícios, usos, efeitos colaterais e dosagem - Bem Estar

Contente

Echinacea, também chamada de coneflower roxo, é uma das ervas mais populares em todo o mundo.

Os nativos americanos o usam há séculos para tratar várias doenças.

Hoje, é mais conhecido como um remédio à base de ervas sem receita para o resfriado comum ou gripe. No entanto, também é usado para tratar a dor, inflamação, enxaquecas e outros problemas de saúde.

Este artigo analisa os benefícios, usos, efeitos colaterais e dosagem de equinácea.

O que é Echinacea

Echinacea é o nome de um grupo de plantas com flores da família das margaridas.

Eles são nativos da América do Norte, onde crescem em pradarias e áreas abertas e arborizadas.

Ao todo, este grupo tem nove espécies, mas apenas três são usadas em suplementos de ervas - Echinacea purpurea, Echinacea angustifolia e Echinacea pallida ().


As partes superiores e raízes da planta são usadas em comprimidos, tinturas, extratos e chás.

As plantas Echinacea contêm uma variedade impressionante de compostos ativos, como ácido cafeico, alcamidas, ácidos fenólicos, ácido rosmarínico, poliacetilenos e muitos mais (2).

Além disso, estudos relacionaram a equinácea e seus compostos a muitos benefícios à saúde, como redução da inflamação, melhora da imunidade e redução dos níveis de açúcar no sangue.

Resumo

Echinacea é um grupo de plantas com flores usadas como um remédio popular à base de ervas. Eles estão associados a muitos benefícios à saúde, como redução da inflamação, melhora da imunidade e redução dos níveis de açúcar no sangue.

Rico em antioxidantes

As plantas Echinacea são carregadas com compostos vegetais que funcionam como antioxidantes.

Os antioxidantes são moléculas que ajudam a defender suas células contra o estresse oxidativo, um estado que tem sido associado a doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas e muitas outras.

Alguns desses antioxidantes são flavonóides, ácido cicórico e ácido rosmarínico ().


Esses antioxidantes parecem ser maiores nos extratos das frutas e flores das plantas, em comparação com outras partes, como as folhas e a raiz (4, 5, 6).

Além disso, as plantas de equinácea contêm compostos chamados alcamidas, que podem aumentar ainda mais a atividade antioxidante. As alcamidas podem renovar antioxidantes desgastados e ajudar os antioxidantes a alcançarem melhor as moléculas que são propensas ao estresse oxidativo (7).

Resumo

A Echinacea é carregada de antioxidantes, como flavonóides, ácido cicórico e ácido rosmarínico, que podem ajudar a defender seu corpo contra o estresse oxidativo.

Pode oferecer vários benefícios para a saúde

Pesquisas sobre a equinácea sugerem que ela oferece vários benefícios impressionantes à saúde.

Efeito positivo no sistema imunológico

A equinácea é mais conhecida por seus efeitos benéficos no sistema imunológico.

Numerosos estudos descobriram que esta planta pode ajudar seu sistema imunológico a combater infecções e vírus, que podem ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente de doenças (,,).


Essa é uma das razões pelas quais a equinácea é frequentemente usada para prevenir ou tratar o resfriado comum.

Na verdade, uma revisão de 14 estudos descobriu que tomar equinácea pode reduzir o risco de desenvolver resfriados em mais de 50% e encurtar a duração dos resfriados em um dia e meio ().

No entanto, muitos estudos sobre este tópico são mal elaborados e não mostram nenhum benefício real. Isso torna difícil saber se algum benefício para resfriados vem de tomar equinácea ou simplesmente do acaso ().

Resumindo, embora a equinácea possa aumentar a imunidade, seus efeitos sobre o resfriado comum não são claros.

Pode reduzir os níveis de açúcar no sangue

Açúcar elevado no sangue pode aumentar o risco de problemas de saúde graves.

Isso inclui diabetes tipo 2, doenças cardíacas e várias outras condições crônicas.

Estudos em tubos de ensaio descobriram que as plantas de equinácea podem ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Em um estudo em tubo de ensaio, um Echinacea purpurea extrato foi mostrado para suprimir enzimas que digerem carboidratos. Isso reduziria a quantidade de açúcar que entra no sangue se consumido ().

Outros estudos de tubo de ensaio descobriram que os extratos de equinácea tornaram as células mais sensíveis aos efeitos da insulina, ativando o receptor PPAR-y, um alvo comum dos medicamentos para diabetes (15).

Este receptor em particular atua removendo o excesso de gordura no sangue, que é um fator de risco para resistência à insulina. Isso torna mais fácil para as células responderem à insulina e ao açúcar ().

Ainda assim, faltam pesquisas baseadas em humanos sobre os efeitos da equinácea no açúcar no sangue.

Pode reduzir a sensação de ansiedade

A ansiedade é um problema comum que afeta cerca de um em cada cinco adultos americanos (17).

Nos últimos anos, as plantas equináceas surgiram como um auxílio potencial para a ansiedade.

A pesquisa descobriu que as plantas de equinácea contêm compostos que podem reduzir a sensação de ansiedade. Estes incluem alcamidas, ácido rosmarínico e ácido cafeico ().

Em um estudo com camundongos, três em cada cinco amostras de equinácea ajudaram a reduzir a ansiedade. Além disso, eles não tornaram os camundongos menos ativos, em contraste com as doses mais altas de tratamentos padrão ().

Outro estudo descobriu que Echinacea angustifolia extrair rapidamente sentimentos reduzidos de ansiedade em ratos e humanos ().

No entanto, até agora, existem apenas alguns estudos sobre equinácea e ansiedade. Mais pesquisas são necessárias antes que os produtos da equinácea possam ser recomendados como um possível tratamento.

Propriedades Antiinflamatórias

A inflamação é a maneira natural do seu corpo de promover a cura e se defender.

Às vezes, a inflamação pode sair do controle e durar mais tempo do que o necessário e o esperado. Isso pode aumentar o risco de doenças crônicas e outros problemas de saúde.

Vários estudos mostraram que a equinácea pode ajudar a reduzir o excesso de inflamação.

Em um estudo com camundongos, compostos de equinácea ajudaram a reduzir importantes marcadores inflamatórios e perda de memória causada pela inflamação ().

Em outro estudo de 30 dias, adultos com osteoartrite descobriram que tomar um suplemento contendo extrato de equinácea reduziu significativamente a inflamação, a dor crônica e o inchaço.

Curiosamente, esses adultos não responderam bem aos medicamentos inflamatórios não esteróides convencionais (AINE), mas acharam o suplemento contendo extrato de equinácea útil ().

Pode ajudar a tratar problemas de pele

A pesquisa mostrou que as plantas de equinácea podem ajudar a tratar problemas comuns de pele.

Em um estudo em tubo de ensaio, os cientistas descobriram que as propriedades antiinflamatórias e antibacterianas da equinácea suprimiram o crescimento de Propionibacterium, uma causa comum de acne ().

Em outro estudo com 10 pessoas saudáveis ​​com idade entre 25 e 40 anos, os produtos para a pele contendo extrato de equinácea foram encontrados para melhorar a hidratação da pele e reduzir as rugas.

Da mesma forma, um creme contendo Echinacea purpurea extrato foi mostrado para melhorar os sintomas do eczema e ajudar a reparar a fina camada externa protetora da pele ().

No entanto, o extrato de equinácea parece ter uma vida útil curta, dificultando sua incorporação em produtos comerciais para o cuidado da pele.

Pode oferecer proteção contra o câncer

O câncer é uma doença que envolve o crescimento descontrolado de células.

Estudos em tubos de ensaio mostraram que os extratos de equinácea podem suprimir o crescimento de células cancerosas e até mesmo desencadear a morte de células cancerosas (,).

Em um estudo em tubo de ensaio, um extrato de Echinacea purpurea e o ácido chicórico (naturalmente encontrado em plantas de equinácea) foi mostrado para desencadear a morte de células cancerosas ().

Em outro estudo em tubo de ensaio, extratos de plantas de equinácea (Echinacea purpurea, Echinacea angustifolia e Echinacea pallida) matou as células cancerosas humanas do pâncreas e do cólon, estimulando um processo denominado apoptose ou morte celular controlada ().

Acredita-se que este efeito ocorre devido às propriedades de aumento da imunidade da equinácea ().

Havia alguma preocupação de que a equinácea pudesse interagir com os tratamentos convencionais de câncer, como a doxorrubicina, mas estudos mais recentes não encontraram interação (,).

Dito isso, estudos em humanos são necessários antes de fazer qualquer recomendação.

Resumo

Echinacea demonstrou melhorar a imunidade, açúcar no sangue, ansiedade, inflamação e saúde da pele. Pode até ter propriedades anticâncer. No entanto, pesquisas baseadas em humanos sobre esses benefícios são frequentemente limitadas.

Potenciais efeitos colaterais

Os produtos da Echinacea parecem ser seguros e bem tolerados para uso em curto prazo.

Houve casos em que as pessoas experimentaram efeitos colaterais, como ():

  • Erupções cutâneas
  • Comichão na pele
  • Urticária
  • Inchaço
  • Dor de estômago
  • Náusea
  • Falta de ar

No entanto, esses efeitos colaterais são mais comuns entre pessoas com alergia a outras flores, como margaridas, crisântemos, malmequeres, tasneira e muito mais (30,).

Como a equinácea parece estimular o sistema imunológico, pessoas com doenças autoimunes ou pessoas que tomam medicamentos imunossupressores devem evitá-la ou consultar primeiro o médico ().

Embora pareça seguro para uso em curto prazo, seus efeitos em longo prazo ainda são relativamente desconhecidos.

Resumo

Echinacea parece ser seguro e bem tolerado em curto prazo, mas seus efeitos em longo prazo são relativamente desconhecidos.

Recomendações de dosagem

Atualmente não há recomendação oficial de dosagem para equinácea.

Uma das razões é que os resultados da pesquisa com equinácea são altamente variáveis.

Além disso, os produtos de equinácea muitas vezes podem não conter o que está escrito no rótulo. Um estudo descobriu que 10% das amostras de produtos de equinácea não continham equinácea ().

É por isso que você deve comprar produtos de echinacea de marcas confiáveis.

Dito isso, a pesquisa descobriu que as seguintes doses são eficazes para ajudar a imunidade ():

  • Extrato em pó seco: 300-500 mg de Echinacea purpurea, três vezes ao dia.
  • Tinturas de extrato líquido: 2,5 ml, três vezes ao dia, ou até 10 ml ao dia.

No entanto, é melhor seguir as instruções que vêm com seu suplemento específico.

Tenha em mente que essas recomendações são para uso de curto prazo, pois os efeitos de longo prazo da equinácea no corpo ainda são relativamente desconhecidos.

Resumo

Os produtos da Echinacea são altamente variáveis, o que torna difícil definir uma dosagem padrão recomendada. As dosagens variam de acordo com a forma de equinácea que você está usando.

The Bottom Line

Echinacea demonstrou melhorar a imunidade, açúcar no sangue, ansiedade, inflamação e saúde da pele. Pode até ter propriedades anticâncer. No entanto, a pesquisa baseada em humanos é frequentemente limitada.

É considerado seguro e bem tolerado para uso de curto prazo.

As dosagens sugeridas variam dependendo da forma de equinácea que você está usando.

Embora seja comumente usado para tratar o resfriado comum, os resultados nesta área são mistos. Embora a pesquisa tenha mostrado que pode ajudar a prevenir resfriados, encurtar sua duração ou fornecer alívio sintomático, muitos estudos foram mal planejados ou não mostraram nenhum benefício real.

Dito isso, não existem muitos produtos como a equinácea com potenciais efeitos de reforço imunológico semelhantes, então pode valer a pena experimentá-los.

Fascinantemente

Cold Sores

Cold Sores

A ferida ão bolha vermelha cheia de líquido que e formam perto da boca ou em outra área da face. Em cao raro, a herpe labial pode aparecer no dedo, nariz ou dentro da boca. Ele geralmen...
Que parte do cérebro controla emoções?

Que parte do cérebro controla emoções?

O cérebro é um órgão muito complexo. Ele controla e coordena tudo, dede o movimento do dedo até a frequência cardíaca. O cérebro também deempenha um papel ...